Cavalos e vacas sempre foram utilizados pelo homem como meio de transporte, para ajudar na agricultura no manuseio de ferramentas pesadas e como alimento também. Os cavalos existem em uma diversidade muito grande de raças, cada qual sendo apropriado para um tipo de atividade.
Os cavalos garranos são de pequena estatura, tendo aproximadamente 1,25 metrosa de altura. No entanto isso não diminui sua força e contribuição para a agricultura. Quando livres na natureza, esses animais vivem em grupos com apenas um macho e diversas fêmeas.
A História do Cavalo Garrano
Conhecidos popularmente também como cavalos ibéricos, os equinos dessa raça, tem sua origem em Minho e Trás-os-Montes, Portugal. Historicamente esses cavalos foram separados dos demais no período quaternário. Por ser um animal de pequenas dimensões é considerado um pônei por alguns, pode ser empregado na realização de trabalhos no campo e para o transporte. Tem galope forte até em solos mais complicados especialmente porque tem um estilo de vida rústico que lhe atribui características de maior resistência.
Indivíduos dessa raça podem ser vistos levando uma vida selvagem nas serras localizadas ao norte de Portugal. Como já se encontrou em vias de extinção, hoje em dia, a espécie está sob políticas de proteção. Há também criadores de cavalos Garrano que objetivam aumentar o número desses equinos. Por ter sido criado em liberdade esse animal conseguiu preservar todas as suas características físicas e psicológicas ao longo do processo de seleção natural.
Corridas de Garranos
Uma curiosidade é que ainda nos dias de hoje é comum que sejam realizadas as chamadas corridas de Garranos em Minho. Trata-se de um evento em que os equinos demonstram todas as suas habilidades de galope e de resposta aos comandos dos cavaleiros.
Quais São as Características Físicas do Cavalo Garrano?
Um cavalo que não é muito grande podendo atingir tamanho de até 145 cm e peso de até 190 kg. Considera-se um animal adequado ao trabalho no campo haja vista que cavalos maiores costumam trazer mais dificuldades de manejo. O perfil desse cavalo é reto e algumas vezes côncavo. O pescoço desse animal é musculoso e bem sólido em especial nos garanhões.
A pelagem desse animal geralmente é encontrada em tons de castanho, dentro de uma ampla gama. No inverno o pelo desse cavalo lhe confere um visual quase de urso. A crina costuma ser bastante farta e os pés embora pareçam ser muito pequeninos tem grande resistência, um animal excepcional para o trabalho na fazenda.
Comportamento do Cavalo Garrano
O cavalo Garrano não é um animal de temperamento sensível, contudo, não tem problemas em demonstrar a sua força ou que não gostou de alguma coisa. É importante que o criador esteja focado em manter o controle sobre o equino para evitar qualquer tipo de estresse desnecessário. Os Garranos selvagens tem grande coragem, contudo, não gostam de manter contato com o ser humano. Num encontro com um animal desses vivendo na natureza é melhor não se aproximar, pois pode até haver agressividade.
Já os cavalos Garrano criados em cativeiro tendem a ser dóceis e ter um comportamento menos temperamental. Tirando essa pequena diferença de comportamento gerada pelo ambiente – rústico ou de cativeiro – os dois tipos de Garrano costumam ter muitas coisas em comum.