Como Aumentar a Imunidade de Cachorros Filhotes e Adultos

Quando decidimos ter um cachorro estamos assumindo a responsabilidade de cuidar bem do nosso novo amiguinho de 4 patas. Isso inclui evitar ao máximo que ele fique doente ou que sofra de alguma maneira.

Se você sofre somente de pensar que o seu cão pode ficar doente, separamos algumas dicas bem interessantes de como aumentar a imunidade dele e mantê-lo a salvo de doenças. Acompanhe essas dicas e mude a forma como você cuida do seu cão para que ele tenha uma vida mais longa e cheia de coisas boas.

Aumentando a Imunidade Do Cão Filhote

Enquanto são filhotes, os cães, além de serem muito mais fofos, estão propensos a um maior número de doenças. Por isso, se mostra tão importante o fortalecimento da imunidade deles ainda na tenra idade.

Acompanhe os 4 passos que podem ajudar e muito o seu cachorro a crescer mais forte.

Vermifugação

Observe bem o seu cachorro, você perceberá que o seu amigo tem um hábito não muito saudável de lamber o chão dentre outras coisas. Esse mau hábito pode contribuir para que ele seja contaminado por vermes.

Saiba que um cão filhote com verminoses é bem pior do que um cão adulto com o mesmo problema. Quanto mais novo é o cão, menos imunidade ele possui e, por isso mesmo, as doenças se mostram mais perigosas.

Durante o período de vacinação, até que se chegue a terceira dose, é necessário que seja realizada uma boa vermifugação no seu cão, de 21 em 21 dias. Os vermes acabam debilitando muito o organismo do cachorro e dessa forma tornam as doenças muito mais graves.

Ração

Como todo e qualquer ser, o cachorro tem como fonte de suas proteínas e defesas a sua alimentação. Dessa forma, uma ração de qualidade e adequada é uma forma muito importante de aumentar a imunidade do pequeno. É necessário que a ração que você dá para o seu filhote seja indicada para cães da idade dele e também que possua uma grande quantidade de proteínas.

As rações tidas como Super Premium são uma boa opção, pois dentre todas são as melhores para garantir todos os nutrientes que o seu cão precisa.

Leucogen (xarope)

Essa dica é bastante interessante para aumentar a imunidade do seu cão, mas é importante consultar um veterinário antes de aderir, pois você deve saber se o seu cachorro tem compatibilidade com essa substância.

O Leucogen (xarope) é um medicamento utilizado em humano, inclusive em pessoas com HIV, pois ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Pode ser comprado numa farmácia de medicamentos para humanos.

A dosagem deve ser feita da seguinte forma: 1ml para cada 1kg do seu cachorro. Dê esse medicamento uma vez ao dia até que a terceira vacina tenha sido dada.

Redoxon C (gotas)

Outro medicamento que pode ajudar a aumentar a imunidade do seu cachorro sempre alta, mas que deve ser dado apenas com o aval de um veterinário. Esse remédio ajudará a suprir as necessidades do seu cão de Vitamina C. O organismo do filhote ficará mais forte e assim será mais fácil para ele resistir a doenças.

A Homeopatia e o Aumento Da Imunidade Dos Cães

A homeopatia é uma alternativa bastante interessante para muitas pessoas que desejam se sentir mais fortes e saudáveis, mas não desejam consumir inúmeros medicamentos. Um dos principais problemas que atacam a imunidade dos cães é a infestação por carrapatos.

Para tentar resolver esse problema, foram desenvolvidas algumas alternativas homeopáticas que podem representar o sossego do seu amigo. O medicamento homeopático em questão é o Fator EctoCão, produzido pelo laboratório Arenales Fauna e Flora.

Uma substância que pode ajudar no controle de carrapatos e também de outros tipos de infestações que podem atacar o seu cãozinho. Um tipo de medicamento que serve para ativar a imunidade do cão contra esse tipo de ataque ao invés de focar na destruição dos carrapatos.

Protegendo Um Cão Quando Outro Morreu

Uma situação bastante triste para quem tem cachorros em casa, é acompanhar a morte de um dos amigos. Porém, é necessário que nesse momento se perceba que é importante focar na imunidade dos outros cães que permaneceram.

Quando a morte do outro cão se dá devido a algum tipo de vírus, o cuidado é ainda redobrado. Uma dica que os veterinários dão nesses casos é que todos os pertences utilizados pelos cães doentes sejam retirados da sua casa.

Dessa forma, os comedouros, caminhas e demais objetos devem ser jogador fora para evitar que o vírus que ainda pode existir neles atinja os demais cães. Limpe bem a casa e desinfete com cloro para que evitar que o vírus fique no ambiente.

Os outros cães da casa devem estar com a suas vacinas em dia e você pedir ao veterinário que recomende algum tipo de medicamento que contribua para aumentar a imunidade deles. Assim poderá ter mais certeza de que fez a coisa certa.

Receitas Que Podem Ajudar No Dia a Dia

Receita de Soro Caseiro

  • 1 litro de água filtrada ou fervida
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 2 colheres de sopa cheias de açúcar

Como Fazer:

Misture tudo até que perceba que ficou bem dissolvido. Deixe na geladeira e dê de 15 em 15 minutos para o seu cão. Você pode colocar numa seringa para conseguir pingar na boca dele.

Esse soro pode ser um ótimo aliado nos dias muito quentes, pois ajuda a deixar o seu cão com menos possibilidades de ficar desidratado.

Proporcione Uma Vida Saudável Para Seu Cão

Oferecer ao seu amigo uma vida saudável também é uma forma de ajudá-lo a ter uma imunidade melhor. Para isso, cuide bem da alimentação dele e reserve sempre alguns momentos para sair caminhar com ele.

Quanto mais exercícios o seu cachorro fizer e mais feliz ele se sentir, mais saudável ele será. Um fator que ajuda, e muito, a deixar os cães doentes é ficar presos em casa, eles precisam sair e se divertir. Cuide com amor e carinho do seu cachorro e tenha a certeza que ele será muito mais saudável. E assim você também será mais feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei muito da ajuda. Mas meu problema é maior: tenho dois shi-tzus e contrairam giárdia…. 5 vezes neste ano, mais ou menos em 4 meses…. neste tempo, conseguimos estabilizar e vacinar. Após a segunda dose, que fazem 20 dias, os dois pegaram de novo. Estou, desde a primeira vez tomado todas as medidas preventivas de limpeza de ambiente, limpando as patinhas quando passeiam…… mas estou bem desanimada….. uma vez que ja fui “desenganada”, que a giárdia não tem cura e ainda por cima achamos que os remédios já não estão fazendo o efeito desejado. Gostaria de algumas sugestões…. Agradeço. Dori Sartor, Caxias do Sul- RS, 27/11/13.

    Srta.Dori SArtor 28 de novembro de 2013 21:01
  • Muito boa essa matéria só achei um pouco complicada de entender mais está boa

    carla alvez 30 de novembro de 2013 21:45
  • Olá..
    Meu cão. . É de raça americana.. Está com cinonose. . Estou fazendo o tratamento dele acompanhada de um profissional.. Gostaria de saber se há possibilidade de dar medicamentos que aumenta a imunidade e obter bons resultados..? Gosto muito do meu amigo e sinto no olhar dele que ele precisa de algo mais..

    Ávyla 12 de janeiro de 2014 19:51
  • perfeita a materia,a partir de qtos dias posso dar leucogem para os filhotes?

    Fernanda barbosa 15 de janeiro de 2014 23:27
  • Avyla li seu comentário sobre seu cão ter cinomose. …tenho um tbm q salvei dessa doença ha 3 anos qdo resgatei da rua….alem de estar descaderado ele não se alimentava mais….tinha pneumonia e infecção urinária tbm… levei em 3 veterinários diferentes ate q a última um anjo de pessoa passou um tratamento eficaz pois os outros veterinários tinham dito para eu sacrificar. .. enfim vou te contar como tratei. ..substitui a agua por soro e visto q nem agua ele bebia sozinho eu dava o soro em seringa p ele cada 20 minutos fiz isso ate qdo ele conseguiu beber sozinho depois de 1 mês. ..tratei as infecções de pulmão e urina com antibióticos. ..fiz papinha de cenoura beterraba mandioquinha e batata com pouquíssimos sal batido no liquidifucador e dava tbm na seringa cada 1 hora eu dava um pouquinho ate qdo ele passou a se alimentar sozinho e tbm dava qdo ele qria carninha em lata pedigree e musculos moido o figado de boi carne de frango cozido. A veterinária indicou tbm as vitaminas glicopan e hemolitan pata ajudar a fortalecer e abrir o apetite. Dava 3 vezes por dia….mais o q foi o ponto chave no tratamento alem da dedicação e amor foi os remédios vde uso humano citoneurun e nootron. ..o citoneurun e uma vitamina q fortalecevos neurônios qvpor conta do vírus da cinomose estão morrendo e com isso eles regeneram eu dava 1 comprimido bpor dia durante 40 dias. e o nootron e um medicamento usado em pessoas q tiveram avc e ele ajuda a levar oxigênio para o cérebro assim impedindo a morte dos neurônios tbm dava a cada 12 horas 1 comp… durante 40 dias tbm…converse com seu vet sobre esse tratamento pois posso te garantir q foi mto eficaz hj meu bebe ta curado e sem sequelas. ..ninguém diz q teve cinomose. .boa sorte.

    Viviane Ayres 23 de fevereiro de 2014 17:01
  • Ola eu tenho um shitzu com contantes crise de dermatite alérgica gostaria de dar leucogen pra ele so q nao consigo dar liquido posso dar em comprimido? Ele pesa dez kg qual a dosagem em comprimido?

    Elaine 5 de abril de 2014 19:02
  • Olá,eu gostei muito ,mas estou preoculpada com a minha cachorra,ela é poodle e tem 1 ano e 8 meses ela começou dar diarreia com sangue e leve ao veterinário ele deixou a minha cachorra internada 24 horas,passou bastante remédio,vitamina a\d e outra vitamina,fiquei levando semanas e semanas em acompanhamento e está com baixa imunidade e está caindo direto e não fica em pé,as patas geladas,o que eu devo fazer

    Josefina Alves Teixeira Melo 24 de junho de 2016 22:02
  • Gente meu bebê também tá com cinomose a ver passou várias vitaminas e antibiótico trisulfin já estou no 14 dia de tratamento mas a imunidade mesmo assim ta caindo também estou fazendo a tal palhinha de legumes com fígado e a doce de maçã pera laranja e mamão faço com água e um pó vitamínico pra cachorro…quero ser forte mas o último exame de sangue me abateu por conta da imunidade ter caído graças a Deus ele n revê nenhum tique e por mais que esteja abatidinho parece estar tentando ser forte ele só tem um aninho to com tanto medo….no começo do tratamento taça comendo bem agora a maioria da alimentação e na seringa….me ajudem

    Tatiana prado 16 de setembro de 2016 19:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *