Qualquer cão que assista o homem quando este vai caçar é chamado de cão de caça. Existem muitos tipos diferentes no que se refere aos cães de caça e se distinguem pelas tarefas que seus donos exigem que os cães executem. Entre as categorias principais desses cães podemos encontrar os terriers, os hounds e os perdigueiros que vamos tratar aqui.
Especialista Em Caça de Subsistência
O cão perdigueiro português é uma raça bastante antiga embora sua origem até hoje continue imprecisa, também chamado de braco português esse cão é encontrado na Península Ibérica desde o século XIV, para sermos mais precisos, em Portugal. Antigamente era usado pelos camponeses para caçar no escuro, situação em que ele é muito eficiente, não faz nenhum barulho e isso era tudo que os camponeses precisavam, pois caçavam para sua subsistência e por inúmeras vezes se viam na contingência de invadir terras que pertenciam aos nobres, à noite para caçar e faziam isso silenciosamente acompanhado de seu cão perdigueiro português. É claro que estas caçadas incomodavam muito a nobreza sendo que chegou ao ponto do rei D. Sebastião de Portugal proibiu que os camponeses que viviam em seu reino criassem esses perdigueiros.
Aptidões Deste Cão
Embora sem saber a origem precisa do cão braco português, os estudiosos das raças desses animais acreditam que é deles que se originaram os pointers que temos hoje. Por vários séculos o perdigueiro português teve a preferência de caçadores em Portugal e isso se deve ao fato de terem grandes aptidões nas caçadas fosse quanto à localização da caça ou na hora de buscar o animal abatido. Somente no século XIX é que este cão começou a perder seu espaço e isso devido à grande concorrência de algumas raças mais populares e estrangeiras como é o caso do pointer inglês, dos setters, que aos poucos foram substituindo o perdigueiro português que até então não tinha sequer organização quanto a criação da raça. Com isso esses perdigueiros começaram uma mistura com os cães estrangeiros que fez com que o perdigueiro português se tornasse uma raça muito rara. No século XX, com muita dedicação de criadores a recuperação da raça foi conseguida.
Perfil
O perdigueiro português é ágil, farejador atento, os diferentes tipos de terreno não afetam seu desempenho, de temperamento sociável e dócil é apegado ao dono, manso e carinhoso com a família e especialmente com crianças. É uma raça de cão curioso e inteligente e que se adapta muito bem a vida na cidade. Por ser determinado este é um cão que por vezes pode se tornar teimoso, mas pode ser facilmente treinado porque gosta de agradar o dono. Seu pelo precisa de escovação regular e é uma raça que necessita de exercícios e de espaço.