Poodle Filhote

Os poodles são cães fofos e muito populares como animais de estimação. Se você está pensando em adquirir um, é interessante que conheça melhor a raça e suas peculiaridades, como comportamento, necessidades, etc. Confira, a seguir, informações sobre os poodles e descubra se é a raça ideal para você.

História da Raça Poodle

Os poodles são originários da Alemanha, onde eles eram chamados de Pudel, que significa “mergulhar na água”, uma referência a característica da raça de gostar de nadar. O poodle padrão é o mais antigo das três variedades Poodle. O miniatura e o toy foram criados a partir de cruzas de poddles tradicionais de tamanho menor.

Todos os três tipos de poodles foram criados para desempenhar determinada função. Os em miniatura eram farejadores de trufas, um tipo de cogumelo comestível que cresce no subsolo, e os toy eram cães populares em circos por causa de sua inteligência e capacidade de aprender truques.

Os cães de pelo encaracolado se tornaram populares na Inglaterra e na Espanha, mas foi na França que eles se tornaram adorados. O Rei Luis XVI era obcecado pelos poodles pequenos e a raça passou a ser considerada como o cão nacional da França. Aliás, foi no país que a raça entrou para a categoria de cães de companhia, e são considerados assim até hoje.

Eles são amados em todo o mundo e estão entre as raças mais populares do mundo. Hoje, o poodle miniatura é o mais popular dos três tamanhos, e as três variedades juntas estão em nono lugar em popularidade entre as raças registradas pelo American Kennel Club, que é o responsável por emitir pedigrees de diversas raças.

Temperamento e Personalidade do Poodle

Os poodles são cães amigáveis, felizes e que gostam de se socializar com pessoas e outros cães. Eles têm um ótimo senso de humor e são muito divertidos. Ser o centro das atenções em uma casa é tudo o que eles desejam. Eles têm uma capacidade surpreendente de aprender comandos e truques que envolvem o cérebro e agilidade.

Há muitas semelhanças no comportamento dos poodles dos três tamanhos, mas também existem algumas pequenas diferenças no comportamento. Estas diferenças não serão visto em todos os poodles, mas se você puder ver um de cada tamanho juntos, será possível notar algumas das seguintes características.

Poodle Padrão: Os poodles tradicionais são ativos e têm muita energia, mas eles tendem a ser um pouco mais reservados do que os em miniatura e os toy. Eles gostam de ter atividades para fazer.

Poodle Miniatura: Gostam de seguir as pessoas da casa e são os mais ativos dos três tamanhos. Devido ao seu tamanho que não é muito grande e nem muito pequeno, eles são mais adequados para crianças pequenas do que os toy, que são mais sensíveis.

Poodle Toy: São ótimos para cães de companhia e gostam de estar sempre na companhia dos donos. São muito carinhosos e dóceis.

Os poodles estão entre as raças mais inteligente, mas, precisamos ressaltar que essa inteligência pode se traduzir em teimosia. Mesmo assim, eles podem ser cães maravilhosos de terapia, para uma pessoa que está sofrendo com depressão ou se sente muito sozinha, por exemplo. Sua natureza alegre em se envolver com as pessoas faz da raça uma das mais indicadas para visitar pessoas em lares de idosos, hospitais e escolas.

Poodles são cães ativos, mas os cães menores precisam de menos espaço e menos exercício, por isso se dão muito bem em apartamentos. Os poodles toy e miniatura são, muitas vezes, os companheiros ideais para pessoas que são menos ativas e que desejam um animal que fique no colo, deitado na cama. Apenas certifique-se de manter a mente do animal ocupada o suficiente para que ele não acabe descontando sua energia em objetos como móveis e calçados.

Eles gostam de aprender e querem agradar. O fácil aprendizado de truques é uma herança de seus ancestrais que eram cães de circo. Ensine-os a pegar o jornal, levar uma garrafa para o lixo, carregar os seus chinelos. Eles ficarão felizes ao realizar estas atividades.

Uma característica bastante apreciada dos poodles é que eles querem fazer parte de todas as atividades da família. Entretanto, não se esqueça de que ele é um cachorro, por mais amado e considerado da família que eles seja. Com isso em mente, não se esqueça de tratá-los como cães, não como pequenos príncipes ou princesas. Dê ao seu poodle uma orientação firme e consistente, ou ele vai dominar a sua casa e fazer dela o que quiser.

A Saúde do Poodle

Todos os cães de raça têm o potencial de desenvolver problemas de saúde genéticos, assim como todas as pessoas têm o potencial de herdar uma doença específica de um familiar.

Algumas doenças comuns em poodles são:

Doença de Addison: Em cães que possuem a doença de Addison, as glândulas supra-renais não produzem o suficiente do hormônio cortisol. Os cães tornam-se letárgicos, deprimidos e intolerantes ao estresse. Além disso, eles podem ter problemas digestivos. Alguns cães podem ter uma crise aguda, necessitando de hospitalização. O tratamento é feito ao longo da vida consiste em dar a medicação indicada pelo veterinário.

Síndrome de Cushing: As glândulas adrenais produzem cortisol mais do que o necessário. Os sintomas incluem ganho de peso, respiração ofegante, sede e fome excessiva, infecções da bexiga e urinar fora do lugar, mesmo após ser treinado. Está síndrome é, geralmente, tratada com medicação ao longo da vida, mas uma cirurgia é, por vezes, necessária.

Hipotireoidismo: Níveis inadequados de hormônio da tireóide. Os sintomas incluem ganho de peso, perda de cabelo, falta de resistência à doença e fome excessiva. Uma suplementação de hormônio da tireóide é geralmente prescrita para tratar a condição.

Atrofia Progressiva da Retina: É uma doença ocular hereditária que pode, eventualmente, levar à cegueira. Outros problemas oculares potenciais nos poodles padrão e toy incluem a catarata e o glaucoma.

Doença de von Willebrand: Um distúrbio de coagulação do sangue.

Lembrando que estas são doenças comuns aos poodles, mas que não irão, necessariamente, acontecer com todos.

Podemos encontrar diferentes raças de cães em todo o mundo, cada um com características diferentes. O poodle é um cachorro francês e é bastante popular, visto que são espertos e muito inteligentes.

Para quem deseja um cachorro e deseja um cachorro de porte médio ou pequeno, os poodles filhotes podem ser uma boa opção, visto que convivem bem com o homem e não crescem demais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *