Animais Com Raiva

Como sabemos, a raiva é uma doença que atinge humanos e animais, porém, poucos sabem quais são os animais que podem ter a doença e, principalmente, como ela é transmitida. Antes de mais nada, é necessário entender que a raiva se trata de um vírus que atinge em específico os mamíferos, o que quer dizer que você, seu gato e seu cachorro estão sujeitos a ela.

Há explicações sobre o ciclo de transmissão da doença, ou seja, a partir de seu hospedeiro, até aquele que a contrai. São citados ainda 4 ciclos de transmissão da raiva, sendo a forma urbana, a rural, a silvestre e a aérea/terrestre. O ciclo aéreo é relacionado diretamente à presença de morcegos.

Já o ciclo urbano é relacionado quando se dá por animais domésticos, ou seja, aqueles que convivem com os humanos, em sua maioria cães e gatos. O tipo rural está relacionado aos herbívoros, ou seja, bois, ovelhas, entre outros, que por ventura acabam sendo atacados por morcegos. E os silvestres estão relacionados diretamente àqueles animais que vivem nas matas e que também estão ligados aos ataques de morcegos. Vale lembrar que locais onde haja pouca movimentação, luz e bastante vegetação é bastante provável que haja morcegos.

É possível que muitos associem a raiva a imagem do cão com a boca repleta de espuma branca, mas não é exatamente assim.

Na verdade, o que acontece nos cães, por exemplo,  é que eles acabam por ter um comportamento agressivo não apenas com outros animais, mas também com os donos. Perde-se a coordenação motora e a espuma branca associada, na verdade, é a grande quantidade de salivação.

Ao que dizem, a doença é bastante rápida e a transmissão dela é dada pela saliva, ou seja, caso o cão lhe morda. Em cerca de 10 a 11 dias é possível que o animal tenha convulsões e venha a óbito. Sendo assim, se notar um comportamento estranho em seu cachorro ou gato, é importante levá-lo ao veterinário o quanto antes.

Existem vacinas preventivas que podem ser dadas em laboratórios específicos, tanto para humanos como animais domésticos, assim como também há campanhas realizadas pelo governo de vacinação gratuita dos animais.

É de extrema importância que se tenha cuidado quando decide fazer acampamentos em mata fechada, afinal, é um local onde existe a concentração de árvores e pouca luz, o que pode facilitar a atração de morcegos, devido aos alimentos e pouca movimentação e barulho. Desta forma, o ideal é que sempre procure acampar em locais abertos e com bastante iluminação.

Caso seja atacado por um animal que exista a possibilidade de estar com raiva, é de extrema importância que você vá ao hospital para a realização de exames para ter certeza de que você não contraiu a doença. Caso tenha contraído, não se preocupe, pois nos dias de hoje há tratamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *