Fotos Búfalo

O Búfalo é um mamífero pertencente a família Bovinae e gênero Bubalus, e estes são divididos em alguns grandes grupos o primeiro é Bubalu bubalis, ou comumente chamado de Búfalo do Rio e o segundo é Bubalus bubalis kerebau, popularmente Búfalo do Pantano. A diferenciação crucial entre estes dois grupos é que o primeiro possui 2n = 50 cromossomos, enquanto o segundo apresenta 2n = 48 cromossomos. Dentre as espécies de búfalos podemos citar Bubalus bubalis, Bubalus arnee, Bubalus depressicornis, Bubalus quarlesi e Bubalus mindorensis. O búfalo doméstico e o selvagem como Búfalo americano e o Búfalo Africano são de grupos diferentes, já que seus cromossomos são 2n = 60 e 2n = 52 respectivamente.

São animais de grande porte, e os búfalos domésticos são dóceis, diferentemente dos selvagens que habitam regiões dos Estados Unidos ou da África. Os búfalos do pântano em épocas de muito calor costumam cavar buracos no pântano para se aterrarem ali, esta tarefa lhes confere proteção contra o calor e também é uma forma de combater parasitas existentes em sua superfície corporal. São caracterizados por apresentarem certa rusticidade e de fácil adaptação em diferentes ambientes, sendo uma característica muito favorável a sua criação.

São ainda animais com grande importância econômica, usados para a produção de leite e derivados de laticínios e também de carne. Búfalos com este fim são os domésticos, sendo que sua criação pode ser em regime extensivo, intensivo ou semi-intensivo.

Tipos e Fotos de Búfalos

De acordo com a segmentação de búfalos citados acima, há indicações de como realizar o manejo e direcionamento do tipo de criação de acordo com o grupo. Os búfalos de pântano são indicados para trabalho de tração, muito difundido na Ásia. Uma raça deste grupo é a Carabau.

  • Carabau – Apresenta uma pelagem de cores que variam de tons acinzentados escuros ao vermelho.

Já os búfalos de rio são mais indicados ao gado de corte e leite, possuem cores dominantes do cinza escuro ao preto em sua pelugem. Possui um distribuição geográfica bem ampla, já que podem ser encontrados em todas as regiões do planeta. São suas raças.

  • Nili-Ravi

Encontrado principalmente no Paquistão e na Índia, criação direcionado a produção de leite.

  • Murrah

Direcionada também a produção leiteira e é originário da Índia. É encontrado em regiões como Punjab, Haryana, Bulgária, Egito, União de Delhi, Hisar, Fatehabad.

  • Toda

É também uma raça da índia, sendo que em seu último senso realizado foram constatados mais de 50.000 cabeças. Esta é tradicionalmente de regiões de colinas, e no rebanho, geralmente são formados por fêmeas e muito esporadicamente há machos em seu meio.

  • Mehsana

É a raça considerada evolutiva das raças Surti e Murrah. Este nome advém do seu lugar de origem, Mehsana. Direcionado a produção de leite.

  • Jafarabadi

Raça de criação também no Brasil, sendo originalmente vinda da Índia.

  • Tarai

É uma raça encontrada principalmente nas regiões Indianas de Uttarakhand, Ram Nagar, Khatima e Nanakmatta. Raça leiteira.

  • Jerangi

Possuem um porte menor em comparação as outras raças, e são fáceis de serem encontrados em colinas, têm uma face mais encurtada e pele mais afinada. É muito útil em arados em plantações de arroz.

  • Desi

Também raça indiana, é popular pelo leite que produz.

  • Manda

São encontrados no distrito de Koraput, Índia. Produção de leite.

  • Kundi

São animais já citados e domesticados há mais de 4500 anos no Vale do Indo, sendo esta raça de destaque em criação no Paquistão.

  • Sambalpur

São de tamanho destacadamente grandes, porém dóceis, e são encontrados em Sambalpur, Baragarh.

Raças de Búfalos Criados no Brasil

  • Mediterrâneo

São animais originalmente da Itália, cujo manejo principal é direcionado ao gado de corte e produção leiteira, possuem um médio porte.


  • Murrah

É uma raça indiana. Tem como característica diferenciáveis um porte compacto, médio, curtos chifres onde se enrolam de forma espiralada, encaixando-se na altura do crânio.

  • Jafarabadi

É também da Índia, é o que apresentam maior porte dentre outras raças, sendo que seus chifres são alongados, finos e harmônicos.

  • Carabao

Têm origem nas Filipina, tem tons mais claros em sua pelugem, longos e pontiagudos chifres e cabeça pontiaguda. Esta raça, no Brasil é encontrado principalmente nas ilhas de Marajó, no estado do Pará.

É sabido que tais raças de búfalos foram introduzidos no Brasil a partir do século XIX. A região pioneira neste setor foi o Pará, na Ilha de Marajó. De acordo com estudos recentes, é estimado que o tamanho do rebanho de búfalos seja de aproximadamente 3 milhões, é considerado o maior rebanho de bubalino da América.

Como já citado, são animais que se adaptam muito bem a qualquer clima, sendo que são sucetíveis a regiões pantanosas. Estes animais possuem glândulas sudoríparas em número bastante reduzido quando comparados aos bovinos e desta maneira se faz necessário criar estratégias alternadas para que estes consigam se refrescar e trocar o calor interno com o meio externo. Além de possuírem poucas glândulas sudoríparas, o animal possui uma camada grossa de epiderme, piorando ainda mais a termorregulação do corpo.

Sua alimentação refere a ingestão de vegetais variados, conseguem transformar componentes de baixo teor energético em potenciais estruturas energéticas, que se transformam em produtos como o leite, carne e seu trabalho.

Quanto a sua reprodução, estes são muito semelhantes aos bovinos, com período médio de 10 meses de gestação. O período adulto e inicial de criação se aproxima de 26 meses de idade, com aproximadamente 350 kg. O período de tempo entre os partos giram em torno de 1 ano e dois meses. Os bezerros, praticamente 1 por ano nascem com cerca de 35 kg. Normalmente é instigado a reprodução de monta natural, mas também há a opção de inseminação artificial, sendo esta uma metodologia utilizada e já consolidada.

O rebanho bovino é reconhecido por possuir maior fragilidade perante enfermidades que os acometem, diferentemente dos búfalos, suas doenças são semelhantes, porém estes são mais resistentes. O tipo de criação extensiva é considerada a de maior risco a vida destes animais pelo alto índice de infecção pelo Toxocara vitulorum e outros parasitas que se alojam nos aparelhos digestivos. São doenças de alto risco e incidência a brucelose, a tuberculose, a leptospirose, filariose, sarna, tripanossomíases e outras doenças.

Este animal é reconhecido mundialmente pela produção proteica direcionada a alimentação de humanos, já que sua carne, de acordo com pesquisas têm qualidades e características como baixo teor de gordura saturada, colesterol e também calorias e seu percentual de proteínas se destaca quando comparado com outros tipos de carnes. Quanto aos produtos derivados do leite, o leite de búfalo tende a ter uma textura diferenciada dos produtos de leite bovino, são mais rígidos, secos, duros e quebradiços, já que têm micelas de caseína em tamanho maior. Ainda o couro do animal é mais grosso, pesado, espesso, flexível e também mais poroso e sua aplicação é muito difundida em produtos e bens que levam uma fina coraria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Grandes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *