Águas Vivas

É uma das criaturas mais peculiares existentes na superfície terrestre. Com cerca de 650 milhões de anos, é de uma riqueza enorme de espécies em sua família, sendo que a todo momento são descobertas novas espécies.

De formato diferente do que normalmente se compõe os animais do mar, possui o corpo formado por uma espécie de gelatina, possui tentáculos e mais lembra as criaturas extraterrestres dos seriados japoneses do fim dos anos oitenta do que propriamente uma espécie do reino animal.

Águas Vivas

Estrutura

Animais marinhos que podem se locomover dependendo do seu tamanho através das correntes, onde nesse caso realizam o nado expulsando jatos d´água, ou então através apenas do movimento das correntes, geralmente as menores se locomovem dessa maneira.

É uma espécie que varia muito de tamanho, como os diversos tipos de espécies existente nesta família de cnidários, podendo encontrar animais de minúsculos 2,5 centímetros até mesmo animais que chegam a dois metros de comprimento.

Curiosidades

Toda água viva é composta em sua maior parte por água, como o próprio nome diz. Se você cortar uma água viva, independente do ponto onde cortou, conseguirá partes iguais e se elas encalharem na praia, naturalmente irá evaporar como água normal.

Donas de um corpo muito simples, não possuem órgãos, ossos nem cérebro, somente nervos em forma de feixes radiais que controlam os tentáculos e que servem também para a percepção da luz, detectar presenças e sentir cheiro e se orientar.

Tentaculos

Ciclo de Vida

Sob a forma adulta, a água viva é considerada uma medusa, nome dado em referência ao seu formato final como uma cabeça cheia de cachos onde a figura mitológica tinha cobras que enfeitiçavam seus admiradores.

Quando da época de reprodução, o macho liberta seu esperma na água pelo orifício e este por sua vez vai nadando até o orifício de reprodução feminino, para que haja a fertilização. De uma só vez, dezenas de larvas de água viva podem ser concebidas.

Depois da concepção as larvas saem do corpo da mãe para que se fixem em rochas, já na estrutura de pólipos, que são estruturas ocas com boca e pequeninos tentáculos, o próximo estágio é quando elas se tornam éfiras, que são estruturas como as medusas, porém em formato reduzido. Após essa etapa, elas se desprendem da rocha e se tornam medusas, onde vivem de 3 a 6 meses.

O Ataque

O ataque da água viva é promovido pelo desprendimento de uma estrutura de dentro da água viva que funciona como um gatilho, onde ao encontrar algo, ela dispara, liberando uma certa quantidade de pequenos espinhos com veneno, o bastante para paralizar um crustáceo e responsável pela dor, cãibra nos músculos e ardência costumeiras deste ataque, é uma ação de sobrevivência que o animal usa para se alimentar.

Sobrevivencia

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu estou fazendo um trabalho sobre ela tenho que fazer ela mas não sei como fazer a parte gelatinosa dela preciso de uns conselhos.

    eduardo 8 de julho de 2012 21:40
  • eu estou fazendo um trabalho sobre o habitat eo comportamento delas e preciso de alguns comentarios

    ana luiza 6 de agosto de 2013 19:22
  • nossa nao sabia q ela era tao interessante assim desse geito ate me entereço por ciências

    gleissiane 5 de setembro de 2013 20:10
  • ESTOU FAZENDO UM DEVER SOBRE A AGUA VIVA

    MATEUS SANTANA 14 de novembro de 2013 7:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *