Cachorro-Vinagre

O cachorro-vinagre é um mamífero que recebeu esse nome pelo cheiro muito forte de sua urina, cujo odor lembra vinagre. Eles vivem em savanas e florestas, sempre perto da água, visto que são bons nadadores e fazem parte da fauna brasileira. Alimentam-se de roedores e sua gestação dura aproximadamente 67 dias, gerando de 4 a 6 filhotinhos. Infelizmente esses animais também correm o risco de extinção.

Conhecendo Melhor o Cachorro-Vinagre

O nome científico desse canídeo considerado como o mais sociável em território nacional é Speothos venaticus e pode ser encontrado no Brasil e em alguns países vizinhos como Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Guianas. Possui em média apenas 30 centímetros de altura e pesa em torno de 6 kg. O pelo do cachorro-vinagre é marrom com tons amarelados especialmente no seu dorso. Suas patas, cauda e área abaixo do pescoço são pretas. Possui orelhas pequeninas, cabeça com formato quadrado e patas um tanto curtas. Excelente nadador esse animal possui membranas interdigitais entre os seus dedos, algo que facilita os movimentos aquáticos.

A Base Alimentar do Cachorro-Vinagre

Como já citado alimenta-se de roedores como pacas, capivaras e cutias, contudo, também pode sobreviver caçando rãs e patos. Por ser um animal silvestre está adaptado para variar o ‘cardápio’ visando a sua sobrevivência.

Cão de Matilha

Trata-se de um canídeo que costuma viver em matilhas com até dez indivíduos, normalmente os integrantes do grupo pertencem à mesma família e existe respeito à hierarquia. Os casais tem comportamento monogâmico e as crias do par dominante tem posição especial no grupo.

A comunicação entre eles é bastante eficiente e realizada por meio da emissão de gritos agudos e vários tipos de sons. Possuem hábitos diurnos sendo que a noite esses canídeos costumam se recolher para dormir em cavidades de árvores ou tocas.

Cio do Cachorro-Vinagre

Assim como cães domésticos, o cachorro-vinagre, possui períodos de reprodução conhecidos como cio das fêmeas que acontecem duas vezes por ano. Esse comportamento pode variar de acordo com o lugar em que os animais habitam. O período de gestação da espécie é de 67 dias culminando com o nascimento de ninhadas com 4 a 6 crias que vem ao mundo nas tocas e recebem alimento dos adultos do grupo até que completem cinco meses de vida. Ao completar 1 ano a espécie atinge a maturidade sexual. A expectativa de vida é de 10 anos.

Ilustre Desconhecido

Algo interessante a respeito do cachorro-vinagre é que ele não é muito conhecido na América do Sul. Considerado raro esse animal está na lista das espécies em situação de quase ameaça de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Os motivos que ajudaram nesse status para a espécie é o seu convívio em isolamento assim como a intensa destruição do seu habitat natural que lhe tira a possibilidade de viver com tranquilidade e se reproduzir.

Curiosidade

A primeira vez que essa espécie foi descrita foi ano no de 1842 a partir do achado de fósseis em cavernas em território brasileiro. O mais interessante é que somente depois dos fósseis terem sido encontrados foram avistados os animais vivos. Em algumas tribos indígenas o cachorro-vinagre possui o status de animal doméstico. Nunca houve período de caça desse animal por motivação econômica.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *