Adestrar um cão é procedimento que dá bastante trabalho, e, por isso, exige disciplina, dedicação, e bastante paciência por parte do treinador. Desta forma, o cão aprende a entender e obedecer aos comandos simples e, ainda aprenda a se comportar da forma correta. Neste tópico ensinaremos a adestrar um pastor alemão.
Adestrando Um Pastor Alemão
Poucos animais exibem a majestade e a graça do pastor alemão. Além de se mostrar uma das mais leais raças de cães, esses animais quase sempre têm prazer em aprender. Por ser bastante esperto, atlético e gostar de agradar a seu dono, é um animal muito treinável e versátil.
Histórico do Pastor Alemão
O Pastor Alemão faz parte do Grupo 1 – Cães boiadeiros e pastores, grupos compostos de acordo com a FCI (Federation Cynologique Internacionale), localizado na Bélgica. Esses cães têm origem na Alemanha, sendo que seu nome é Deutscher Schäferhund, usado como uma raça de guarda, pastoreio, e serviço, com bastante versatilidade.
Primeiramente foi desenvolvido o padrão da raça em 1899, através do Clube SV do Pastor Alemão, sociedade pertencente ao VDH, sediada em Augsbourg, tida como a sociedade responsável e fundadora do padrão do pastor alemão. Esse padrão foi analisado e revisto em inúmeras oportunidades até o ano de 1976, sendo revisado pela União Mundial das Sociedades de Pastores Alemães e, posteriormente aliado ao mesmo. Aconteceu ainda uma reorganização nova desse padrão no ano de 1991, por meio dos conselhos consultivos e diretores e apresentado como lei.
Essa raça de cão é originária das regiões centrais e sul da Alemanha, por meio da variedade de cães de guarda e pastoreio, onde fora criado com a função de gerar um animal altamente qualificado, de utilidade, levando em conta suas qualidades físicas e com a manutenção de seu temperamento e caráter.
O pastor alemão é bastante popular, principalmente por ser um cão perfeito para guarda e pela sua atuação conhecida no ambiente policial, no qual são treinados para buscarem objetos, pessoas desaparecidas, armas, entorpecentes e materiais explosivos, isso em razão de seu faro apurado ao extremo.
Os cães dessa raça são de treinamento fácil, em razão das características do pastor. Eles normalmente são bastante ágeis, obedientes, espertos, e atentos ao dono. Em razão disso, seu adestramento se torna mais facilitado.
Particularidades de um pastor alemão que ajudam no adestramento
- Favorecimento do porte físico
- Velocidade
- Comportamento preciso e disciplinado
- Passeios e facilidade de ser cão-guia
- Inteligência
- Fidelidade extrema
- Obediência
- Guarda
- Quando necessário, possui rápido ataque
- Aprendizagem rápida
- Farejadores, para encontrar objetos e pessoas desaparecidas
- Resgate e busca de drogas e armas
Treinamento de um Pastor Alemão
O adestramento do pastor alemão depende, primeiramente, do tipo de temperamento tem o cão. Aqueles mais agitados necessitam passar primeiro por uma etapa de socialização, para que depois passem pelo adestramento. Lembrando, que quanto mais o animal for novo, maior será a facilidade do aprendizado.
Geralmente o pastor alemão é treinado através de profissionais. Isso em razão de o animal apresentar enorme versatilidade, podendo trabalhar diretamente com os policiais, como informado anteriormente ou ainda através da posição de cão-guia, para auxiliar pessoas que possuam algum tipo de deficiência visual, tamanha é a esperteza dos animais desta raça.
Outra característica do pastor alemão é a capacidade de ser extremamente fiel ao seu dono. Com isso, eles passam a ser treinados também para auxiliar pessoas que passam por alguma forma de trauma ou que fazem terapia. O pastor alemão com adestramento é um maravilhoso companheiro, em razão de seu entrosamento perfeito com a pessoa doente.
Treinando um Pastor Alemão
O treinamento de um Pastor Alemão deve começar a partir de 08 semanas de vida. Ainda que seja possível o treinamento de qualquer pastor alemão, esses animais apresentam grande força quando adultos. Se começar com indivíduos filhotes, você poderá organizar sua personalidade e mais cedo desenvolver um relacionamento. Se você tiver um animal mais velho, é importante saber que é possível fazer seu treinamento de forma eficiente também.
Quanto a seus familiares, os pastores alemães são bastante protetores, por isso, leve seu animal a conhecer outros iguais e outras pessoas durante a infância, para habituá-lo a interagir com outros animais e pessoas.
Passe a manusear as orelhas, as patas, a cauda, e outros, antes de ir ao veterinário com o animal ou até mesmo para banho e tosa. Esse animal ficará bastante grande, então é preciso prepará-lo para procedimentos de higiene como limpeza de ouvidos, corte das unhas, e medição de temperatura quando ele é pequeno ainda. Será complicado de realizar esses exames num cão adulto que não se habitue com eles desde cedo.
Passe a ensinar primeiro os comandos mais simples, para o filhote. É importante treiná-lo para ficar parado, se sentar, a andar próximo de você e ainda a fazer as necessidades no local apropriado. Os comandos não serão entendidos imediatamente, por isso, tenha paciência quando o animal não fizer aquilo que você manda de pronto. Use elogios, afagos e petiscos para reforçar as ordens. Os pastores alemães gostam bastante de aprender e são cães motivados a obedecer aos comandos quando recompensados.
Procure evitar a agressividade ligada à alimentação. Você pode acariciar o animal quando ele está comendo, desde que o mesmo não pare de comer ou fique tenso com a situação. Caso isso aconteça ou ele passe a rosnar, é preciso trabalhar imediatamente com a resposta agressiva.
Mostre ao seu animal que as pessoas não tirarão dele o alimento, colocando mais ração enquanto ele ainda estiver se alimentando. Comece a colocar aos poucos, para que ele tenha associações positivas com pessoas próximas de sua tigela de alimentação. Utilize o momento da alimentação para buscar o treinamento do animal.
Vá aos poucos pedindo para que o filhote olhe para você para conseguir seu alimento, que fique parado, que sente e espere por sua ração. Mostre que você tem o controle sobre o alimento e dê recompensas ao bom comportamento.
Cesse devagar os petiscos conforme o animal for obedecendo a um comando, evitando assim que a obediência seja apenas para ganhar alimentos. É preciso dar continuidade ao elogio, e deixar de dar o petisco todas as vezes.
Caso procure alterar um comando para gerar uma resposta rápida, retorne com os petiscos até que o cão tenha o controle total do comportamento esperado. Após, passe a utilizar os petiscos somente para recompensar as atuações mais exemplares.
O cão da raça Pastor Alemão é próprio para ser um cão de guarda devido ao seu temperamento e porte. Além disso, o Pastor Alemão também pode ser adestrado para farejar drogas, armamentos ou demais objetos pela polícia devido seu olfato super desenvolvido. O mais interessante a respeito do Pastor Alemão é a forma como ele se apega ao dono, podendo ter atitudes extremas para proteger aquele de quem gosta.
O adestramento do cão Pastor Alemão é geralmente feito com o intuito de treiná-lo como cão de guarda ou mesmo um farejador. Para quem deseja treinar um cão para tomar conta de casa, o Pastor Alemão é uma ótima opção e devido aos seus instintos já desenvolvidos para tomar conta das pessoas de quem gosta, pode ser muito mais simples de treiná-lo.
Encontre um bom profissional para adestrar o seu Pastor Alemão e tenha um guarda infalível tomando conta da casa.
adoro pastor alemao
admiro a raça por a beleza e quero um pra mim.