O Gato Do Mato Ou Jaguatirica
Há diversas espécies de animais exóticos no pais e nesse artigo vamos falar de um animal que é conhecido por ter semelhanças com um outro animal doméstico, porem esse é selvagem e vive mais nas matas, podendo se ter contato com ele apenas em reservas naturais ou zoológico. Estamos falando do gato do mato, que é conhecido pela população com o nome de jaguatirica. Ele se assemelha bastante ao gato doméstico que vive em centros urbanos, em meio a população e essa é a maior diferença entre a jaguatirica.
Características e Habitat
O gato do mato faz parte da família dos felídeos assim como as onças, os leões e os leopardos, eles alimentam de carne tornando-os uma espécie carnívora. São mamíferos e assim como as outras espécies, eles se amamentam nas suas mães até determinado tempo e dois são incentivados a caça para que possam viver sozinhos, pois são espécies que vivem isolados. São encontrados na América do Sul, mais precisamente os países no sul do brasil, abrangendo a Bolívia, o México e o Chile.
O seu habitat é a mata e os bosques desses países, onde também pode encontra-los em áreas como os pântanos. É uma espécie que, embora seja de grande quantidade, já foi considerada quase ameaça da extinção, pois os locais onde costume de habitat são modificados devido a civilização dos países que são de origem.
A aparência dos gatos do mato, também chamados jaguatiricas, são o que mais atrai os caçadores ilegais, devido ao seus pelos que, diferente dos gatos domesticados, tem manchas pretas e redondas semelhantes a onça pintada, com o fundo num tom amarelado ou também pode ser num tom pardo. Os pelos sãos curtos e eles tem o corpo malhado e musculoso. No peito e nas patas a cor é branca e muitas vezes é possível perceber algumas listras pretas no meio da pelagem. Essas características são raras comparadas as outras espécies e são as maiores causas da quase extinção da espécie.
Essa espécie tem a capacidade de subir em arvores altas, mas não é um comportamento comum dos gatos do mato, eles geralmente se alimentam de caça noturna e tem como alimento animais terrestres que vivem nas matas como os ratos do mato, as lebres do mato, os sapos e os peixes que vivem em logos rasos, também de lagartos de porte pequenos e insetos que são maiores. Quando habitam em matas próximas de fazendas, os gatos do mato invadem galinheiros e viveiros e comem os animais, mas sentem medo dos seres humanos e são ferozes apenas quando são atacados assim como todos os animais.
As fêmeas do gato do mato entram no cio entre quatro a seis meses por ano, onde cada cio tem a duração de suma semana a dez dias. Geralmente têm o período de gestão entre setenta e setenta e oito dias. O coito é feito geralmente entre o mês de outubro e o mês de março e são paridos cerca de mais ou menos dois filhotes, sendo três filhotes muito raro nascer. Diferente da espécie de gatos domésticos, esses filhotes são desenvolvidos de forma mais lenta, tem o período de amamentação entre dois a quatro meses e o crescimento num período mais longo, tendo a condição de vida sozinha e independente por volta de oito meses de vida. A espécie do gato do mato pode ter a vida sexual ativa a partir de um ano meio ou dois anos de idade, onde a femea procura uma arvores velha e oca para dar à luz ou, muitas vezes, ela da luz atrás de moitas ou no meio da mata, onde tenha bastante mato capaz de esconder os filhotes recém nascidos e vulneráveis. A expectativa de vida dos gatos do mato é de mais ou menos vinte anos de idade.
nossa esse gato é muito lindo amei!!!!!!! rsrsrs
alice e sindy nos amamos♥