Preguiça de Três Dedos

Quando ouvimos falar em bicho preguiça, não imaginamos que existem diversas espécies desse curioso animal, sendo que muitos deles são contrabandeados e tornam-se animais de estimação, mesmo contra a lei.

A preguiça de três dedos, ou preguiça comum, é um desses animais dóceis que muitos querem levar para casa para servir de animal de estimação para as crianças.

Características

Cientificamente conhecida como Bradypus Variegatus, esse pequeno mamífero é considerado desdentado, pois seus pequenos dentes não possuem raiz e nem esmalte crescem freqüentemente decorrente ao desgaste. Seus lábios são duros, e servem para partir as folhas, possuem alguns molares que mastigam a comida.

Preguiça Comum

Muitas se alimentam também das algas que crescem em seus pés, essas algas ajudam na nutrição das preguiças.
A preguiça comum possui pelos longos de cor acinzentada, o macho se diferencia com uma mancha preta amarelada nas costas, chegam a medir 1 metro de comprimento.

Uma preguiça pode viver ate 40 anos.
São boas nadadoras, chegam a ficar 20 minutos embaixo d’água, sem a necessidade de respirar. Quando estão na água são bem ágeis.

Hábitos e Habitat

Assim como a preguiça real, é um animal de hábitos noturnos, gosta de dormir durante o dia inteiro, pela manhã preferem ficar no topo das árvores para tomar o sol da manhã, se alimentam preferencialmente durante a noite, são animais herbívoros, comem folhas de árvores, gostam das folhas da embaúba, figueira, trepadeiras e frutos de ingazeira, mas também quando filhotes, se alimentam de alguns insetos.

Só descem das árvores uma vez por semana para defecar, são animais asseados, cavam o buraco onde depositam as fezes, e depois os cobre com terra. No geral, defecam próximo às arvores que estão nunca ao muito longe, pois são animas de metabolismo lento, levam tempo até mesmo para processar o alimento digerido durante a semana.

Preguiça na Árvore

Elas não precisam ingerir água, pois as paredes de seu intestino absorvem quantidade necessária quando está digerindo os alimentos.
A destruição das matas, habitat natural das preguiças de três dedos, o desmatamento e a devastação das queimadas é o que prejudica essa espécie animal. Em focos de incêndio nas matas, raramente uma preguiça consegue se salvar, já que são vagarosas para se locomover.
No Brasil são encontradas na Mata Atlântica, e nas regiões amazônicas. Podem ser encontradas na Argentina e em Honduras.

Reprodução

A gestação gera apenas um filhote, é raro nascer dois quando as fêmeas estão prontas para o acasalamento, elas chamam os machos através de sons específicos para a copulação.

A gestação dura cerca de 11 meses, e A  fêmea cuida sozinha do filhote, carregando-o em suas costas até ele chegar a idade propícia para viver sozinho.

Filhote de Preguiça

A espécie é bem resistente, se bem cuidada consegue facilmente se reproduzir mesmo em cativeiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *