O lince ibérico (Lynx pardinus) é uma espécie bastante nativa da Península Ibérica, no Sul da Europa que está sendo bastante ameaçada de extinção.
É a espécie de felino mais ameaçado do mundo. Segundo o grupo ambientalista SOS Lynx, se esta espécie desaparecer seria um dos poucos felinos extintos desde com base no período de tempo de 10 mil anos atrás.
Muitas espécies de felinos se desenvolveram em conjunto na Europa central ,na época do Pleistoceno, sendo separados por escolha do habitat. O lince ibérico é acreditado para ter evoluído a partir issiodorensis Lynx.
Em muitos aspectos, o lince ibérico se assemelha a outras espécies de lince, com uma cauda curta, as orelhas adornadas e um colar da pele abaixo do queixo.
Enquanto o lince eurasiático tem bastante marcas pálida, o lince ibérico é distinto com manchas de leopardo, com um casaco que muitas vezes é cinzento-claro ou vários tons de marrom-luz amarela.
O revestimento também é consideravelmente menor do que em outros linces, que são tipicamente adaptados ao frio ambiente.