Peixes para Aquário

Ter peixes como bichinhos de estimação pode ser bastante satisfatório, pois além de uma companhia ainda são belos. Porém, para quem pensa que basta comprar um aquário e colocar os peixes lá dentro temos que advertir que não é bem assim. Existem tipos de peixes para aquário, isto é, aqueles que se adaptam a viver nesse espaço. Outro ponto importante de esclarecer em relação a criação de peixes é que eles são subdivididos em duas categorias: peixes de água doce e peixes de água salgada.

Cada Peixe um Estilo de Vida

As espécies de peixe diferem entre si por inúmeras características, além da questão de água doce ou salgada os peixinhos podem apresentar outras necessidades diversificadas como o fato de contar com água aquecida ou sem aquecimento, por exemplo. Saber mais sobre a espécie de peixes que você pretende ter no seu aquário é essencial para não cometer nenhum erro na criação dessa espécie.

O Aquário e a Variedade de Espécies de Peixe

Os aquaristas iniciantes devem começar fazendo a escolha de que tipo de aquário pretendem formar, isto é, que tipo de água (doce ou salgada), com aquecimento ou sem etc. Os aquários de água doce com aquecimento aceitam uma grande variedade de espécies de maneira a aumentar o seu leque de opções. Já os aquários de água salgada acabam tendo mais restrições em relação aos peixes que podem compor o mesmo.

O Aquário de Água Doce Sem Aquecimento

O aquário sem aquecimento é aquele que mantém a temperatura ambiente e que necessita de um sistema de filtragem. Outro ponto importante sobre o aquário sem aquecimento é que ele demanda de um sistema de luz para o seu tanque. A iluminação é essencial para aumentar a saúde dos peixinhos. Para quem é um aquarista iniciante vale a pena investir nesse tipo de aquário que demanda menos gastos e cujos cuidados básicos são simples.

Espécies de Peixes Para Aquário de Água Doce Sem Aquecimento

Peixe Neon Chinês

Conhecido em alguns lugares como White Cloud é um tipo de peixe que suporta viver em temperaturas mais baixas que grande parte das espécies, aguentam até 15°C. Algumas pessoas optam por deixar esses peixes vivendo em tanques ao ar livre nos meses de verão. Uma espécie que apresenta boa resistência na sua vida de aquário, podem viver na parte central ou do topo do mesmo.

Um peixe que tem preferência por viver inserido num grupo. Uma dica para quem deseja que esses peixinhos tenham uma vida saudável e plena é estarem inseridos com um grupo de pelo menos seis peixes da mesma espécie. O mais interessante é que nessa vida em grupo eles apresentarão mais cor.

Peixes Tetras

O visual dos peixes tetras é bastante diferenciado, eles tem corpos prata e suas nadadeiras vermelhas, no entanto, fique atento que esses peixes podem apresentar variação de cores conforme a região em que estão inseridos. Uma espécie que se destaca por sua resistência, podem viver até 10 anos em aquário.

Uma espécie que se mostra bastante ativa apresentando grande movimentação. A faixa de temperatura indicada para esses peixes varia entre 18° e 28°C. Trata-se de uma espécie bastante pacífica e que gosta de viver em grupo. Quando há apenas um peixe tetra num aquário a tendência é que ele seja mais tímido.

Peixinho Dourado

Também chamado de Goldsfish essa espécie pode ser encontrada numa ampla gama de opções de tamanhos e cores. Em geral as pessoas preferem opções de peixes com visual mais extravagante, aqueles com as caudas mais chamativas costumam fazer mais sucesso dentre os novos aquaristas.

A faixa de temperatura em que esses peixes preferem viver é a de 18° a 24°C. Uma questão importante é que esses peixinhos, embora sejam lindos, tendem a ter um comportamento mais sujo de maneira que será necessário trocar todas as semanas em torno de 10% da água. Uma dica legal é fazer o tratamento da água com desclorinador pelo menos uma vez por semana.

O Aquário de Água Doce Com Aquecimento

Os aquaristas com um pouco mais de experiência ou mesmo os iniciantes que desejam poder contar com uma maior variedade de espécies para escolher tendem a preferir a opção de aquários de água doce com aquecimento. Em geral a faixa de temperatura desse aquário varia entre 22 e 28°.

Os especialistas recomendam que aquaristas iniciantes comecem com um aquário de água doce sem aquecimento, sigam para o de água doce com aquecimento num nível intermediário e somente então sigam para o de água salgada que demanda uma série de cuidados.

Espécies de Peixes Para Aquário de Água Doce Com Aquecimento

Peixe Molly

Por ser um peixe pacífico se trata de uma excelente alternativa para quem deseja que seu aquário tenha uma grande variedade de peixes. Umas curiosidade interessante a respeito do peixe Molly é que essa espécie pode viver bem tanto na água doce como na água salgada. A temperatura ideal para esses peixes é a que fica entre 21° e 28°C.

Uma espécie vivípara o que significa que na compra de um casal, macho e fêmea, você pode obter filhotes. Contudo, fique atento que os peixes adultos podem acabar devorando os mais jovens se acreditarem que não há vegetação suficiente para que eles se escondam.

Peixe Dânio

Dentre os peixes para aquário são os melhores para aqueles que estão iniciando como aquaristas. Observe que ao iniciar o seu aquário é necessário testar a água, os peixes dânios são boas escolhas porque tem maior resistência e se adaptam com grande facilidade a diferentes condições.

São peixes que apresentam atividade intensa, especialmente se estão num grupo. Normalmente o grupo de peixes dessa espécie gosta de viver perto da superfície do aquário. Boa parte dos peixes dessa espécie possui listras horizontais brilhantes que fazem com que se destaquem quando se aproximam do topo do aquário.

Peixe Cobrinha Kuhli

Peixes que tem grande destaque por sua aparência uma vez que lembram o visual de uma enguia. Por ser uma espécie com grande resistência tendem a ser uma ótima opção para o seu aquário. Os aquaristas que optarem por esse peixe devem ficar atentos que essa espécie é uma das únicas de aquário que se esconde no fundo do mesmo durante o dia.

Nesse período em que se escondem podem ficar embaixo de cascalhos ou mesmo dentro de cavernas. O mais indicado é que hajam opções de esconderijo para esse peixinho no aquário. Uma espécie que oferece praticidade uma vez que costuma comer a comida que fica acumulada no fundo mantendo o aquário limpo. É interessante que haja comida acumulada no fundo do aquário para que ele possa se alimentar.

Peixes Tetra

Um peixinho que gosta de paz e tranquilidade, gosta muito de comer e irá devorar tudo o que for colocado no aquário. Uma espécie com grande resistência, costumam se concentrar na parte central do tanque. Por ser uma espécie que evita confrontos diretos esse peixes tende a viver bem em comunidade com outros peixes.

Peixe Beta

Para quem deseja encontrar um peixe que tenha uma cor bonita e um visual único a dica é apostar nos peixes Beta. São peixes lindos que possuem barbatanas com um intenso brilho, mas não se engane você irá querer ter apenas um desses por aquário, pois eles são conhecidos como peixes de briga siameses.

Uma das características do comportamento dos peixes beta é estar sempre realizando confrontos com outros indivíduos da espécie. Para manter a tranquilidade no aquário é melhor deixa-lo sozinho. Peixes que gostam de comer bem vão devorar tudo o que for oferecido.

Peixe Platis (Platys)

Perfeito para quem gosta de ter muitas opções para escolher, vivem muito bem com outras espécies de peixes que tenham comportamento pacífico. Quem escolher ter um casal de paties perceberá que o aquário estará constantemente povoado de jovens peixinhos.

Mas, atenção que os bebês de platis podem acabar sendo devorados por peixes de outras espécies que componham o aquário. Uma espécie que se concentra em comer todo tipo de comida liofilizada. Ainda ajudam a manter o aquário limpo se alimentando as algas que aparecem nele.

Peixes Swordtail (Cauda de espada)

Muitos aquaristas observam grande semelhança entre os peixes platis e os peixes Swordtail. Contudo, os últimos possuem uma barbatana alongada que lembra uma espada e cor intensamente brilhante. Por ser uma espécie pacífica pode conviver com outras espécies no aquário. Uma espécie que apresenta excelente resistência em aquário.

O Aquário de Água Salgada

O aquário de água salgada não é exatamente um aquário adequado para iniciantes uma vez que demanda alguns cuidados especiais. Porém, se você é um aquarista com desejo de ter algo especial nesse sentido gostará de saber que com algum empenho poderá ter o seu aquário de água salgada.

Quem tem um aquário desses precisa ficar mais atento para a questão do controle do pH e também evitar mudanças bruscas no ambiente. Algumas espécies apresentam mais resistência do que outras no que diz respeito a adaptação ao aquário. Tendo esses conhecimentos você deve estar se perguntando quais as melhores opções de espécies de peixes, não é mesmo? Continue lendo e descubra.

Espécies de Peixes Para Aquário de Água Salgada

Peixe Borboleta

Existe uma grande variedade de peixes do tipo borboleta, dentre as opções estão peixinhos com listras, bolinhas e com diferentes cores espalhadas pelo corpo. Em geral são peixes encontrados em oceanos do mundo todo. Porém, fique atento que essas espécies costumam apresentar dietas variadas de maneira que pode ser necessário considerar quais podem ou não dividir o mesmo aquário.

Peixe Donzela

Uma espécie de peixe que não cresce muito quando se torna adulto, se o aquário apresentar condições salubres tende a viver muito e bem. Pode ser um peixe agressivo com outras espécies. Encontrado numa grande variedade de cores com intensa vibração. Quanto mais velhos esses peixes ficam mais ‘chatos’ e menos tolerantes com os outros se tornam.

Dottyback

Esses peixes nadam de uma forma que os faz parecer cobras, ao observá-los nadando é possível identifica-los como dessa espécie. É importante que os peixes que você adquirir para aquário sejam especificamente criados para essa finalidade. Para mantê-los com boa saúde é importante que os alimentos incluam alguma variedade de carne como camarão, por exemplo.

Peixe Firefish

Uma espécie que apresenta grande variedade de cor e que podem deixar seu aquário muito mais interessante. Para que eles se sintam felizes nesse aquário é importante adicionar locais de onde possam entrar e sair. Dentre os alimentos preferidos dos peixes dessa espécie estão algas e zooplancton que estão inseridos no aquário. O peixe salmoura, que pode estar vivo ou congelado, pode entrar na sua dieta.

Peixe Coral Beuaty

Para adicionar muito de cor e estilo para o seu aquário a dica é contar com peixes da espécie Coral Beauty. Contudo, não ache que pelo seu nome significa que são peixes que gostam de coral. Como gostam de se esconder é interessante adicionar algumas rochas vivas no aquário. Observe que para essa espécie é interessante estar inserida num tanque de pelo menos 260 litros.

Peixe Goby

Uma espécie que conta com indivíduos de cores e padrões diferentes entre si, antes de encher o seu aquário de gobies, porém, atente ao fato de que eles podem ter problemas entre si de maneira que é necessário cuidar para não ter muitos peixes no mesmo aquário. Uma espécie fácil de encontrar e que costuma ser indicada para os iniciantes.

Peixe Blênio

Também conhecido como blenny esse peixe tem uma personalidade fantástica. Em muitos casos é um peixe que gosta de observar os demais do tanque ficando restrito a um cantinho do mesmo. Tem excelente relação com peixes de outras espécies.

Peixes Budiões

Uma espécie de peixe que gosta de brincar cavando na areia e ficando escondido entre pedras. Para satisfazer esse desejo dessa espécie é importante contar com opções de rochas vivas no aquário. Atente também para o tamanho do aquário em relação ao tamanho dos indivíduos que você pretende colocar nesse espaço.

Peixes Tangs

A espécie de peixes Tang tem as cores do arco-íris, mas, saiba que embora tenha uma aparência bonita podem ser bem agressivos com outros indivíduos da mesma espécie. Além da variação de coloração costuma ter uma variação de comportamentos. Uma espécie que é indicada para um aquário de 375 litros ou mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *