A (Balaenoptera physalus), baleia-fin também chamada de rorqual-comum e mais conhecida por baleia-comum, é um mamífero marinho que pertence à família dos balenopterídeos, da ordem dos cetáceos.
É dividida em duas subespécies: a baleia-comum-antártica encontrada no Oceano Antártico, e a baleia-comum-do-norte, encontrada no Atlântico Norte. Estas baleias são encontradas em todos os oceanos, das águas tropicais às polares e é considerado o segundo maior animal existente, só ficando atrás da baleia-azul.
Pode chegar a atingir até 27 metros de comprimento. O corpo da baleia é longo e esguio, de cor cinza-amarronzado e sua parte inferior é esbranquiçada.
Alimentam-se de pequenos cardumes de peixes, crustáceos e lulas, alimentam-se pela abertura de suas mandíbulas.
As fêmeas, entre 3 e 12 anos de idades, já alcançam a maturidade sexual e o período de gestação vai de onze meses a um ano. As fêmeas reproduzem a cada 2 ou 3 anos, chegando a produzir até 6 fetos, porém são mais comum os nascimentos únicos.
O encontro entre as espécies ocorre nos mares e tem cerca de 3 reproduçoes sexuais por dia. Um filhote leva de 6 a 7 meses para desmamar.