Veado-galheiro

O Odocoileus virginianus, conhecido como veado-galheiro ou cervo do pantanal (também chamado suaçuetê) pertence a família Cervidae da ordem Artiodactyla.

É encontrado na porção Norte da Cordilheira do Andes e no Norte do rio Amazona. É o maior veado da América do Sul. Vivem em praias com mangue,  áreas abertas com árvores esparsas, matas espinhosas, terras baixas ou com bastante vegetação.Evitam áreas de floresta densa.

Veado-galheiro

Veado-galheiro

Possuem coloração acinzentada. Na porção inferior da cauda tem uma parte branca é característica da espécie, também chamado de veado-de-cauda-branca, devido á isso. Os chifres possuem um eixo principal frontal, com poucos ramos voltados para cima.

Um adulto chega a medir aproximadamente 70 centímetros de altura e 1,40 metros de comprimento e a pesar 40 quilos. Alimentam-se de folhas, brotos, galhos, gramíneas e frutos. A gestação dura nove meses, e nasce somente um filhote. É um animal solitário, visto na companhia da fêmea somente durante a reprodução.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Existe aqui um equívoco. O Odocoileus virginianus (veado da Virgínia)não é o mesmo que o (Blastocerus dichotomus (este sim, o cervo do Pantanal), pertencem a gêneros e espécies diferentes.Seria bo corrigir que o animal da reportagem(artigo)não se trata do Cervo do Pantanal.

    NomeJoão Pinheiro 25 de agosto de 2012 19:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *