Com seus olhos profundos e cabeça grande, caracterizada por uma juba de pelos, o Chow Chow é um cão que chama bastante a atenção por sua aparência. Apesar da expressão de bravo, saiba que, na realidade, se trata de uma raça tranquila.
Não se trata de um cão que goste de ser abraçado ou ficar no colo, mas, mesmo assim, é um companheiro tranquilo e atento ao seu dono. Sua lealdade se estende a outros membros da família também.
Se você está pensando em adquirir um Chow Chow e tem crianças em casa, saiba que ele irá aceitá-las bem. Entretanto, ele não é o tipo de cão que tolera abusos, por isso é uma raça mais indicada para casas com crianças mais velhas e que sabem como tratar cães.
Se enquanto for filhote, o Chow Chow tiver bastante contato com estranhos, ele crescerá lidando bem com este tipo de situação. Mas é importante levar em conta que se trata de uma raça altamente territorial e de proteção e se perceber que uma pessoa estranha não é desejada, poderá atacar.
A característica física mais marcante da raça certamente é a sua língua preta azulada. Segundo uma lenda chinesa, a língua tem esta cor porque, no momento da criação, ele lambeu gotas da tinta que estava sendo usada para pintar o céu. Ele também se destaca por suas pernas traseiras que são retas, o que dá ao animal uma postura de imponência. Não se trata de um cão ágil, portanto não é a melhor escolha para um atleta, mas ele tem uma excelente resistência e pode ser um bom companheiro para passeios.
Quando se trata de treinamento, uma correção verbal é tudo o que será necessário para ensinar o seu Chow Chow a se comportar. Nenhum cão nunca deve ser agredido fisicamente, e com esta raça este tipo de castigo é ainda menos indicado, já que é uma raça orgulhosa e independente e nunca vai responder ao abuso físico. O ideal é ganhar o seu respeito com firmeza, agindo assim, você não terá qualquer problema para educá-lo.
Origem da Raça Chow Chow
Alguns especialistas afirmam que o Chow Chow é uma das raças de cães mais antigas do mundo. Acredita-se que tenha se originado na Mongólia e norte da China, movendo-se lentamente para o sul com as tribos nômades da Mongólia.
Representações de cães da raça Chow Chow foram encontradas em peças de cerâmica e pinturas da dinastia Han (206 aC a 22 dC). Um imperador chinês mantinha 2.500 animais da raça como cães de caça. Além disso, os cães foram usados para guardar os pertences de seus donos. Sua pele era usada para fazer casacos e sua carne era considerada uma iguaria.
Na China, a raça já teve vários nomes: Cachorro da Língua Preta (hei-shi tou), Cão Lobo (lang gou), Cão Urso (xiang gou), e Cão de Cantão (Guangdong gou). O nome oficial se tornou Chow Chow, repetição de uma palavra que significa comida, por causa dos comerciantes britânicos que, no final do século 18, levavam cães desta raça em sua carga. Diversos itens que eram levados, incluindo os cães, eram chamados de “comida de comida” e o nome acabou sendo usado para se referir exclusivamente à raça.
No fim do século 19, os cães da raça Chow Chow começaram a ser exportados com regularidade. A Rainha Victoria, que amava cães, demonstrou interesse pela raça, o que aumentou sua popularidade. O American Kennel Club (AKC), um dos maiores clubes de registro de genealogias de cachorro de sangue puro dos Estados Unidos, reconheceu a raça em 1903, e o primeiro Chow Chow registrado com o AKC recebeu o nome de Yen.
Pessoas famosas que tiveram cães da raça Chow Chow incluem: o ex-presidente americano Calvin Coolidge, Sigmund Freud, Martha Stewart, entre outros. Hoje, os cães da raça Chow Chow estão em 64º lugar de popularidade na lista das 155 raças e reconhecidas pelo AKC.
Cuidados Com os Cães da Raça Chow Chow
Os cães da raça Chow Chow podem se adaptar a uma variedade de lugares, de casas grandes até apartamentos. Mas eles devem sempre viver dentro de casa com a família, e não do lado de fora, preso no quintal ou canil. Eles não toleram bem o calor, por isso é importante mantê-los dentro de casa quando o clima está mais quente.
Como qualquer cão, um Chow Chow adulto necessita de exercícios diariamente para se manter saudável e feliz, mas não precisa ser por muito tempo, ele ficará satisfeito com duas caminhadas de 15 minutos cada ou um passeio mais longo.
É um animal caseiro, que não está propenso a fugir e andar pelas ruas sem rumo, mas, mesmo assim, é importante manter o seu cão em um ambiente seguro para que ele não saia sozinho ou seja atraído por pessoas mal intencionadas.
É importante cuidar da higiene dental e das unhas do seu Chow Chow. Escove os dentes dele, pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e bactérias. Já no caso das unhas, se preferir leve a um pet shop para que sejam aparadas.
Curiosidades Sobre o Chow Chow
- Chow Chows são muito independentes, eles precisam de um dono que aprecie essas características, mas que saiba o limite e não deixe o cão assumir o controle.
- Eles devem ser socializados no início da vida, serem apresentados a novas pessoas, outros cães e situações, para garantir que eles não irão se comportar mal quando forem adultos.
- Eles criam um vínculo imediato com a pessoa ou a família que o acolhe. Da mesma forma, ficam tensos perto de estranhos.
- Eles precisam ser escovados cerca de duas ou três vezes por semana para que a sua pelagem permaneça bonita.
- Podem viver em apartamentos ou condomínios, desde que faça exercícios todos os dias.
- Por causa de seus olhos profundos, o Chow Chow tem uma visão periférica limitada, por isso é melhor se comunicar com ele de frente.
- Para ter um cão saudável, nunca compre um filhote de cachorro de qualquer pessoa ou pet show. Procure saber quais são as condições de produção e como os cães reprodutores são tratados.
Algumas raças de cães são muito fofas, principalmente quando ainda são pequenos filhotinhos. O sonho de todo mundo é ter um pequeno cachorro em casa que seja bem treinado e bonito, para isso é preciso começar com um filhote de raça boa, como o Chow Chow. Confira abaixo um vídeo com vários filhotinhos muito bonitos, não deixe de assistir!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-FcCR_poI_U&feature=related[/youtube]