Tartaruga-Oliva

A Tartaruga-oliva é uma espécie de tartaruga marinha, que é considerada a menor das tartarugas marinhas existente, com a carapaça de uma tartaruga-oliva adulta medindo de 60 a 70 cm.

A carapaça em forma de coração é caracterizada por quatro pares de poros, dois pares frontais, e até nove escudos laterais de cada lado. As Tartarugas-oliva são as únicas que podem ter uma variável e laterais assimétricas.

Tartaruga Oliva

Cada um dos lados da carapaça tem de 12 a 14 marginais. Tem um tamanho médio de cabeça larga, que aparece triangular em vista planar. A cabeça tem lados côncavos, mais evidentes na parte superior do focinho, que é curto.

Tem membros anteriores que servem como uma espécie de remo, cada um com duas garras.

A parte superior é verde cinzenta, cor verde-oliva, mas às vezes tem um tom avermelhado, devido às algas que crescem na carapaça. O palastrão de um adulto varia entre o branco esverdeado, nos mais jovens, para uma cor creme amarelada em espécies mais velhas.

Reprodução da Tartaruga-Oliva

O acasalamento é frequentemente assumido como ocorrem nas proximidades das praias de nidificação, no entanto, casais copulando foram encontrados a mais de mil quilômetros da praia mais próxima.

Uma pesquisa realizada na Costa Rica revelou que o número de casais de Tartaruga-Oliva observados copulando perto da praia não poderia ser responsável pela fertilização das dezenas de milhares de tartarugas fêmeas grávidas. Por isso, acreditava-se que uma quantidade significativa de acasalamento deve ter ocorrido em outros lugares, em outras épocas do ano.

Reprodução da Tartaruga oliva

As Tartarugas-Oliva geralmente começam a se acasalar perto das praias de nidificação aproximadamente dois meses antes da época de nidificação, embora este possa variar ao longo do seu alcance.

No Pacífico Oriental, a nidificação ocorre durante todo o ano, com pico em alguns eventos de nidificação, como as arribadas, por exemplo, que ocorrem entre setembro e dezembro. As praias de nidificação podem ser caracterizadas como zonas relativamente planas e livres de resíduos.

Habitat e Alimentação da Tartaruga-Oliva

A maioria das tartarugas-oliva são encontradas dentro de 15 quilômetros de praias em áreas protegidas do continente, relativamente rasas, águas marinhas. Em algumas ocasiões, as tartarugas são encontradas águas abertas.

Os habitats são diversos e as localidades geográficas utilizadas por esta espécie variam ao longo do seu ciclo de vida. Mais pesquisas são necessárias para a aquisição de dados e uso dos habitats dessa espécie.

Encontradas na Praia

A Tartaruga-Oliva é predominantemente carnívora, especialmente em fases imaturas do seu ciclo de vida. Suas presas consistem em protocordados ou invertebrados, que podem ser capturados em águas marinhas rasas.

As presas mais comuns incluem medusas, ouriços do mar, caracóis, camarões, caranguejos, lagostas, vermes, etc. Essa espécie de tartaruga também é conhecida por se alimentar de algas filamentosas em áreas desprovidas de outras fontes de alimento.
Por Heloisa Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>