Como Viajar Com o Cachorro?

Uma das melhores coisas da vida certamente é viajar e outra que também é bastante recompensadora é ter a companhia de um animal de estimação. Quando o dono de um cachorro decide viajar precisar pensar em muito mais do que somente o lugar em que vai fazer turismo.

Será que se deve levar o animal na viagem ou deixá-lo num hotel ou com amigos? A seguir nesse artigo vamos te dar dicas de como viajar com o seu cachorro. Antes das dicas práticas confira como fazer uma análise minuciosa para saber se leva ou não o amigo bicho para curtir esses dias de folga.

O Que Considerar

Distância

Se a distância for muito longa vale a pena pensar bem antes de levar o seu pet junto, pois o cachorro se estressa no trajeto demorado. Além disso, o novo ambiente também é um fator que estressa o animal. Pode ser a viagem se transforme apenas num grande estresse para o seu cão.

O estresse pode gerar problemas como diarreias ou inapetência. Em geral os cães se adaptam rapidamente ao novo ambiente. Basicamente recomendamos que sejam evitadas viagens muito longas.

Clima

As viagens durante um verão merecem uma atenção ainda mais especial principalmente quando acontecem em lugares fechados como carro, por exemplo. Como o cão é um animal que não sua tem a temperatura do corpo bastante elevada. No caso de fazer uma viagem no verão de carro programe-se para pegar a estrada nos horários mais frescos. Pare com frequência para dar água para o cão.

Meio De Transporte

Dentre os meios de transporte mais comuns para levar o seu cão estão o carro e o avião. Vale lembrar que nem todas as empresas rodoviárias aceitam ou tem como levar animais em seus ônibus. Nos casos em que a distância da viagem é longa, mas é feita de avião o estresse é reduzido uma vez que o trajeto é realizado num tempo menor.

Os cães viajam bem de avião, porém, é importante que as medidas necessárias sejam tomadas com antecedência. É importante ficar atento as dimensões da caixa de transporte bem como a possível necessidade de sedação, verificar a disponibilidade de espaço para o animal enfim entre outras medidas.

Idade Do Cão e Condições De Saúde

Se o seu cão já é idoso e tem problemas de saúde como, por exemplo, cardiopatias é necessário evitar viagens. Os animais muito jovens, com menos de 4 meses e que ainda não tomaram todas as vacinas, somente devem viajar em caso de extrema necessidade.

Como Viajar Com o Cachorro

Depois de considerar todas as condições citadas acima é necessário tomar a decisão sobre levar ou não o animal. Em caso afirmativo de decidir levar o cão é importante planejar cada um dos detalhes. O primeiro passo é decidir qual será o meio de transporte utilizado. Em geral o avião é a melhor opção para as viagens mais longas já que é feita em menos tempo.

Viagem De Avião Com o Cachorro

Documentos

Para poder viajar de avião com o seu cachorro, seja viagem nacional ou internacional, é necessário ter documentos como atestado de saúde que é fornecido por um veterinário (o atestado deve ser de no máximo 3 dias antes da viagem) e o certificado de vacinação antirrábica. A vacinação deve ter sido realizada 30 dias ou mais antes da data da viagem.

Guia De Trânsito Animal (GTA)

Para viagens nacionais não é necessário fazer emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para cães e gatos, basta ter o atestado de saúde e de vacinação. Porém, no caso de viagens internacionais com o seu pet é necessário ir ao Ministério da Agricultura para que lhe forneçam o Certificado Zoo Sanitário Internacional.

Além disso, será necessário consultar o consulado do país para o qual se pretende ir para saber de existem outras exigências para a entrada do animal. Alguns países solicitam apenas o atestado fornecido pelo Ministério da Agricultura e um visto consular para que o animal possa entrar.

Outras Exigências

Alguns países chegam a exigir que os animais passem por um período de quarentena no aeroporto. Outra possibilidade, bem comum nos países da Europa, é solicitar um exame sorológico que serve para confirmar a vacinação antirrábica (que deve ser tomada com até 3 meses de antecedência da viagem).

Há países que limitam a quantidade de animais que estão imigrando, sendo assim é importante se informar de tudo corretamente antes de realizar a sua viagem. Cale lembrar que para animais vindos de outros países para o Brasil e necessário Certificado Zoo Sanitário Internacional e o Visto consular

Local De Transporte

Pensar no local em que o animal será transportado durante a viagem é importante. Em grande parte das companhias aéreas os animais são transportados no compartimento de carga. Antes de comprar a caixa de transporte consulte a companhia aérea para acertar o tamanho da mesma.

Viagem De Carro Com o Cachorro

Documentos

Os documentos necessários para as viagens nacionais são o atestado de saúde e de vacinação.

Local De Transporte

O transporte do animal no carro deve ser feito sempre no banco de trás com a cabeça para dentro do vidro. O cachorro deve estar com a guia presa ao cinto de segurança ou então fazendo uso de equipamento próprio de segurança para animais. No caso de o cão estar na janela do veículo ou sozinho no banco da frente o motorista pode ser multado.

Para facilitar o transporte pode ser usada uma caixa de transporte, porém, é essencial que a temperatura não esteja elevada na mesma. Não pode transportar animais soltos na caçamba de veículos utilitários como pick-ups, caminhonetes e outros.

Cuidado

Saiba que os cães estão propensos a vomitar durante as viagens de carro sendo assim consulte o veterinário a respeito da medicação que se pode dar ao pet para que ele não tenha complicações durante o trajeto. De preferência não alimente o cão logo antes de começar a viagem. Faça paradas freqüentes para dar água ao cão. Tenha paciência com o seu amigo bicho, pois para ele é estranho viajar de carro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *