As aves costumam voar em formação de “V” porque desse modo economizam mais energia, tornando suas viagens mais produtivas.
Essa é uma estratégia usada por aves migratórias, que voam em bando e precisam cobrir grandes distâncias voando. Geralmente as aves grandes como os cisnes e as marinhas como o pelicano usam a técnicas, mas é possível ver pássaros de menor porte também.
Dependendo de como a formação é feita e da freqüência de troca de posição entre as aves, é possível observar que as aves que voam em bando conseguem chegar no mesmo período de tempo aproximadamente 70% mais longe do que aquelas que voam sozinhas.
Além disso, voar em bando deixa as aves mais seguras, uma vez que predadores evitam atacar animais em bando.
A organização do “pelotão” em “V”
Existem varias formas de formação que as aves usam para voar em bando, mas a mais comum é a formação em “V”. Esse modelo é eficiente e quanto mais aves estiverem presentes, mais economia de energia as aves terão.
Uma formação em “V” que tenha três aves vai garantir uma economia de energia de até 40% para cada ave, enquanto um pássaro que voar em um bando em “V” com cerca de 9 aves vai economizar cerca de metade de sua energia. Bandos com 20 aves ou mais garantem economia média de 70% de energia por ave.
Formação do “pelotão”
A ave que vai na frente apresenta maior gasto de energia, pois é a responsável por romper a barreira de ar. As aves que estão atrás se aproveitam disso e conseguem voar à mesma velocidade batendo menos vezes as asas e com batimento cardíaco menor. Assim, gastam menos energia. Quando a ave que está na frente cansa, ela vai para trás e é substituída por uma ave que estava atrás. Assim todas as aves chegam descansadas ao seu destino.
Mas o desgaste provocado pela viagem é grande. Para agüentar o cansaço e a fome, os animais se alimentam mais durante o período que antecede a viagem e alguns chegam a ficar duas vezes maiores que o tamanho normal. Esta formação é a que apresenta melhor relação de beneficio para cada ave, pois assim elas percorrem maiores distancias em menos tempo.
Organização em arco
Algumas aves utilizam uma formação em arco durante as viagens. Embora nesse tipo de formação cada ave gaste a mesma quantidade de energia, o modelo não garante uma economia muito grande para o grupo.
Assim, embora seja uma formação democrática, a formação em arco não colabora tanto quanto a formação em “V” para uma viagem bem sucedida. No entanto, aves que voam em bando ficam mais protegidas e isso representa uma grande vantagem no mundo animal.
Neto