Muriqui

Macaco Muriqui

É uma espécie de mamífero que pertence à classe dos primatas. É conhecido também como macaco do sul e é encontrados nas regiões do brasil, nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, Espirito Santo e Minas Gerais, mas também na Mata Atlântica onde o acervo animal é imenso. Seu nome muriqui é de origem tupi guarani que tem o significado de “ Gente que bamboleia, vai e vem”. Essa classe é composta por duas espécies, além do muriqui do sul, podemos encontrar o muriqui do norte, é possível encontra-los na zona sul do estado da Bahia até a zona sul do estado de Minas Gerais, tendo a Serra da Mantiqueira como a barreira entre a outra espécie. São animais de mesma espécie, com características bem semelhantes, tendo como a maior diferença alguns locais de habitat.

Características do Macaco Muriqui

O muriqui do sul e o muriqui do norte são os macacos do continente americano, eles são considerados os que tem o maior tamanho de comprimento com uma cauda de ate setenta e nove centímetros, podendo pesar entre os valores de doze quilos até quinze quilos, dependendo muito do habitat, pois quando são mantidos em cativeiros a espécie perde muitos quilos, sendo os machos com um peso maior que o da femea, tendo macho cerca de nove quilos e meio e a femea cerca de oito quilos e meio, pouca a diferença de peso mas significativa. A cauda é relativamente longa, o que é uma característica semelhante ao macaco aranha, mas tem também os braços e as pernas longas.

As duas espécies têm a mesma cor de pelos corporais, mas nos machos, os testículos apresentam a mesma coloração local da face da espécie do macaco muriqui, e também são bastante volumosos quando comparados aos demais macacos existentes, e nos macacos de sexo feminino, o local onde fica o ventre dá a impressão que é inchado, mas é comum. Os processos de locomoção dos muriquis são parecidos com o do macaco aranha também, tem o habito de pular de um galho para o outro usando a mão como apoio para se pendurar nos galhos. Os macacos que possuem o polegar também se sentem mais seguros na hora de se locomover em braquiação, mas não é necessário ter o polegar para se locomover dessa forma, onde os seus longos dedos o auxiliam muito bem na hora de cada manobra.

Macaco Muriqui e Filhotes Criados em Cativeiro

Macaco Muriqui e Filhotes Criados em Cativeiro

O que Diferencia as Espécies do Macaco Muriqui?

Os macacos muriqui podem ser diferenciados pela cor do pelo da face, onde os macacos muriqui do sul tem os pelos da face na cor escura, meio preta ou marrom bem forte. E o macaco muriqui do norte, por sua vez, tem a região facial esbranquiçada, porem essas características diferentes só podem percebidas depois que animal se torna adulto, que é quando elas surgem. Outra característica que difere as espécies são os dedos polegares, o muriqui do norte não possui o dedo polegar, quanto ao muriqui do sul possui esse dedo mas é de tamanho pequeno.

Entre as espécies, o que diferencia a sexualidade, além dos órgãos genitais, são o tamanho dos membros e da cauda, sendo o macho relativamente com membros menores do que as femeas da espécie. Porém, eles continuam tendo o mesmo tamanho de comprimento do corpo, mas os machos têm um peso maior que as fêmeas.

Habitat das Espécies Primatas Macacos Muriqui

São encontrados no continente americano inteiro, onde no brasil cada espécie é caracterizada pelas regiões em que vivem. Geralmente habitam florestas que tem arvores altas que medem entre seiscentos a mil e oitocentos metros de altura, onde eles podem se locomover de forma braquiação, onde ficam a maior parte do tempo. Eles também vão a superfície terrestre para pegar algum fruto ou apenas descer das arvores, mas preferem ficar mais nas arvores devido a predadores que possam estar por perto. Durante a seca, procuram florestas que já passaram pela seca e estão no processo de regeneração, mas é comum hoje em dia, coma natureza tão invadida pelos seres humanos, ver os macacos muriquis nas florestas próximas de casas e centros urbanos. No brasil, é possível encontra-los em cerca de doze locais, tendo o estado de minas gerias a maior população de macacos muriqui de todo o pais.

Extinção dos Macacos Muriqui

Os macacos muriqui do norte tem sido o mais propenso a extinção devido as áreas que habitam e sua população ser fragmentada devido a área de habitat do que os macacos muriqui do sul. Há cerca de quinze anos atrás (por volta de dois mil e dois), os macacos muriqui chegaram a fazer parte da lista dos vinte e cinco macacos extintos do mundo, e o instituto brasileiro de meio ambiente e recursos naturais renováveis também alertou sobre a espécie estar em perigo de extinção.

As áreas de habitat comum são supervisionadas por órgãos do governo para manter a área segura para a vivencia desses animais, mas a caça proibida é cada vez mais forte, sendo o principal motivo de possível extinção da espécie. Mas em alguns estados como em minas gerias pode se observar um aumento significativos das espécies de macacos muriqui, mas a área em que eles vivem aparenta estar cheia de macacos muriqui e precisando de uma nova área para a vivencia desses macacos. Os macacos muriquis não são facilmente encontrados em cativeiro, e desde anos atrás o governo não aparentou interesse em manter a espécie protegida e segura, onde o único órgão de defesa dos animais, o Centro de primatologia do Estado do Rio de Janeiro demonstrou interesse pela espécie e conseguiu protege-los dos maus feitos dos seres humanos. Hoje em dia, diversos outros projetos de conservação auxiliam na tarefa de mantê-los seguros e protegidos de qualquer mal feito a eles.

Em situação que é permitido cativeiro é apenas para a exposição em zoológicos, onde são bem cuidados com o acompanhamento de uma equipe do zoológico e alimentados. É possível encontrar os macacos muriqui do sul e macacos muriqui do norte nos zoológicos, onde torna-se possível que os seres humanos possam vê-los de perto e conhecer um pouco da história deles. Mas as áreas abertas onde os macacos muriqui habitam, se for perto da civilização é possível que os seres humanos tenham a visão deles nas arvores imensas.

Curiosidade do macaco muriqui: a figura do macaco muriqui foi utilizada pelos designes dos jogos olímpicos no brasil em dois mil e dezesseis, passam a mensagem de alerta para que as pessoas se conscientizem do grande problema de extinção que essa espécie vem passando ao longo dos anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Primatas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *