Curiosidades Sobre a Hiena

Hiena em desenhos e filmes infantis

A hiena é um animal com péssima reputação, tanto na vida real quanto no mundo dos Filmes Infantis. No filme O rei leão as hienas são representadas como uma categoria de animais desprezíveis. Muitas lendas e histórias da cultura popular nos seus países de origem contribuíram para essa má fama, junto com seu andar furtivo e manquejante, o cheiro desagradável, o grito áspero e o fato de comerem cadáveres. Na realidade a hiena é um animal mamífero, carnívoro, natural das savanas africanas, mas tem uma grande capacidade de adaptação, o que lhe garante estar fora da lista de Animais em Extinção mesmo sendo um animal caçado sem piedade na maior parte da África o Continente da Diversidade.

Hienas do Filme O Rei Leão

Hienas do Filme O Rei Leão

Organização, Tamanho e Peso das Hienas

A hiena vive em grupos de 40 a 100 integrantes e diferentes da maioria a organização da sociedade de hienas é matriarcal, e assim é a fêmea mais velha normalmente quem lidera o bando. Uma hiena pode chegar á 20 anos e pesar até 70 quilos, sendo a fêmea maior que o macho. Os filhotes nascem de olhos abertos e já possuem dentes e é muito comum dois filhotes recém-nascidos lutarem até a morte de um deles, o que lhe garante a sobrevivência, especialmente quando nascem duas fêmeas. Assim fica comprovado o instinto agressivo e violento das hienas, especialmente as fêmeas, condição que lhes garante a sobrevivência nas regiões mais hostis do planeta, e lhe garantem a qualificação de Animais Perigosos.

Foto

Foto

Habitat

Apesar de serem naturais das savanas podem viver em florestas e também ao redor de cidades, onde encontram comida farta atacando o gado das fazendas da periferia, se necessário atacam Animais Domésticos, lobos, Búfalo, e também outros animais selvagens, são animais difíceis de serem intimidados, especialmente quando sentem fome, podendo correr por vários quilômetros atrás de uma presa. Não existem grandes estudos sobre as hienas, pois são animais muito desagradáveis além de hostis, seu forte cheiro exalado pelo resto de carne e sangue da Pele de Animais impede qualquer aproximação mais amistosa.  Algumas tentativas de domesticação do animal já foram feitas, no entanto até o presente momento nenhuma delas resultou algum êxito.

Habitat das Hienas

Habitat das Hienas

Preservação Necessária

Entretanto apesar de todo o desprezo que a hiena causa os ambientalistas e cientistas garantem que a preservação das hienas é muito importante para o Controle Meio Ambiente, pois comem carniças, dejetos, ossos e as carcaças de Animais de Diferentes Espécies que são abandonados por outros bichos depois que se sentem satisfeitos, realizando dessa forma a limpeza do ambiente. Com esse hábito alimentar a hiena é responsável pela salubridade do meio ambiente, evitando doenças e também a contaminação da água, que poderia causar dano a outros animais e a população local. Provavelmente as diversas lendas que fazem parte da cultura de alguns povos africanos, como a que acredita que as hienas transportam os maus espíritos, sejam exatamente por serem animais necrófagos, ou seja, que se alimentam de outros animais mortos.

Hiena

Hiena

Características das Hienas

A hiena é dos animais carnívoros mais comuns de serem vistos no continente africano. Este animal conhecido e caraterizado como selvagem é conhecido em todo o mundo como sendo nada amigável, personagem até vilão em desenhos animados como no caso do clássico filme em desenho “O Rei Leão”. Apesar de imagens, o mostrarem como um animal arisco e nada amigável. É um lindo felino com pelugem que lembra bastante a do leão mas bem mais grossa e pintada.

Ao longo dos anos, as hienas e os seres humanos criaram uma relação, muitas vezes levando a uma predação mútua. No antigo Egito tais animais foram domesticados, engordados propositalmente (como se faz no Brasil com galinhas) e comidos, criados em quintais de casas. Mas não são animais domésticos e dada a violência do bicho, não podem ser criados em lares.

Curiosidades sobre a Hiena

Com fama de ser covarde e tímida, a hiena pode ser ousada e perigosa, tanto para caçar como em ataques a outros animais e seres humanos quando sentir que está sendo perseguida. É um animal esperto e que não faz som nem para se comunicar, usando sempre a linguagem corporal para mostrar o que deseja aos outros do seu bando. Conheça curiosidades sobre as hienas a seguir:

Tipos de hienas – Existem três espécies de hiena na África: a hiena listrada (África Oriental), a hiena marrom (África do Norte) e a hiena dourada, que vive em todo o continente.

É a fêmea que domina o bando – Diferente da maioria dos outros animais mamíferos africanos e ao redor do mundo, são as fêmeas que são dominantes em seus bandos. Até seu corpo é maior com mais de seis quilos. No geral, são os machos que são de maior porte, como no caso dos gatos, leões e tigres. É difícil diferenciar as hienas macho e fêmea apenas olhando ao longe porque são semelhantes demais.

Animal

Animal

Hienas possuem os dois sexos em um mesmo corpo – Eles são hermafroditas (possuem ambos os órgãos sexuais em um mesmo corpo) mas não podem mudar de sexo à vontade, como muitas pessoas acreditam. Embora a genitália externa feminina tenha uma semelhança grande com a do sexo masculino, ambos podem ser distinguidos e usam apenas um no dia a dia.

Não se sabe o porque que a hiena possui os dois sexos, mas pode ter sido necessário ao longo da evolução da espécie para que pareçam grandes e fortes para proteger seus filhotes do sexo masculino, já que este animal possui tendências canibais.

Hienas são canibais – Elas não se alimentam da própria espécie, mas de fato há casos de animais que comeram seus próprios amigos e parentes. Isso pode acontecer por uma competição de espaço e alimento e é algo bem comum entre os bancos.

Onde encontrar hienas –O habitat natural das hienas são pastagens, florestas, savanas, desertos e montanhas.

Hienas vivem em clãs – Estes animais são organizados em clãs territoriais de indivíduos relacionados que defendem suas casas contra clãs intrusos. O centro da atividade do clã é o “den”, onde os filhotes são criados e os membros se encontram, como em uma aldeia de índios. A “den” é normalmente situado na zona alta da parte central do território. Para chegar até lá são feitos túneis subterrâneos.

Hienas usam o mal cheiro para marcar seu território – Este é um costume bem dos felinos que as hienas mantém. Estes animais marcam e patrulham seus territórios depositando uma substância com cheiro forte produzida em suas glândulas anais. É um odor que para o humano passa desapercebido mas é bem sensível a outros felinos predadores.

O motivo de tal substância ser necessária é que as fezes das hienas são de odor forte e em grande volume, o que deixa estes animais como presas fáceis para caça. O odor impede que muitos animais cheguem até o território onde as hienas estão dormindo, e isso as protege ao longo de sua morada. Cada vez que elas mudam de território é preciso demarcar as fronteiras com o uso do mal cheiro.

Hienas falam umas com as outras por sinais corporais – As hienas são animais altamente sociáveis entre os seus e se comunicam umas com as outras através de convites específicos, posturas e sinais. O sinal é feito e os animais rapidamente entendem as suas intenções e o que deve ser informado aos outros.

Quando a cauda de um hiena é levantada em linha reta, por exemplo, ela está sinalizando um ataque. Quando a calda faz movimentos para cima e para frente sobre o dorso ela está animada, feliz. Quando o movimento é ao contrário, para baixo, ela está triste. Se está assustada, o animal coloca o rabo entre as pernas, como o cachorro o faz.

A hiena sabe muito bem caçar – Este animal é um caçador habilidoso e também uma oportunista. Ele seleciona a presa mais fácil e mais atraente mas também a mais vulnerável. Não há muito rigor sobre o que uma hiena come: ela consome animais de vários tipos e tamanhos como carne, ossos, vegetais e excrementos dos outros animais. As mandíbulas poderosas e o seu sistema digestivo permitem obter nutrientes de pele e ossos de animais.

Na presa caçada as únicas partes que não totalmente digeridos são os pêlos, os chifres e o casco. Este restinho da refeição é regurgitados em forma de bolas. Como as hienas caçam principalmente à noite e devoram todas as partes do animal, é quase impossível achar restos de suas refeições.

Nascimento das hienas acontecem de dois em dois – No geral, o nascimento dos filhotes é de dois em dois, mas há casos em que nascem quatro filhotes, que, ao contrário das outras duas espécies, nascem com os olhos abertos. Os filhotes de hienas começam a comer carne com cerca de 5 meses. São mamíferos até este período.

Ao contrário de chacais, leões e tigres, as hienas não trazem comida e regurgitam já digerida para seus filhotes. Com cerca de um ano de idade, os filhotes já começam a seguir a mãe na sua caça e o protecionismo existe até esta idade. Depois dos anos, o filhote já está pronto e com maturação corporal para comer sozinho sem qualquer problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu so queria saber quem come a hiena para um trabalho””

    Daniela Nayane Franco Gouveia 12 de novembro de 2013 18:03
  • os abutres comem

    marco 20 de abril de 2015 18:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *