Quase todas as pessoas são apaixonadas por cachorros, mas nem sempre conseguem ter uma experiência positiva com eles dentro de casa e, em muitas dessas vezes, isso ocorre por não saberem escolher ao certo qual raça é mais adequada a seu espaço, a seus filhos e ainda a seu estilo de vida. Já que cada cão responde a estímulos de forma diferenciada, o melhor é saber qual raça é a mais apropriada especialmente para não levar o animal a nenhuma espécie de sofrimento e nem abandoná-lo, como a maioria das pessoas que não se adapta o faz.
Por isso, quando for comprar o adotar um cãozinho, veja bem quais os cuidados aquela raça exige qual o tipo de alimentação mais adequada, qual o tamanho do espaço que ele irá necessitar para crescer saudável, felizes e ainda diversas outras questões que serão debatidas posteriormente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=V-aGi1KeO2w[/youtube]
Como Escolher o Animal Ideal
A primeira coisa que deve ser feita é visitar aquelas exposições onde você pode encontrar os mais diferentes animais, com tamanhos, pelagens e comportamentos diferenciados. Dessa maneira, você pode ter acesso ao maior número de animais em um tempo pequeno. Certamente, depois dessa visita, você encontrará um animal por quem irá se apaixonar perdidamente. Mas, antes de fazer sua escolha final, primeiro converse com criadores da raça, pergunte quais as necessidades reais do cachorro, temperamento, tamanho e se tiver pedigree, saiba quem são seus pais e como eles se comportam.
O principal ponto a ser discutido com os criadores do animal que você gostou, é saber qual será o tamanho do cão, pois muitas vezes os criadores não são leais, dizendo que o bicho terá certo tamanho, quando na verdade ele ficará com tamanho três vezes maior. Isso pode acabar trazendo grandes transtornos ao comprador, inclusive para a família toda, especialmente se morarem em apartamento. Esse problema pode levar até que os donos acabem por doar o animal por não poderem mais mantê-lo dentro de casa, o que traz grande tristeza.
Já se o cão em questão for um presente, você estará ganhando uma caixinha de surpresas e é impossível saber, verdadeiramente, que tamanho ficará e como irá se comportar. Nem sempre, um cão tem o comportamento e tamanho definido exclusivamente por sua raça, outros fatores também influenciam. Além disso, a pessoa que quer ter um cachorro deve estar ciente que ele não será um brinquedo, mas um novo membro da família e os gastos com saúde, higiene, alimentação serão maiores.
O Cuidado Antes Da Compra
Antes de optar por este ou aquele animal, quando for comprar, você deve checar alguns pontos importantes:
- Veja se a pelagem do filhote está livre de carrapatos, pulgas e se a cor dos pelos está brilhante, pois se o animal estiver infectado e os pelos estiverem opacos, é sinal de que o cachorro não está bem de saúde.
- Verifique também os olhos do animal, pois devem estar alegres, brilhantes e livres de qualquer tipo de secreção aparente.
- A coluna do cachorro não pode estar saliente, deve ser normal, como a de qualquer animal saudável.
- A barriga não deve ser grande, com aspecto de cão que acabou de comer muito, e ainda, a região anal deve estar limpinha, sem resquícios de diarreia.
- Se o cão escolhido for daquele que a raça exige que o rabo seja cortado, verifique se isso já foi feito e ainda se a cicatrização está normal.
Todos esses cuidados são essenciais para que você leve para casa apenas animais saudáveis e perfeitos, para que não chegue em casa, e todos da família tenham amor pelo animal e logo ele adoeça, fazendo todos ficarem extremamente tristes, especialmente as crianças.
O Preço Dos Animais
O valor pago em filhotes de cães varia de acordo com seu pedigree, se é de raça pura ou não e ainda, do tipo de raça. Por isso, quanto mais apurada a raça, mais diferente for, maior será seu preço. Porém, quando se adquire um animal, ele já vem com as vacinas todas em dia e livre de qualquer verminose.
Caso não possa comprar um cachorro de raça, e quiser muito ter um animal em casa, opte pela adoção. Há diversas feiras de animais que são sérias e que oferecem as mais diversas raças, inclusive a popular vira-lata. Certamente, um deles lhe fará feliz quanto qualquer outro de valor exagerado.
Mas, se for de raça ou vira-lata, o ideal é que logo depois de comprar ou ganhar seu animal, você o leve até um veterinário. Assim, ele lhe fará um exame geral e apontará quais os cuidados que você deve ter quanto a sua alimentação e o manejo adequado.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=X_njbJtISsQ[/youtube]
Raças
Pequeno porte:
- Chinese Crested
- Fox Paulistinha
- Beagle
- Pug
- Buldog Francês
- Yorkshire
- Teckel
- Poodle Toy
Porte Médio
- Afegam
- Retriever do Labrador
- Springer Spaniel Inglês
- Weimaraner
- Setter Irlandês
- Doque de Bordeaux
- Boxer
- Airedale Terrier
Grande porte
- Fila Brasileiro
- Dinamarquês
- Dobermann
- Mastim Napolitano
- Pastor Alemão
- Bernese Monuntain Dog
- São Bernardo
- Kuvasz
- Rottweiler
Raças Ideais Para Crianças
- Beagle: agitado, brincalhão, muito sociável. Ajudará seu filho a gastar todas as energias acumuladas.
- Border Collie: Inteligente, esperto, dócil, sempre pronto para acompanhar seu filho em qualquer brincadeira. Porém, necessita de muito espaço para se desenvolver saudável.
- Boxer: Apesar da aparência assustadora, é um cão muito bom e que adora brincar com crianças.
- Dogue Alemão: Se você não conhece a raça, certamente já ouviu falar do Scooby Doo. Então, é ele! Um animal maravilhoso para brincar com as crianças, paciente e amoroso.
- Labrador: Brincalhão, sociável, bagunceiro, dócil. É uma raça que ama os pequeninos e está pronto para brincar com eles em todas as horas do dia.
- Pug: Fiel, amável, doce. É capaz de dar a própria vida para proteger a criança. Um amigo e companheiro para todas as horas.
- São Bernardo: Se você tem muito espaço em casa, já sabe qual o cão ideal, pois adora crianças, é tranquilo e pode trazer muita alegria para sua família.
Ter um cão em casa é ter a certeza de estar sempre acompanhado de um anjo da guarda eficiente, amigo, acolhedor e que te ama sem ressalvas e certamente, se puder, estará contigo até o fim.