Degu

O degu é um pequeno animal roedor que tem origem no centro do Chile em áreas de matagal. Por sua aparência é conhecido como rato-rabudo escova ou ainda como degu comum que é para diferenciá-lo dos outros membros do gênero Octodon. Existem outros membros desse gênero que não tem um segundo nome. Esse nome vem de degu Mapudungun dewü que significa camundongo ou rato.

O Degu

O pequeno roedor pesa entre 170 e 300 gramas e possui pelo amarelo ou marrom na parte de cima e num tom amarelo-creme na parte de baixo. Esse roedor tem um tom de amarelo em torno dos olhos e possui uma área mais pálida no entorno do pescoço. Esse camundongo possui cauda longa e fina com uma ponta adornada de preto.

As suas orelhas têm pouca quantidade de pelo e os seus dedos são de um tom cinza claro. Uma curiosidade é que o quinto dedo do pé desse roedor é uma espécie de prego pequenino que substitui uma garra nas patas. As patas traseiras desse roedor são de cerdas e os seus dentes são pontiagudos na forma de “8”, aliás é desse fato que vem o nome do gênero do degu, “Octodon”.

Degu – Interação Social

Animais bastante sociáveis que costumam viver em tocas, como vivem em grupos cavam comunitariamente construindo tocas cada vez maiores e mais complexas do que fariam se trabalhassem sozinhos. Os degus costumam cavar juntos criando verdadeiras cadeias de escavação.

Para as fêmeas é natural construir um ninho comunal para que amamentem juntas. Esses animais tem uma intensa vida na superfície na busca por alimentos. Por viverem em grupos os degus tem mais facilidade para detectar os predadores e cada indivíduo pode permanecer menos tempo na vigilância.

Comunicação

Os degus têm diversas técnicas de comunicação e possui um elaborado repertório vocal sendo capazes de vocalizar até 15 sons únicos. Os indivíduos mais jovens conseguem interpretar o que suas mães querem dizer. Esses roedores possuem sistemas emocionais desenvolvidos em seus cérebros. Para os degus a urina é usada como uma espécie de marca de perfume, algumas pesquisas demonstraram que esses animais reagem ao cheiro da urina de outros degus.

A Reprodução dos Degus

A reprodução desses animais acontece de forma sazonal, sendo que a sua estação reprodutiva é o outono do Chile. Isso porque nos dias de outono há 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. Os filhotes nascem no início da primavera, a gestação das fêmeas de degu dura em média 90 dias. Um tempo de gestação relativamente longo para roedores.

Uma ninhada de degu tem em média seis filhotes contudo o tamanho pode variar de um até doze indivíduos. Os filhotes nascem preparados para o mundo já com pelos e olhos abertos além de sistema visual e auditivo já em funcionamento. Diferente de outros roedores os degus machos também ajudam a proteger e cuidar dos filhotes até que eles possam viver sozinhos.

Hábitos Diurnos

Diferentemente de outros espécimes do gênero Octodon os degus tem hábitos diurnos, ou seja, são animais ativos durante o dia. Contudo, durante o verão esses animais não saem de suas tocas. Por isso eles tem uma boa visão e suas retinas possuem bastonetes e ainda dois tipos de cone. Tem picos de sensibilidade nos tons verdes e ultravioletas do espectro.

Algumas experiências demonstraram que os degus tem a capacidade de diferenciar a luz ultravioleta a partir dos comprimentos de onda visíveis para os seres humanos.

Alimentação dos Degus

Animais que são herbívoros e cuja alimentação tem como base gramíneas e folhas de arbustos. Os degus realizam grande ingestão de fibras, os tipos de alimentos variam conforme as condições ambientais. Assim como outros herbívoros esses animais fazem coprofalgia que consiste em se alimentar das suas próprias fezes.

O objetivo de se alimentar das suas próprias fezes é extrair mais nutrientes para a sua dieta. Esse hábito contribui para manter a sua função intestinal saudável mesmo em períodos em que se tem pouco alimento. Uma curiosidade em relação a dieta dos degus é que eles têm intolerância ao açúcar.

Nos degus foi encontrado um divergente da insulina em sua estrutura que tornam esses animais suscetíveis ao desenvolvimento de diabetes mellitus quando são alimentados com alimentos com açúcar. Acredita-se que essa é uma característica evolutiva devido ao fato de que não existem açúcares livres na base de sua dieta.

Experiências Com Degus

Esses animais são bastante inteligentes e tem características que são bastante interessantes para pesquisas. O pequeno roedor com cauda mais curta que o normal é estudado por diversas razões. Por exemplo, no Instituto Riken, em Tóquio, Japão os cientistas estudam os degus com o objetivo de observar o uso de ferramentas em animais. Os cientistas observaram que os degus tem a capacidade de empilhar objetos, isso é inédito em outra espécie além de macacos.

Essa espécie ainda é usada na pesquisa a respeito de ritmo circadiano, basicamente a função do cérebro de dizer qual é a hora do dia. Como esses animais podem ter hábitos diurnos ou noturnos, dependendo do ambiente, oferecem aos cientistas oportunidades únicas para estudo. Os roedores ainda mostraram grande valor em pesquisas a respeito de envelhecimento.

Uma experiência em que filhotes foram separados da mãe desde cedo observou mudanças de comportamento e desenvolvimento tardio na vida bem parecido com o TDAH em seres humanos. Já nos degus idosos foram descobertos marcadores neurais que se assemelham aos dos seres humanos que tem doença de Alzheimer. É a primeira vez que algo assim é observado num roedor.

Degus Pets

Os degus além de excelentes para pesquisa também tem grande valor como pet, contudo, esse gosto começou a pouco tempo havendo dificuldade em encontra-los nas lojas de animais até pouco tempo. Uma das características deles que são positivas para tê-los como animais de estimação é ter hábitos diurnos, uma personalidade divertida e rabo com pelos diferente de camundongos e ratos.

Além disso, tem uma expectativa de vida bastante elevada podendo viver até 13 anos nas circunstâncias ideais. Uma desvantagem em ter um degu de estimação é que se trata de um animal com grande disposição para mastigar. A dica é deixar o seu degu numa gaiola de plástico com fundo transparente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roedores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi Joice, adorei as fotos dos degus. Tenho 4 deles em casa e gostaria de postar as fotos tambem. Pena que nao existe no Brasil para ser vendido, engraçado é que nos EUA, Europa e Asia esse bichinho é comercializado, e no Brasil, que faz parte da America do Sul e fica mais “pertinho” do Chile nao se encontra em lojas.

    Jaqueline 11 de janeiro de 2010 10:48
  • Até hoje não tem a comercialização? ela é proibida ou só não foi trazido para o Brasil para reprodução?

    Kaguya 7 de junho de 2020 0:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *