Doenças Comuns a Todas As Raças De Cães

Existem 10 doenças infecciosas em cães que podem infligir qualquer raça de cachorro, em qualquer idade. Entender essas perigosas doenças de cães vai permitir que você proteja seu amigo peludo de qualquer infecção. Cada doença canina é descrita abaixo, com foco na maneira em que a doença infecciosa é transmitida de cão para cão e entre raças de cães, bem como as opções abertas para donos de cães fazerem a prevenção de infecções no seu cão.

Giardia

Giardia é uma doença que causa diarréia com dor abdominal e perda de peso e, consequentemente, dificuldade de ganho do peso perdido. Esta doença canina resulta de um parasita nascido na água, pelo qual a doença de Giardia é nomeada. Giardia é onipresente em fontes de águas abertas, e seu cão pode ser infectado simplesmente bebendo água contaminada, como em um lago, lagoa, ou poça estagnada. A ingestão mensal de comprimidos anti-vermes serve como prevenção para a Giardia e também impedem que outros parasitas intestinais ataquem o corpo do seu animal de estimação.

Cinomose

Cinomose é uma doença canina viral que é extremamente contagiosa. O vírus afeta as vias respiratórias, bem como o sistema nervoso, esta doença causa febre e fadiga, tosse, vômitos e diarreia, e, finalmente, convulsões. Se a Cinomose não for tratada rapidamente pode levar à morte. Esta doença pode ser evitada com a vacinação de seu amigo no veterinário local.

Parvo

Parvo (ou Parvovírus) é uma das doenças mais infecciosas de cães que existe. Afetando os intestinos, os sintomas incluem diarréia e vômitos tão graves que podem levar à morte. Apesar de cães de todas as idades poderem contrair esta doença, Parvo é mais comum, e mais perigoso, nos filhotes. Normalmente Parvo é transmitida de um cão para outro a partir de fezes contaminadas. Mas esta doença cão também pode ser transmitida pela pele ou patas, contaminando o espaço em que cão vive e quaisquer objetos que ele entre em contato. A vacinação pode proteger os cães do Parvo.

Coronavírus

Coronavírus é outro tipo de diarréia viral que pode afetar cães de todas as idades, embora os filhotes são os que correm mais risco e sofrem os piores sintomas, desde diarreia a vômitos e perda de peso, acompanhado por dores abdominais fortes. Por vezes, um cão pode ser infectado com ambos Parvo e Coronavirus, caso em que os seus sintomas vão ser ainda mais graves e podem conduzir à morte. A vacinação pode proteger os cães do Coronavirus.

Hepatite

Tal como acontece com os seres humanos, a doença da hepatite canina afeta o fígado. Esta doença contagiosa inclui sintomas como febre, vômitos e diarréia acompanhada de dor abdominal. Além disso, a hepatite pode levar a danos nos rins. Uma vez mais, no entanto, a vacinação pode proteger cães da Hepatite.

Doença De Lyme

A doença de Lyme é uma doença bacteriana perigosa que pode causar danos irreversíveis à saúde de um cão. Os sintomas da doença de Lyme incluem artrite e claudicação súbita. Se o cão estiver mancando, isto pode ser um indicativo de dor e se você perceber que ele está com fadiga e falta de vontade de jogar ou até deprimido e sem apetite, leve-o a um veterinário imediatamente. Se deixada sem tratamento, a doença de Lyme irá danificar o coração, rim e cérebro. A vacinação pode proteger os cães da doença de Lyme.

Raiva

A raiva já foi a doença mais temida cão, ela é uma causada por um vírus que ataca o cérebro. A raiva é uma doença mortal que pode ser contraída através da mordida de um animal selvagem raivoso, como os gambás ou guaxinins, bem como morcegos. Ao contrário de algumas doenças caninas, a raiva pode ser transmitida aos seres humanos através de uma mordida, ou mesmo apenas um arranhão. A vacinação vai proteger os cães contra a raiva e é obrigatória em alguns países.

Leptospirose

Como a Raiva, a leptospirose é transmitida por animais selvagens, embora esta doença canina seja causada por uma bactéria. Seu cachorro pode ser infectado pela ingestão de água contaminada ou por entrar em contato com um animal infectado. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta e icterícia, acompanhada de hemorragia, que irá se manifestar em fezes manchadas de sangue. A vacinação pode proteger os cães da Leptospirose.

Tosse Do Canil

A maioria dos donos de conhecem esta doença canina pelo nome do organismo que é a causa: o vírus da Bordetella. No entanto, vários outros organismos podem causar esta doença altamente infecciosa, cujo nome completo é traqueobronquite infecciosa (ITB). Os sintomas da tosse do canil incluem crises de tosse graves, que podem levar a vômitos e náusea. Corrimento nasal e olhos lacrimejantes também são possíveis. Embora a vacina contra tosse do canil não seja dada normalmente no seu veterinário local, se você costuma levar o seu cão à parques, onde ele irá interagir com outros cão, vaciná-lo contra a tosse do canil é uma idéia muito boa.

Parainfluenza

Parainfluenza é outra estirpe de tosse do canil. Esta infecção respiratória em cães é altamente contagiosa e vai levar a sintomas gripais. Uma vez mais, o nome tosse do canil pode levar os proprietários a pensar que seu cão não está em risco se ele nunca fica em um canil. No entanto, Parainfluenza pode ser contraída simplesmente por estar perto de um cão infectado, como na rua, na praia, ou um parque para cães sem coleira.

Agora que você já sabe sobre algumas das doenças caninas mais comuns, você pode perceber que a vacinação previne a maioria delas. Cuide bem do seu amigo, levando-o constantemente ao veterinário e tendo atenção à qualquer alteração no sue comportamento ou em seu corpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *