Pug Filhote

Os pugs são cachorros adoráveis e com uma aparência única e um olho encantador. Se você deseja ter um em casa, é preciso que saiba um pouco mais sobre a raça para, então, decidir se ele é realmente a melhor opção.

Começamos dizendo que não existem dois pugs iguais. Não porque o pug do seu vizinho é parado e tranquilo que o seu será. É um grande erro julgar todos os cães da raça por sua experiência com apenas um ou dois. Eles podem variar um pouco em energia, inteligência e temperamento, por isso não dá para saber exatamente como ele será.

Existem algumas generalizações sobre os pugs que são, em partes, verdadeiras. São elas:

Os pugs pretos tendem a ser mais agitados e ter mais atitude.

As fêmeas tendem a ser mais agressivas do que os machos.

Os machos tendem a ser mais tranquilos e fácil de lidar do que as fêmeas.

Obviamente, existem exceções para todas as informações acima. São características comuns, mas não são regras.

Os Filhotes de Pug

Sem dúvida, você já leu sobre como os pugs são doces, carinhosos e não têm muita energia. Então, se você comprar um filhote mais agitado, que fica correndo pela casa, para por 30 segundos e já começa de novo, certamente você irá se assustar. Filhotes de pug não são diferentes de qualquer outro cachorro. Portanto, esteja preparado para correria pela casa, mordidas, móveis e outros roídos, etc.

A realidade é que nenhum cachorro, de qualquer raça, será como uma almofada, todos terão seus momentos de brincar, correr, principalmente quando filhotes. Claro que alguns serão mais agitados do que outros, isso é natural e depende de vários fatores, como a raça, a forma como são criados, o ambiente, etc.

Em relação aos pugs, se você deseja um cão bem calmo e que fique grande parte do dia deitado, isso não irá acontecer até que o animal complete, pelo menos, dois anos de idade. Você pode ter sorte e conseguir um pug que tenha o temperamento natural da raça quando adulta mesmo quando filhote, mas, por outro lado, você também pode acabar encontrar um que tenha muita energia e que demore mais do que dois anos para acalmar.

Pugs são e foram criados para serem animais de companhia, por isso eles precisam de contato com pessoas na maior parte do tempo. Se você ficar fora de casa por longos períodos de tempo e costuma chegar em casa cansado demais para dar atenção para ele, o pug não é a raça ideal para o seu caso.

Os filhotes de pug precisam da atenção de seus donos. Assim como as crianças, os cérebros de cachorro precisam de estimulação e atividades para se desenvolver. Um filhote de cachorro deixado sozinho todos os dias por cerca de oito a dez horas poderá ficar estressado e exigir toda a sua atenção no período em que você estiver em casa.

Os cães da raça pug são tão apegados aos seus donos que costumam segui-los pela casa, a todo o tempo, inclusive até o banheiro. Portanto, se você não quer um cão que haja desta forma, repense se realmente deseja um pug.

O Treinamento dos Pugs

Os pugs não são cães fáceis de serem treinados e você não conseguirá ensinar os comandos que deseja a ele em apenas um ou dois meses. Alguns aprendem mais rapidamente, mas a maioria demora um ano ou mais para ficar completamente da forma que você deseja.

Enquanto alguns pugs podem se comportar normalmente durante o dia todo enquanto você está no trabalho, a maioria agirá de maneira diferente da que age quando você está presente, como, por exemplo, fazendo suas necessidades fora do lugar. Este é mais um motivo para você repensar a ideia de comprar um pug se não passa boa parte do dia em casa.

Punir um pug por fazer as suas necessidades fora do lugar não é um método eficaz de treinamento. O melhor caminho é elogiá-lo quando fizer corretamente e oferecer uma recompensa, como um biscoito canino, por exemplo. Mas xingar, gritar, bater, esfregar o nariz do cão na sujeira não vai adiantar nada, muito pelo contrário.

Se você realmente quer ter um pug, esteja preparado para ter que se levantar à noite de duas, três a quatro vezes, até os seis meses de idade ou mais.

A Inteligência dos Pugs

Os pugs são, muitas vezes, erroneamente considerados cães parados e sedentários. A verdade é que a maioria não é assim. Na verdade, a maioria dos cães da raça é bastante inteligente e teimosa. Treiná-lo e impor regras é fundamental para os pugs.

Não podemos nos esquecer que se trata de um animal, eles não são crianças, por mais que você os trate dessa forma. Eles precisam fazer coisas de cães, como ir a parques, conhecer outros cães, brincar e se divertir. Assim como você não manteria uma criança isolada e sem regras, isso não é bom para um pug.

Eles são muito hábeis em descobrir como você quer que ele se comporte ou não e vai testar os limites. Você não precisa ser um ditador, mas todos os cães gostam de ter uma rotina para seguir.

A Saúde dos Pugs

Como todos os cães de raça pura, os pugs têm alguns problemas de saúde que podem surgir e eles são, muitas vezes, caros para tratar. Eles são propensos a problemas específicos enfrentados pelas raças braquicefálas, que são as que possuem o focinho curto, além de problemas nos olhos e alergias causadas pelas dobras da pele. Há também o risco da encefalite, que é um problema específico que acontece com pugs.

A escolha da ração para o seu pug deve ser feita com bastante cuidado, pois eles são bastante propensos a ter alergias alimentares. Eles precisam de uma dieta de alta qualidade. Investir em uma ração melhor irá te ajudar a evitar uma série de problemas futuros.

Eles têm também uma elevada taxa de reações a vacinas. Portanto, siga a risca o calendário de vacinações e converse com o veterinário sobre as reações que cada uma pode causar para que você se prepare para possíveis reações.

Para quem gosta de cachorros e deseja um que possa ser criado em qualquer lugar e levado para diversos locais, existem muitos cachorros de pequeno porte que podem ser escolhidos. Dentre essas tantas raças encontramos o Pug.

Pug Filhote

Pug Filhote

O pug tem origem na China e já foram muito utilizados como animais de companhia. Os filhotes dessa raça são super fofos e mesmo quando crescem ainda ficam pequenos e podem ser facilmente locomovidos juntamente com seus donos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *