Uma das raças caninas mais resistentes a sobreviver em ambientes inóspitos é a São-Bernardo. Esta raça é profundamente admirada, tanto por sua beleza, quanto pelo seu trato com os seres humanos, mostrando-se extremamente solidário quando em situações de perigo.
O São-Bernardo foi desenvolvido a partir de vários cruzamentos de raças, com a finalidade de obter um cão mais forte, capaz de suportar diversas situações difíceis e ser capaz de resgatar vítimas. Ele sobreviveu a partir da ajuda dos monges que viviam em um mosteiro da Europa, conhecido como Hospice du Grand St. Bernard, que ficava no alto dos Alpes Suíços.
De fato, conforme são vistos em gravuras, a princípio eles saíam em busca de pessoas perdidas na neve e levavam um pequeno barril no pescoço com bebida quente, para ajudar no salvamento.
Um dos São-Bernardo mais famoso é Barry, um anjo dos Alpes, que chegou a salvar mais de quarenta pessoas durante toda a sua vida. Além dele, no cinema ainda temos a figura engraçada de um São-Bernardo que viveu o personagem Beethoven, muito querido das crianças.