Cachorro Barbet

O Barbet é uma raça canina (da espécie Canis lúpus familiaris) também conhecida por cão de água, exatamente por ter grande afinidade pela água. É uma raça de tamanho médio, com pelos extremamente encaracolados e densos. Uma raça muito amigável que adora água e adora brincar na lama. O nome da raça vem do francês barbe, que significa barba, por causa de sua pelagem típica.

A raça foi criada na França, no século dezessete. Assim como os poddles, os Barbets foram criados e domesticados para ajudar no trabalho de resgate de aves aquáticas. A pelagem dessa raça, além de ser densa e encaracolada, é extremamente adaptada para o nado, pois é pouco absorvente e seca em pouco tempo ao sair da água, além disso ele possui membranas nas patas.

Características Físicas Da Raça

Estes cães podem medir de 45 a 55 centímetros de altura e pesar de quinze a vinte e cinco quilos. A cor preta é a predominante, mas existem alguns que nascem com pelagem na cor fulva, dourada, cinza ou cor creme.

A principal característica física dessa raça é a pelagem típica. Os pelos são considerados à prova d’água, mas de qualquer forma precisam de cuidados especiais, para que não fiquem úmidos e não desenvolvam nós. Se o pelo fica úmido pode causar o desenvolvimento de fungos e machucados.

Saúde

Os ouvidos dos Barbets possuem uma tendência a inflamar, ou seja, a ter otite canina, por isso é preciso realizar limpeza constante e consultar o veterinário para checagem sempre que encontrar cheiro ou secreção suspeita.

Existe um rígido controle sobre as doenças genéticas da raça então ainda são cães bem resistentes e parecidos com quando a raça foi criada. Entretanto podem possuir alguns problemas de saúde e os donos devem estar atentos. Como por exemplo a displasia coxofemoral, que se trata de uma espécie de má formação na articulação do quadril que causa dores fortes e problemas na locomoção.

Cachorro Barbet Deitado na Grama

Cachorro Barbet Deitado na Grama

Podem também possuir hérnias de umbigo; dentição irregular que causa problemas na mastigação e consequentemente na digestão e na postura. Outros problemas podem ser comuns também, como testículos que não desceram e epilepsia. Normalmente esses cães vivem em média por quinze anos.

Comportamento

O barbet tem o temperamento muito parecido com o poodle, bem alegre e ativo. Muito apegado aos humanos de sua família e um pouco desconfiados de outras pessoas, mas logo se acostuma e é muito dócil. Adoram acompanhar os donos em todas as atividades, seja ficar deitado assistindo televisão, seja fazer uma caminhada ou corrida.

Esses cães precisam praticar atividades físicas para que não se tornem destruidores ou agitados demais.

A raça é uma das mais inteligentes do mundo, apesar de não estar oficialmente na lista de inteligência canina. Bem obediente, é um cão super treinável, aprende truques e palavras com bastante facilidade e gosta deste tipo de interação com o dono.

Além disso, esses cães podem ser ótimos companheiros de caça de aves aquáticas. Para isso ele deve ser treinado desde filhote. O treinamento deve ser controlado e correto, pois assim o Barbet não desenvolve problemas como estresse, latidos descontrolados ou inimigo de outros cães.

Cuidados

Além dos cuidados com os pelos e orelhas do cão, o barbet deve se alimentar muito bem. Ele precisa acostumar a se alimentar com uma ração de qualidade, sem corantes e conservantes e com os nutrientes necessários. Normalmente são comedores vorazes e a dieta deve ser adequada à idade do cão e controlada pelo dono. Além disso, a ração deve ser formulada para cães de raça grandes, mesmo que o Barbet seja de porte médio, isso se deve ao fato de que ele é e precisa ser muito ativo.

Cachorro Barbet Com o Dono

Cachorro Barbet Com o Dono

Além da ração e alimentação com comidas, a suplementação de óleos pode ser útil, principalmente nos meses mais secos do ano. Obviamente o dono deve sempre deixar água limpa e fresca deve estar disponível. Além disso, verifique com o veterinário sobre os alimentos que podem ser adicionados à dieta dos cães, juntamente com a ração.

Cão D’água

O Barbet não é muito popular hoje em dia (há entre 150 e 200 cães nos Estados Unidos), não tanto como seu parente próximo, o poodle, entretanto antigamente  ele teve um papel essencial no desenvolvimento de outras raças de água. Aliás, embora as origens exatas da raça sejam desconhecidas, acredita-se que seja o percursor dos poodles, do irish water spaniel e dos otterhounds.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *