A cuíca d’ água é considerada um marsupial semi-aquático, é predominante em lagos, principalmente no Sul do Méxixo e na Argentina. O tamanho desses animais tão irreverentes é bem pequeno, não chegam a cinquenta centímetros de largura corporal, sua cauda é bem longa, inclusive é maior que seu corpo, têm cerca de quarenta e cinco centímetros. Este animal é muito leve, não atingue nem um quilo, seu peso é avaliado em cerca de setessentos gramas.
A cor da cuíca é de um modo geral cinza-esbranquiçada, malhadinha de preto nas partes de cima, no ventre a cor costuma ser branca com amarelo ou um tom aproximado, a cabeça geralmente é preta em cima e no focinho, mesmo assim, possui uma faixa branca com cinza na frente, perto das orelhas e dos olhos.
A cuíca d’ água e a biologia
Seu nome científico é chironectes minimus, é da família dos didelphidae (didelfídeos), da classe mammalia, sua ordem é marsupialia. Os didelphidade mantêm sua característica bem definidas, pois apresentam cinco dedos em todas suas patas, mas os polegares não contêm garras.
Curiosidades sobre este animal
É predominantemente noturno, sim, geralmente pode ser visto a noite nadando, mergulhando, saltando, por isso o nome cuíca- d’água. Além de sua intimidade com a água, outra curiosidade deste animal é o fato de ele ser muito solitário, é encontrado quase sempre sozinho, refugia-se durante o dia nas margens da água (rios ou lagos). Outro fator que relaciona com seu nome, é o fato de suas patas traseiras são em formato de pés de patos, isso ajuda e muito o animal na hora de nadar.
Alimentação e reprodução
É na água que a cuíca consegue seus alimentos, esta espécie se alimenta de peixinhos, anfíbios como sapos, crustáceos, alguns insetos e também plantas aquáticas. Quando as fêmeas querem reproduzir constroem ninhos em tocas perto de onde vivem. Geralmente a cada gestação nascem cerca de três cuícas, os filhotes logo que nasce vai para o marsúpio da mãe, a pelagem do animal é impermeável. A gestação dura cerca de duas semanas, mas nascem ainda em estágio fetal.
Está ameaçado de extinção?
Infelizmente sim, a cuíca- d’água está ameaçada de extinção, tudo culpa do desmatamento e queimadas, elas prejudicam e muito todo o meio ambiente, as florestas e matas, todos os habitats deste animalzinho. Existem já projetos que planejam criar novos locais de preservação do meio ambiente e que também aumentem os que ainda existem. Essa é uma ótima forma de não deixar que essa espécie desapareça totalmente do nosso ecossistema.
Habitat
As cuícas- d’ água como o próprio nome diz vive em águas, preferência rios e lagos de todo México, América do sul incluindo, é claro, Venezuela, Guianas, Paraguai e Norte da Argentina.
Por Luiziane Acunha