Anatomia e Ficha Técnica do Caranguejo

Caranguejos são animais decápodes (que possuem 10 patas), fazem parte da infraordem Brachyura e estão na face da Terra há aproximadamente 180 milhões de anos. Embora todas as espécies de caranguejo pertençam à mesma família apresentam comportamentos bem diferentes entre si assim como tem preferências variadas de tipos de habitats.

É interessante mencionar que o termo caranguejo é usado para se referir de maneira geral a cerca de 7 mil espécies de crustáceos distribuídos pelo mundo sendo que a característica comum a todos esses animais é ter o corpo coberto por dura carapaça assim como o seu abdômen diminuto dobrado parcialmente sobre o cefalotórax (estrutura em que cabeça e tórax estão fundidos). Amplamente presente no litoral brasileiro, o caranguejo, é um dos frutos do mar mais apreciados no país.

Ficha Técnica do Caranguejo

A seguir você poderá saber mais sobre os caranguejos.

Definição de Caranguejos

Os caranguejos são classificados como crustáceos, esse é um subfilo dos artrópodes. Os animais pertencente ao grupo dos artrópodes se caracterizam por serem invertebrados e terem um esqueleto externo rígido. Esse exoesqueleto funciona como um tipo de proteção para o animal sendo uma dura carapaça.

Há diferença de tamanho, forma e cor entre machos e fêmeas, a diferença mais marcante entre os gêneros diz respeito à anatomia do lado inferior. Enquanto a fêmea possui um avental arredondado o macho tem uma ponta perfurante. É importante dizer que apesar de muitos animais serem chamados de caranguejos nem todos o são verdadeiramente. A anatomia é um ponto fundamental para determinar se uma espécie merece ou não a alcunha de caranguejo.

Conheça a Anatomia dos Caranguejos

Abaixo você poderá saber mais sobre os principais pontos referentes a anatomia dos caranguejos.

– Dez Pernas

Caranguejos assim como aranhas são decápodes, ou seja, tem dez pernas com capacidade de dobra nas articulações.

– Garras

As duas patas da frente do caranguejo recebem o nome de garras e não tem função de locomoção. Essas garras podem também ser chamadas de pinças tendo um tamanho bastante avantajado. As garras dos machos geralmente são azuis enquanto nas fêmeas as garras são vermelhas.

Anatomia do Caranguejo

Anatomia do Caranguejo

– Patas Para Nado

Caranguejos que nadam costumam usar as suas patas traseiras como remos para se deslocarem na água.

– Olhos

Os olhos dos caranguejos de maneira geral estão nos talos permitindo que tenham uma boa visão de seu entorno mesmo quando debaixo da água. Esses animais têm olhos compostos por centenas de lentas pequeninas.

– Abdômen

O caranguejo possui o seu abdômen sob a casca principal, diferente da lagosta que tem o abdômen em suas costas.

– Anexos

Esses animais ainda contam com anexos modificados que recebem o nome de maxillipeds e que podem ser usados para sua alimentação.

– Encaixe

Por terem corpos geralmente achatados os caranguejos conseguem se infiltrar em fendas estreitas e abrir caminhos embaixo d’água para fugir dos seus predadores.

Caranguejos: Encontrados no Mar e em Água Doce

Os caranguejos são encontrados em sua maioria nos mares, porém, existem espécies que se desenvolvem em ambientes de água doce ou terrestre. As espécies de caranguejos se desenvolvem nos habitats disponíveis. Quando em ambiente marinho podem viver total ou parcialmente enterrados ou ainda em cavidades de fundos rochosos.

Alimentação dos Caranguejos

Como existe na natureza uma grande variedade de espécies de caranguejos é natural que a alimentação não seja de um único tipo para todas. Algumas espécies como o caranguejo guaiamum (Cardisoma guanhumi) e o uçá (Ucides cordatus) se alimentam de folhas de árvores que caem nos manguezais sendo herbívoros.

Contudo, existem espécies de caranguejos carnívoros, algumas inclusive adotam em seu cotidiano estratégias para caçar peixes, invertebrados de pequeno porte e filhotes de tartarugas. Também existem caranguejos detritívoros (cuja alimentação é feita por meio de partículas depositadas em cima dos sedimentos), carniceiros (cuja base alimentar é de restos de comida) e onívoros (que comem vegetais e carne).

Reprodução de Caranguejos

Normalmente os caranguejos se reproduzem de forma sexuada, inicialmente as fêmeas liberam na água alguns sinais químicos. Os machos que são atraídos por esses sinais disputam entre si para ver quem é o mais forte, esse processo se chama corte. Fêmeas de caranguejo podem produzir entre 300 e 700 mil ovos.

Depois de passado o período de incubação finalmente acontece à eclosão e o processo que se chama ‘andada’ em que os filhotes recém-nascidos caminham até a água. O período de reprodução dos caranguejos se dá entre os meses de setembro e abril.

Curiosidades Sobre Caranguejos

Abaixo confira algumas curiosidades sobre esses animais.

– Ovos

Esses crustáceos podem colocar e transportar até um milhão de ovos de uma só vez. A larva do caranguejo é bem diminuta, comparativamente tem o tamanho de uma cabeça de alfinete de costura.

– Coleta

Caranguejos podem trabalhar juntos para realizar a coleta de alimentos e também para a proteção de suas famílias.

– Ataque Parasita

Caranguejos são suscetíveis ao ataque de um parasita muito perigoso chamado de sacculina. Sua ação pode levar o caranguejo a incubar seus ovos e perder sua capacidade reprodutiva. Como não recebem nutrição suficiente quando afetados por esse parasita acabam morrendo.

Gostou de saber mais sobre caranguejos?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *