Introdução
Que os cachorros são os melhores amigos dos homens todos já sabemos, o que ainda não aprendemos é lidar direito com as diferenças entre as raças e encontrar uma que seja a ideal para a família que temos, já que cada uma tem seu comportamento próprio, suas características.
Cada uma das raças é ideal para cumprir seu objetivo, como guardar as residências, brincar com as crianças, companhia para os idosos e ainda muitas outras, mas todas elas requerem cuidados especiais, especialmente carinho e atenção. Além de tê-las como seres vivos, não apenas como objetos decorativos ou de exposição.
Dentre as diversas raças que chamam a atenção bela beleza, inteligência e docilidade há a Chow Chow, também chamada de Spitz Chinês em algumas localidades, e leva esse segundo nome em decorrência de sua origem, a China. Mesmo tendo sido criada num continente tão distante, acabou espalhando-se para o resto do mundo.
Uma das características que mais chama a atenção na raça Chow Chow é sua pelagem fofa e abastada que pode ser de cores variadas como caramelo, preto, marrom, branco, seu olhar dócil e amável que quase chega a ser triste, além de seu porte extremamente elegante.
História
A Raça Chow Chow criou-se na Mongólia, sendo que lá tem seu nome peculiar, cujo significado é Cão Leão Empolado. É reconhecida entre os líderes Chineses, inclusive com figuras que remetem à sua imagem em decorações de objetos nas Dinastias Tang e Han, aproximadamente 206 a.C.
Essa raça possui particularidades únicas, como sua origem, por exemplo, que ninguém sabe dizer ao certo como se deu, uns especulam que tenha sido do cruzamento entre Sptiz e Mastins. Entretanto, ninguém consegue explicar a coloração de sua língua, por ser azul, num tom bem escuro.
Algumas lendas chinesas dão conta que a cor azul da língua do Chow Chow está relacionada a um descuido de Deus, que quando pintou o céu de azul, deixou cair um pouco de tinta na terra e o Chow chow a lambeu, daí a cor azulada da língua, que faz a admiração de tanta gente, que opta por ter esse animal em casa.
A história diz que essa raça foi a preferida de muitas celebridades, dentre elas o famoso psiquiatra e escritor Dr. Sigmund Freud e ainda Konrad Lorens. Por serem diferentes dos demais cachorros conhecidos, o Chow Chow chegou a ser exposto em zoológicos de algumas localidades, como animal bizarro e exótico.
Características
A raça Chow Chow determina cães extremamente versáteis, independentes, dóceis e ainda voluntariosos, principalmente se convivendo com donos de pouca experiência. São capazes de ter domínio total da casa, escolhendo a hora e onde dormir, quando se alimentar e tudo o mais.
Apesar do porte médio, engana-se quem pensa que esse cão não é bom guardião, ao contrário ele é um excelente defensor da casa e das pessoas, e ainda possui a característica da esperteza e do bom faro a seu favor, sendo, inclusive, usado como cão caçador em algumas localidades, por sua habilidade e força na corrida.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5TbxE_H-icA[/youtube]
Outra característica que também salta aos olhos de quem o vê é sua semelhança com o felino leão, especialmente em decorrência de seu porte majestoso e seu grande equilíbrio. Apesar de lindíssimo, não fica pulando nas pessoas, nem exigindo a atenção total para si, tendo comportamento muito mais reservado.
A Aparência Do Chow Chow:
- Possui um nariz avantajado e de coloração preta.
- Os olhos são pequenos e escuros, e expressam grande docilidade, cujo formato é amendoado.
- Suas orelhas são bem pequenas, de formato pontiagudo e com uma grande separação entre si.
- Seu peito é largo, porém, seu dorso já é mais curto, com aspecto forte e robusto.
- Sua cauda é alta e com bastante pelagem, sendo dobrada e virada para o lado de cima.
- Sua pelagem é espessa, abundante, reta e lisa, não sendo macia quando tocada, entretanto, os pelos mais profundos são mais lanosos e suaves.
- Sua altura mínima é de aproximadamente 45 centímetros e o que se deve levar a conta na hora da compra não são as informações isoladas da raça, mas a harmonia do todo.
Comportamento
Se o Chow Chow pudesse ser definido em apenas uma palavra, esta certamente seria independência. Já que os cães dessa raça conseguem sobreviver bem sem um afeto exagerado e quando sentem falta de carinho, eles mesmo o solicitam através de um comportamento próprio, cujo dono sabe bem qual é.
Além disso, os cachorros dessa raça têm um forte espírito hierárquico, sendo especialmente obedientes à pessoa que reconhecem como líder, não necessariamente é quem os alimenta, mas quem eles sentem que possa exercer essa liderança, inclusive, alguns cães podem apresentar certo ciúme da pessoa escolhida.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5A-xTvVlJ60[/youtube]
Outra característica de comportamento bastante apreciada é o fato desses cães não latirem o tempo todo, como muitas outras raças, por isso, quando um Chow Chow late, pode saber que, de fato, alguma coisa está errada, então, fique em alerta!
O Chow Chow não é um cão de fácil adestramento, pois têm consciência de seu aspecto físico, em razão disso, não se submete a qualquer pessoa, mesmo que esta seja profissional no assunto. Ele, além de disso, é extremamente fiel, sendo capaz de defender seu dono até as últimas consequências, mas não aceita desaforo, nem humilhação, se tratá-lo dessa forma, jamais terá seu apreço e admiração.
Quando há no relacionamento familiar uma criança, ela deve agir com o Chow Chow com grande respeito, não o fazendo de brinquedo, nem querendo que lhe faça as vontades, já que isso não acontecerá, especialmente se ele estiver dormindo ou comendo, a distância deve ser sempre respeitada, sob pena de que o cão fique estressado.
Ficha Técnica:
País de Origem: China
Nome: Chow Chow
Raça destinada a: Companhia e cão de guarda
Temperamento: Leal, independente, calmo
Porte: Médio
Nível de adestramento: Médio
Lembrando que um novo cãozinho em casa requer que os hábitos sejam remodelados, pois, além de ser uma grande diversão, ele é uma membro da família e, por isso, deve ser tratado com muito amor, respeito e dedicação.
Por Favor Eu Sou Apenas Uma Criança Estou “LOUCA” Para Conceguir Adotar Uma Cachorrinha Por Favor Eu Sou Muito Sozinha Não Tenho Amigos E Quero Uma Amiguinha !!!! Obrigado
MEU SONHO É TER UM CHOW CHOW, EU ADORO ANIMAIS TENHO APESAR DE TUDO 2 CACHORROS UMA POODLE E UM BACE E UMA GATA ANGORÁ.. E adoraria ter um lindo cachorrinho desse. sei todos os cuidados de um cachorro eles devem ser tratados super bem e serem educados de forma sem agressão