Não, nós não vamos falar sobre um ator americano. O nome Khao-manee na verdade não é de nenhuma pessoa, nem um homem e nem mulher, embora pareça, se trata de uma raça de gatos. Com certeza, os apaixonados por animais não tiveram dúvidas do assunto que seria abordado, mas avisado ou desavisado, vamos conhecer melhor essa raça de gatos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=h4dFIv65lr4[/youtube]
Uma das características dos gatos da raça khao-manee é que em muitos casos, eles são completamente ou parcialmente surdos. Na verdade, esse aspecto não tem a ver tanto com a raça, mas com os olhos azuis e a pelagem branca. É muito comum que gatos com essas características sejam parcialmente surdos ou completamente.
O khao-manee é um tipo de gato que adora dividir os momentos com outras pessoas, aliás, adorar brincar é uma das suas atividades preferidas. O nome khao-manee, que é de raça tailandesa, significa “gema branca” e algumas pessoas conhecem esse tipo de gato pelo nome de “olhos de diamantes”.
As principais características do gato khao-manee é que além dos olhos azuis e do pelo branco, ele tem a personalidade bem doce. O olho também pode ser âmbar ou verde. É aconselhável ter um gato desse, caso seja o primeiro que você tenha em casa, principalmente, para quem nunca teve um animal de estimação e ou tem uma criança. Também é aconselhável para quem tem outro animal de estimação em casa, tudo porque ele é manso.
A Origem do Khao Manee
A raça khao-manee não é muito conhecida, o que se sabe é que sua origem é da Tailândia, alguns arriscam em dizer que é o verdadeiro gato real de Siam. Seria o animal que se desenvolveu depois de tantos séculos.
O primeiro nome dado para essa raça de gato foi de Khao-plort, ele tinha os olhos bem azuis-acinzentados e parece que os primeiros foram vistos há mais de 700 anos. Segundo apontam os estudos, com o passar do tempo, quem criava essa raça de gato, passou a misturar o cruzamento dos mesmos e isso gerou olhos dispares. Calcula-se que isso tenha acontecido há cerca de 100 anos.
E foi somente em 1999, que os gatos khao-manee deixaram a Tailândia e foram para os Estados Unidos. Isso aconteceu graças ao programa de Colleen Freymuth, que começou a estudar essa raça de gatos.
Porém, nos dias atuais, essa raça de gato não é aceita pelas associações felinas americanas. Uma única delas, passou a aceitar o khao-manee, a partir do ano de 2009, a TICA, porém, o caracterizando como Advanced New Breed.
Se trata de uma espécie de gato considerada rara e a explicação para o fato de se ter poucos espalhados pelo mundo é que eles, durante muito tempo, pertenciam somente a pessoas que faziam parte da realeza. A população comum era proibida de criar esses gatos e além disso, a sua exportação era proibida e com grande controle para evitar que isso acontecesse.
Como é o Comportamento do Khao-manee
Esse tipo de gato é sociável e amigável para definir o seu comportamento. Por isso, eles vivem muito bem com outros animais, mesmo os cães, e também com as crianças. Além disso, eles adoram estar junto com as pessoas e interagir. São muito espertos, curiosos e inteligentes e se divertem muito com brincadeiras. Por isso, gostam tanto de estar o tempo todo interagindo com as pessoas.
O Khao-manee gosta muito de receber atenção e por isso é recomendado, para uma pessoa solteira, que tenha em casa um outro animal que sirva de companhia para o khao-manee. Pois, ele não gosta da solidão, mesmo sendo independente.
A raça de gatos khao-manee é muito relacionada com o siamês, sendo assim, uma das caraterísticas semelhantes é em relação a voz, não é um felino barulhento.
Mesmo sendo um gato que não para quieto, é considerado ativo, ele gosta muito dos momentos de carinho com o dono, de se jogar no colo e se enroscar. E espera em troca, carinho e afagos. Aliás, é muito comum que esse gato vá até a porta esperar o seu dono e de reservado, ele não tem absolutamente nada.
Aspecto, Cuidados Específicos e Saúde
As principais características físicas do gato khao-manee é que ele está classificado como de porte médio. Elegante, apresenta o corpo muscular e atlético e falando do seu peso, fica em torno de 3,5 e 4,5. Possui uma estrutura óssea classificada como mediana, enquanto os músculos são bem firmes, podendo se dizer que se trata de um corpo semi-estrangeiro.
As bochechas são salientes em uma cabeça na forma de cunha modificada, enquanto as orelhas são medianas, porém, ligeiramente grandes, inseridas afastadas e na forma oval nas pontas, a base é larga e isso faz com que o gato sempre apareça em alerta.
Os olhos como já falamos podem ser verdes, azuis ou âmbar, também podem ser dispares, verde com âmbar ou misturado com azul. Aliás, os gatos khao-manee com os olhos de cores diferentes um do outro são os preferidos.
Ao nascer o khao-manee tem a pelagem curta e branca pura, a textura macia, mas pouco subpelo, que vai crescendo bem próximo ao corpo. Alguns filhotes podem ter alguns pelos um pouco mais escuro na cabeça, mas a coloração desaparece ainda no primeiro ano de vida do gato.
A cauda do gato é muito longo e vai ficando afilada conforme vai se aproximando da base. Os criadores dessa raça têm uma preocupação muito grande de evitar que ele ganhe caraterísticas ocidentais. Para eles, isso faria com o tato perdesse parte dos padrões iniciais e até mesmo a beleza.
É bem simples cuidar do khao-manee, uma escovação por semana para deixar o pelo saudável, para retirar os pelos mortos. Lembrando que ele tem pouco subpelo.
Os gatos khao-manee podem ser surdos e logo de cara é feito um teste para saber se ele tem o problema. Porém, tirando essa característica, que é comum da raça, eles não possuem outros problemas que possam ser oriundos da genética. Costumam ser muito saudáveis.
O khao manee é um gato considerado o verdadeiro gato real do Sião, diferentes dos siameses comuns, de pelagem acinzentada ou bege. Eles são confiantes em humanos e de temperamento dócil.
Em antigos poemas tailandesas, era dito que os gatos Khao Manee traziam felicidade e vida longa para uma casa.
Além dos pelos brancos, os Khao Manee possuem os olhos de cores diferentes, ou seja, cada um de uma cor. Um azul e o outro verde, ou amarelo.
O Khao Manee é considerado o único gato siamês na Tailândia e nas redondezas.
O nome deste gato significa jóia branca. Eram considerados a raça nobre no antigo Reino de Sião. Existia uma pena de morte caso alguém ousasse roubar um gato desse.
Por ser uma raça tão única, eles são considerados na Indonésia como amuletos de sorte.
Até 1999, não era encontrado nenhum gato Khao Manee a não ser na Tailândia.
Na Inglaterra eles são vendidos por cerca de 10 mil libras, ou seja, quase 30 mil reais.
Tenho uma gatinha dessa raça de aproximadamente 7 meses a 1 ano.
Se quiserem comprar entrem em contato comigo pelo meu Facebook ou email.
Sou de Salvador-BA
TENHO UMA GATA DA RAÇA KHAO MANEE QUE SE CHAMA BRENDA ELA TEM UM OLHO DOURADO E O OUTRO AZUL ESCURO EU COMPREI ELA NOS ESTADOS UNIDOS E CUSTOU 10.000 REAIS E ELA TEM UM ANOS MAIS NAO DOU ELA PRA NINGUEM
Tenho uma Khao Manee, realmente´ela é uma jóia branca, tem um ano e sete mese, o nome dela é Helena. Não tem preço que pague, falo que ela é a minha filha caçula.
Muito dócil, asseada e entendi tudo que falamos com ela.
Olá. Tenho uma gatinha da raça khao Manee e, tem 1 mês. Chama-se Kika e gosta brincar e dá beijinhos quando ralho com ela quando faz mal. Foi oferecida à minha filha.
Olá,
Tenho uma gatinha Khao Manee, de aproximadamente 3 mêses, se tiver alguém interessado em comprar, podem entrar em contato comigo pelo celular (71) 9282-8734
Olá! Tenho um gato destes, ele é bem peludo, branco e tem um olho azul e outro amarelo claro. Ele veio de uma ninhada de uma gata de 3 cores e seus 3 irmãos são: 1 casal laranja (tipo Garfield) e uma irmã toda branca de pelo curto e os dois olhos amarelos escuros. Não sei se o Khao manee é uma raça ou apenas a característica “branco com olhos de cores diferentes”. Mas ele é um amor, convive muito bem com meu Maine Coon. Não dou, não vendo e não empresto.