Os gatos são uma grande paixão das pessoas, que geralmente têm mais de um, por serem companheiros, amorosos e carentes de atenção, sem contar que ocupam menos espaço que os cachorros e não fazem tanto barulho. Por isso são os preferidos para quem mora em apartamento, assim não criam problema com os vizinhos ou com o síndico do prédio.
Agora não basta ter os gatinhos e não cuidar direito. Para tê-los é necessário que se tenha noções de higiene e alimentação adequada, a fim de oferecer a ele uma vida longa e com saúde.
Atualmente, em todos os pets shops podemos encontrar diversos produtos próprios para os felinos, desde biscoitinhos em formato de peixinhos até ração em pasta dos sabores mais sofisticados, como salmão. Porém, antes de oferecer qualquer alimento ao seu bichano você deve levá-lo a um veterinário, para que o profissional avalie a quantidade e tipo de ração que ele deve consumir, pois a avaliação é feita baseada na idade e raça do animal.
As rações dos gatos têm diversas classificações e podem ser Super Premium, que são aquelas com grande capacidade de absorção e baixo índice de fezes. Essas, além, de possuírem uma maior concentração de minerais e vitaminas, em razão de serem feitas com produtos de excelente qualidade, oferecem maior sabor. Geralmente, esse tipo de ração é mais cara, mas compensa, pois o consumo é menor devido à maior absorção.
Além da ração Super Premium, há a Ração Premium. Ela, ao contrário da anterior, oferece um potencial médio de absorção e uma quantidade adequada de fezes, além de ter uma relação melhor de custo e benefício. Contudo, o consumo dessa ração tende a ser maior que o da Super Premium.
Por último, podemos citar a Ração Econômica, que difere das demais na absorção que é relativamente baixa. As fezes são em quantidade maior, mas é a ração mais acessível do mercado.
No mercado há várias marcas de ração que têm a qualidade da Super Premium como a Premier Pet Gatos, Sabor e Vida, Royal Canin Gatos. Já para a Premium, temos a Wiskas, Cat Chow, Max Total. Elas podem ser em grãos ou em pasta, depende do tipo que você oferece ao seu gato e com a qual ele melhor se adapta. É importante lembrar que todas as rações têm seus prós e contras, tudo depende da necessidade e do seu bolso.
Porém, é necessário observar que toda a troca de ração, seja de marca ou textura, seja feita de maneira gradual, para não causar nenhum problema ao animal e, também, deve ser adequada ao nível de desenvolvimento de seu bichano, pois há aquelas próprias para os animais idosos, assim como para os filhotes.