Pensando em adotar um filhote de gato? Se sim saiba que é fundamental ter alguns cuidados com a saúde e bem-estar do pet, em especial no momento da recepção e adaptação do pequenino ao seu novo lar. Gatos jovens são mais delicados e frágeis precisando de um tutor atento a todos os seus passos. Continue lendo para tirar as suas eventuais dúvidas a respeito dos cuidados necessários, com essas medidas você e seu pet podem ser muito mais felizes.
Dicas Para Cuidar Bem de Filhotes de Gatos
Abaixo você confere uma lista com os principais cuidados especiais para fazer do seu filhote de pet mais saudável e feliz.
– Primeiros 45 Dias
Quem vai adotar um filhote de gato deve saber que os primeiros 45 dias de vida do felino são bastante delicados haja vista que é o período de desmame e afastamento da mãe. O gatinho precisa de uma boa recepção em seu novo lar para se sentir seguro, é essencial ser paciente nessa fase.
– Alimentação
Deve ser feita com uma ração adequada para filhotes, de preferência versões premium ou super premium que têm maior quantidade de nutrientes. Procure por opções adequadas para o primeiro ano de vida do seu gatinho. Lembre-se que especialmente na fase do desmame os gatos precisam de nutrientes especiais para fortalecer o seu organismo.
– Cuidados Para Dormir
Nos primeiros dias no seu novo lar, o filhote de gato, pode chorar bastante por estranhar o ambiente e por sentir falta da mãe. Para tornar essa fase de adaptação menos assustadora não o deixe sozinho. Você pode também investir em casinhas e almofadas específicas para lhe dar mais conforto. Torne esse momento mais feliz para ele.
– Duas Caixas de Areia
Para cada gato que você tiver em casa é interessante ter duas caixas de areia, pois geralmente os felinos separam uma caixa para a urina e outra para as fezes. Esses são pets muito focados na própria higiene de maneira que aprendem com certa facilidade a enterrar as necessidades na areia. Só preste atenção que geralmente esses felinos não irão dividir a caixa de areia com outros pets.
– Castração
Muitos donos de gatos de primeira viagem tem certa relutância de castrar os pets, no entanto, se trata de um procedimento importante. Para começar acalma o felino e reduz as chances dele escapar furtivamente podendo adquirir uma série de doenças fatais como FIV e FeLV, além disso, contribui para prevenir tumores e gravidez indesejada.
É um procedimento bastante simples e o gatinho retorna para sua casa no mesmo dia. O tutor deverá ter uma série de cuidados com o pequeno incluindo mantê-lo com a roupa cirúrgica de proteção para que ele não puxe os pontos. A castração em filhotes permite ter um animal muito mais tranquilo e evita que eles fiquem expostos a problemas de saúde.
– Escovação dos Pelos
Escovar o pelo dos gatos contribui para evitar a formação de nós e bolas de pelos que podem se tornar bastantes incômodos para os pets. A dica é acostumar o pequenino a esse processo desde sua chegada ao novo lar. Ter uma rotina para escová-lo faz com que os gatos fiquem menos estressados e permitam o processo com mais facilidade. Escolha uma escova adequada para o tipo de pelo do seu felino, pode ser para pelo curto, médio ou grande.
O bichano se sentirá mais confortável se for penteado ao ar livre, cuide para pentear sempre no sentido de nascimento do pelo. Se encontrar um nó em meio aos pelos tenha paciência e seja delicado para tentar desfazê-lo, não puxe e nem corte. Enquanto estiver escovando seu gato dê uma boa olhada na pele dele para ter certeza de que não tem nenhum problema.
– Vacinação e Vermifugação do Pet
Dois procedimentos cruciais para a boa saúde dos seus pets, a partir dos 45 dias de vida o pequeno já pode ser vacinado com a quadrupla que previne doenças como: panleucopenia felina, calcivirose, clamidose e rinotraqueite. No caso de filhotes a vacinação é aplicada em dose tripla com um mês de intervalo entre cada dose.
Por sua vez a vermifugação pode ser feita a partir dos 15 dias de vida com repetição do protocolo mensalmente até completar os primeiros 6 meses de vida. Após o primeiro semestre de vida o protocolo deverá ser repetido a cada 4 meses, são no total 3 aplicações por ano.
Gostou dessas dicas de como cuidar de gatos filhotes? Deixe seus comentários abaixo!
nossa q esquisito
Eles são o massimo!!!
BJS….
eles saõ lindos eu tenho 7 gatos
que lindos
VERDADEIRAMENTE SÃO CRIATURAS DE DEUS!ONDE OS HOMENS TEM O DEVER DE AMAR E RESPEITAR COMO O SEU PRÓXIMO E JAMAIS MALTRATAR!!! EU AMO OS ANIMAIS E QUE O SENHOR DEUS DE SABEDORIA E ABENÇOE A TODOS!!
adorei todos, são todos fofinhos e lindinhos, amei queria todos para mim………..
que fofos,eu tenho tres gatinhos e eu os amo d+
eu ate engasgei com esses gatinhos lindos,eu queria todos para mim!!!!!
amei todos adoro gatinhos se eu pudesse teria varios são lindos demais….
olar thudo biene mi fas amu muitho vocies mi achei muitho bonitho estenes filhotitos beijitos i lenbresem de jo iriem no mi shojito
muitas puocas fotos e nenhuma deu vontade de fazer AAAAAAAWWWWWWWNNNNNNN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!MAIS E BONITINHO!!!!!!!!!!
sao muito lindos mesmo!!!
gente eles sao umas graças
Eu keria ter um só q minha mãe odeia gatos … eu os amo … qnd vo na ksa de minha irmã eu fiko o tempo todo com os dois gatinhos dela
que coisinhas mais fofas
lindoss imagine o que escolhi
Sao bem fofinhos mesmos…lindos!!!
Eu amo gato os acho muito lintdos e amo muiiiiiiiiiiiiiiiiito esses bichanos
ouuuuuuuuuuuouuuuuuuuuuuouooooou k hemoxos gatitosss
lindinhus d+,,,,
mas alguns esquizitinhus!!!
mas goto e gato,sao uns GATUS!