Cágado-Preto

Cágado é o nome genericamente brasileiro dado aos tipos de jabutis, os quais se diferenciam em pequenos detalhes das tartarugas e outros da espécie dos quelônios. O cágado-preto vive no Brasil em regiões úmidas e temperadas, como é o caso de florestas e mangues da Amazônia e Rio Grande do Sul. Medindo cerca de 12 cm em todo o comprimento de seu casco, esses animais apresentam também pequenas espículas em volta do pescoço, ou seja, espinhos de cor preta.

Jabuti

Com hábitos noturnos eles saem para realizar a alimentação e caça de pequenos insetos, e folhagens durante a noite, contudo a locomoção traz um aspecto negativo para esses quelônios, já que os predadores conseguem capturá-los com grande facilidade, mesmo com sua força defensiva concentrada em seus espinhos.

Os filhotes do cágado-preto nascem com manchas vermelhas e alaranjadas pelo corpo, mas com o passar do tempo e seu desenvolvimento eles adquirem a pigmentação negra, aspecto esse que contribui um pouco para sua camuflagem em meio às florestas e lagos e logicamente seu tamanho.

Reprodução

No período de reprodução dos cágados-pretos a fêmea percorre toda a região ao redor de seu habitat a procura de um lugar seguro onde poderá colocar os seus ovos em um pequeno ninho de algas e folhas construído pela própria mãe.

Os ninhos construídos em solo seco mantêm a incubação dos pequenos cágados, que necessitam de muito calor e ao mesmo tempo umidade relativa para que possam vir ao mundo de forma saudável. Infelizmente a mãe não pode garantir a sobrevivência dos pequenos quelônios por muito tempo, já que as cobras e também águias e aves maiores que ali estão encontram facilmente os ninhos ainda com os ovos em período de incubação; questão essa da cadeia alimentar animal.

Incubação

Muitos parques e zoológicos contam com a presença desses animais em cativeiro para uma reprodução mais saudável e segura, contudo ainda são muitas as leis que proíbem a reprodução dos mesmos em lugares que não sejam habitat naturais.

Terra e Água

Os cágados-pretos dividem sua rotina diária entre a terra e água. Contudo são considerados muito mais aquáticos do que terrestres, já que dependem da temperatura da água para manterem equilíbrio de sua necessidade de temperaturas amenas para seu corpo. O único período que a fêmea passa com maior freqüência fora da água é quando está em solo firme incubando seus futuros filhotes.

Aquático

Esse tipo de cágado geralmente habita rios e lagos de água doce, já que sua alimentação também depende dos nutrientes fornecidos pelas algas e plantas que são cultivadas em águas doces.

Nos continente africano e asiático esse tipo de cágado-preto é encontrado também em grande parte no meio terrestre, já que em poucas diferenças há a denominação para outras espécies como o cágado do mediterrâneo e o cágado de carapaça estriada.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *