Comportamento dos Cães

O melhor amigo do homem é com certeza seu animal de estimação, sendo que o mais popular deles é sem dúvida os cachorros das mais variadas raças, e dos mais diversos tamanhos.

Muitos são companheiros de pessoas solitárias, outros servem para alegrar ainda mais uma casa cheia de crianças, e alguns tem uma função importantíssima pois são adestrados para conduzir portadores de necessidades especiais.

Animal de Estimação

Seja qual for o caso, cada cão dependendo de sua raça e dono, requer uma maneira muito peculiar para lidar com eles. Para entendê-los é necessário que seus donos saibam como eles pensam.

Comportamento Animal

Todas as pessoas que possuem um cão de estimação em casa, sabem que eles são como crianças e aprontam as mais diversas traquinagens e brincadeiras.

A tendência das pessoas é sempre relacionar o comportamento de seu animal às emoções dos seres humanos, como cíúme por exemplo. Alguns especialistas em comportamento animal orientam que é necessário entender como eles pensam para aprender a lidar melhor com eles.

Alguns itens abordados são:

Humanização do Cão

Os especialistas em comportamento animal, informam que os cães percebem o mundo de maneira diferente dos seres humanos, por isso eles podem aprender ou não o que é ensinado por seu dono ou adestrador, mas não vão desobedecer nunca por birra ou qualquer outro sentimento que pode estar presente nas pessoas.

Os animais são movidos única e exclusivamente pelos seus instintos, que não podem ser humanizados pelo seu dono. O ideal é que aconteça uma relação de submissão do animal e dominação de seu dono.

Adestrar o Animal

É muito importante que a pessoa saiba manter seu cão de estimação sempre submisso a ela,e caso não consiga fazer isso sozinha, o ideal é procurar um adestrador que a ajude nessa tarefa.

Emoções Sentidas Pelos Cães

Os especialistas revelam que os cachorros sentem apenas dois tipos de sentimento, que são iguais às emoções humanas: tristeza e alegria. Outras emoções como raiva, culpa ou birra não podem ser sentidas pelos animais, pois esses sentimentos envolvem conexões do cérebro muito complexas, que não estão presentes nos cães.

Os Sentimentos

Portanto, eles podem ficar somente alegres ou tristes, diferente dos seres humanos. Todos os outros sentimentos atribuídos aos cachorros são humanizações feitas pelas pessoas de forma indevida, pois os donos devem entender emocionalmente que seu cão não é um ser humano, embora racionalmente todos saibam que eles não são.

Percepção do Mundo Pelos Animais

É fato que os seres humanos enxergam o mundo através da visão. Com os cães é diferente, pois eles percebem o mundo através do cheiro. Segundo os especialistas, quando o cachorro olha para seu dono não é para vê-lo com seus olhos, e sim para deixar que seu focinho o veja, pois o olfato do cão é um apurado sentido, responsável pela interação do animal com a pessoa, pois é a partir do cheiro que o indivíduo emite que ele pode conseguir deduzir as emoções do dono, por exemplo, se ele está triste, preocupado ou alegre.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *