O leão (Panthera leo) é um mamífero da família Felidae e é um dos quatro animais do gênero Panthera. É o segundo maior, ficando apenas atrás do tigre. Os leões são únicos do gênero que vivem em grupos. É encontrado em grande parte da África, Ásia e Europa. Seus habitats principais são florestas abertas, savanas e planícies.
Características dos Leões
O leão macho é o único felino que tem uma juba, dando-lhe a aparência que lhe rendeu o título de “rei dos animais”. A juba do leão macho é uma das características que mais diferencia a espécie. Faz com que eles pareçam maiores, proporcionando uma maior intimidação de outros animais. Isso o ajuda em confrontos com outros leões e com as hienas.
Os leões machos pesam entre 150 e 225 kg e as fêmeas variam entre 120 e 150 kg. O comprimento de cauda dos leões é de 70 a 100 centímetros. Sua cauda possui um tufo peludo na ponta. Este tufo esconde uma espinha, de cerca de 5 milímetros de comprimento, formada pelas seções finais do osso da cauda. O leão é o único felino a ter este detalhe na cauda e sua função é desconhecida.
O tufo se desenvolve quando o leão tem em torno de 5 meses de vida e é facilmente identificável aos 7 meses. Em estado selvagem, os leões vivem ao redor de 10 a 14 anos, enquanto que em cativeiro eles podem viver por mais de 20 anos.
O Que os Leões Comem?
Praticamente qualquer animal que conseguirem pegar. Mas a maioria de suas vítimas pesa entre 50 a 300 kg. As presas mais comuns são zebras, girafas, porcos, antílopes e gnus.
Os dentes incisivos de um leão são longos, afiados e curvados, com um formato excelente para agarrar e ferir a presa, enquanto os pré-molares são ótimos para arrancar os pedaços de carne. Os molares são rudimentares porque o alimento é ingerido em pedaços, sem mastigar.
Um único leão mata cerca de 15 grandes animais a cada ano, completando a sua dieta com carniça, bem como outros leões mortos em brigas. Normalmente, na vida selvagem, mais da metade da comida do leão vem da caça.
Leões machos costumam deixar quase toda a caça para as fêmeas, mas, logo após matar um animal, algumas vezes eles expulsam as fêmeas e os filhotes para se alimentarem primeiro.
Normalmente, várias leoas, trabalhando em equipe, se espalham e se aproximam de um rebanho em diferentes direções. Elas chegam o mais próximo possível, correndo em alta velocidade, atacando o animal que estiver mais próximo. Entretanto, embora os leões possam alcançar uma velocidade máxima de 60 km/h em distâncias curtas, suas presas normalmente escapam. Apenas uma tentativa a cada seis é bem sucedida.
Normalmente, um leão mata um animal de grande porte por estrangulamento, mordendo sua garganta ou, às vezes, em seu nariz e boca. Pequenos animais são mortos com um “tapa” da pata ou uma mordida na cabeça.
O Que os Leões Comem no Jardim Zoológico?
Para os leões que estão no jardim zoológico, é dada principalmente carne, às vezes incluindo ossos de carne bovina. Outros tipos de carne também são oferecidos, por exemplo, carne de cavalo, mas esta é bem menos comum. Em casos mais raros, são oferecidos grandes felinos.
Uma das características do leão em relação a alimentação é a capacidade de devorar enormes quantidades de carne em um curto espaço de tempo e conseguir ficar sem se alimentar por longos períodos. Para efeito de comparação, um leão come cerca de 40 kg em uma única refeição, enquanto um ser humano, em média, come apenas cerca de um quilo e 800 gramas em um dia inteiro.
Comportamento dos Leões
Os leões são principalmente noturnos ou crepusculares (ativos no crepúsculo, ou seja, antes do por do sol). Eles passam muito do seu tempo descansando, muitas vezes até 20 horas por dia, por diferentes razões, incluindo a conservação de energia, falta de animais para caçar e para evitar o calor do dia.
Durante os períodos de descanso, os leões se reúnem em grupos, e costumam esfregar suas cabeças uns nos outros e brincar. Todos estes comportamentos são bons para reforçar os seus laços sociais.
A vida em grupo permite que os leões cacem os alimentos juntos. As leoas de um grupo costumam se espalhar em torno de uma presa em potencial para atacá-la de muitas direções, dificultando que ela escape. Geralmente, os leões caçam perseguindo suas presas, pois eles não têm resistência para correr grandes distâncias. Eles costumam perseguir animais por 45 a 100 metros.
Reprodução dos Leões
As leoas podem se reproduzir várias vezes por ano. No entanto, uma leoa adulta não vai produzir sua próxima ninhada até que seus filhotes tenham cerca de 2 anos de idade. Se toda a ninhada morrer, então ela vai acasalar novamente logo após a morte do último filhote.
O período de gestação dura de 110 a 119 dias. Após este período nasce de 3 a 6 filhotes. Após o nascimento, a mãe e seus filhotes ficam isolados e introduzido ao grupo quando completam de 4 a 6 semanas de vida.
Os filhotes são muito pequenos quando nascem, pesando de 900 gramas a um quilo e 300 gramas. Eles mamam até completar cerca de 6 meses e começam a comer carne com 3 meses de idade. As leoas de um mesmo grupo criam seus filhotes juntos e amamentam tanto seus filhotes quanto das outras. Machos que chegam em um novo grupo podem matar filhotes para que as fêmeas acasalem com eles e produzam seus próprios filhotes.
Os filhotes começam a participar de caçadas por volta dos 11 meses de vida, mas sempre em companhia de leões adultos, pois eles provavelmente não conseguiriam sobreviver por sozinhos até, aproximadamente, completar 30 meses. A morte de filhotes é bastante comum, apenas 50% dos filhotes recém-nascidos sobrevive após seu primeiro ano de vida.
Na hierarquia de um grupo, os leões machos se alimentam primeiro lugar, seguido pelas leoas e, finalmente, os filhotes. Como um grupo geralmente só mata um animal a cada 3 ou 5 dias, fica claro o motivo de muitos filhotes morrerem de fome. No entanto, é mais fácil um filhote sobreviver quando nasce dentro de um grupo, do que quando é criado por uma leoa sozinha.
O leão se aproxima normalmente da presa, bem sorrateiramente, até chegar a uma distância de 9 a 27 metros, e não salta sobre a presa. Algumas vezes, a presa consegue escapar, mas existem os casos em que o leão consegue apanhar a presa, enterrando suas garras nos flancos do animal, assim derrubando-o e matando-o através da mordida ou até mesmo por sufocação.
Os leões de alcateia se alimentam da presa, porém os machos, considerados mais fortes, possuem o direito de escolher o primeiro pedaço. Outra porção de alimentos dos leões são as rapinagens de carcaças deixadas por outros predadores, especialmente cães selvagens ou hienas, ou de carcaças de animais que acabaram morrendo feridos ou doentes.