Gripe em Gatos

Situações de risco

Gripe em Gatos

Gripe em Gatos

Conhecer algumas das características de seu animalzinho de estimação é o ideal até para que possamos encarar algumas situações sem muita correria ou maiores sustos. Hoje estamos em época de vacinação onde a gripe H1N1 é o terror de todos e agora com a chegada da vacina antes tão esperada por todos, alguns boatos a respeito de sua eficácia e mesmo de efeitos colaterais tem deixado muita gente sem tomar a vacina que pode evitar uma nova epidemia como a que tivemos no ano passado.

Mas além destas preocupações que temos com todos os membros da família não podemos esquecer que a gripe em gatos também é um fato bem real embora muitas sejam as pessoas que tem esses animais, mas desconhecem os tipos de doenças a que estes estão sujeitos, entretanto nossos animais de estimação assim como nossas crianças também têm de ter uma carteirinha onde ficam marcadas as vacinas que deverão tomar para evitar doenças corriqueiras.

Essas vacinas e a época em que deverão ser tomadas devem ser estipuladas pelo Médico Veterinário.

Doenças respiratórias e causas

Veterinario

Veterinario

Os gatos especialmente costumam ser acometidos de doenças respiratórias em que clinicamente os sinais são semelhantes aos da gripe e que podem ser causados por fungos, bactérias, alergias ou vírus sendo que os mais comuns são: Herpevirus e Calicivirus.

É preciso que se tenha conhecimento dos principais sintomas das doenças que costumam atacar nossos amiguinhos e ficar atentos, pois quando os animais são afetados os sintomas que se apresentam são: espirros, febre, conjuntivite que pode se apresentar com ulceras na córnea e muitas vezes até mesmo cegueira tem ainda falta de apetite, lesões na boca, tosse, podendo desenvolver para pneumonia e chegar até mesmo a morte, razão pela qual o ideal é que se inicie o tratamento o mais rápido possível aumentando assim as chances do animal se recuperar logo.

Contato com outros animais

Doença

Doença

Seu gato pode ainda se contaminar através do contato com outros animais da mesma espécie e depois de contrair a doença fica portador do vírus mesmo depois de recuperado, o que significa que pode ter reincidência da doença com certa freqüência especialmente se sofrer algum tipo de estresse.

A boa noticia em tudo isso é que a gripe dos gatos não se transmite para cães ou pessoas. Para prevenir a melhor maneira de fazer isso é através da vacinação, porém é muito importante que o ambiente se mantenha limpo e arejado, que a densidade populacional dos animais seja reduzida e que quando um gato adoeça, seja imediatamente isolado principalmente de outros da mesma espécie a quem transmite a gripe.

Como é bastante difícil manter um gato totalmente isolado, o correto mesmo é vacinar, portanto se seu gatinho de estimação começar a espirrar e lacrimejar os olhos leve-o imediatamente ao veterinário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *