As Particularidades do Sagui de Coleira

Também conhecido como Sagui-de-duas-cores ou Souim de coleira, é um animal encontrado na Amazônia. Como diversos outros tipos de bichos, tornou-se raro e está ameaçado de extinção em listas nacionais e internacionais de preservação. Contudo, no caso deste há um agravante: o homem, não satisfeito em matar, também vem destruindo o ecossistema preferido dele.

Ou seja, com o crescimento da cidade de Manaus, e a consequente diminuição da área florestal, faz com que o Sagui de coleira venha perdendo o seu habitat.

Sagui

Felizmente, ainda pode ser encontrado em algumas áreas protegidas, como a Reserva Ecológica de Sauim Castanheira, localizada no Amazonas .

Seu nome científico é Saguinus bicolor e pertence a ordem dos primatas. Habitam florestas de diversos países da América, sendo que das 35 diferentes espécies, ao menos 25 são brasileiras.

Característica

Fisicamente, o Sagui mede cerca de 23 cm de corpo e mais 38 cm de cauda. Possui por volta de 450 gramas, sendo um bichinho bem pequeno. É constituído por duas cores: pelagem branca na parte da frente, que corresponde aos braços, pescoço e tórax, além da parte das costas; marrom alaranjado na barriga, parte interna das pernas e no dorso.

Pelos

Sem pelos na cabeça e na rosto. Outra particularidade são as garras afiadas que o ajudam a ser um exímio escalador de árvores.

Alimentação

Frutos e flores são a sua especialidade. Com o paladar diversificado, também é um bom degustador de répteis, lesmas, insetos, ovos e néctar dos troncos de árvores.

Particularidades

Preferem o dia em detrimento da noite. Vivem praticamente o tempo todos em árvores, saltando de um lado ao outro com facilidade. Quando sentem necessidade de ingerir líquido é o único momento em que podem ser encontrados andando pelo chão. Os troncos ocos são feitos de moradia.

Família

Adotam tal palavra com convicção. Vivem em grupos que variam e podem chegar a até 12 indivíduos. A cada gestação, que dura até 150 dias, nascem até dois filhotes por vez com a possibilidade de nascimento em até duas vezes ao ano. O cuidado com a cria é responsabilidade tanto do macho quanto da fêmea.

Filhotes

Os filhotes mamam até os seis meses de idade e são muito ligados aos pais, aos tios e aos irmãos. Tanto que chegam ao ponto de ficar agarrados ao pelo deles, como forma de carinho e acolhimento.

Inimigos

A jiboia e o gavião são os principais predadores da espécie. São animais que requerem todo o cuidado possível. Outra espécie de Sauim, o de Mãos Douradas, também vem ultimamente invadido o habitat do Sagui de coleira, fazendo com que percam ainda mais território.

Por: Thiago Viana

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Primatas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *