Se você acha que seu cão só pode “seguir carreira” como vigia noturno na sua casa, você está muito enganado!
Além de serem animais maravilhosos e companheiros, os cachorros também são muito úteis desempenhando papéis de apoio aos humanos em atividades muito importantes, como cão farejador e cão guia.
Mas não são esses os únicos tipos de adestramento possíveis para o cão; existe como adestrar um cão especialmente cuidar de crianças ou para conviver com idosos, cães para farejar drogas e até cães para farejar minérios.
Os cães são animais muito inteligentes e podem ser treinados para desempenhar uma série de função, desde que recebam adestramento adequado e muito carinho.
No entanto alguns tipos de adestramento não estão disponíveis para civis, por motivos óbvios.
Se você queria adestrar seu cachorro e treina-lo para ser um excelente cão farejador de minérios (e encontrar muitas preciosidades no seu quintal!) mas não pode, não desanime!
Você ainda pode treiná-lo para ser um excelente amigo das crianças, ou então adestra-lo para que ele faça aqueles truques maravilhosos que todo mundo gosta (ou pelo menos convencê-lo a não tentar almoçar as visitas)!
Conheça alguns tipos de treinamento para cachorros:
– Cão Guia para Cegos
Além do cão policial, é o tipo de adestramento mais conhecido. O cão aprende a guiar pessoas com deficiência visual, além de possuir um treinamento de cão de guarda para defender a pessoa de indivíduos mal intencionados, se necessário.
Desde 1920 as pessoas utilizam cachorros nesta função de cão guia, e as melhores raças para este tipo de trabalho são: labrador, golden retriever, bóxer, pastor alemão e collie.
Isto porque essas raças são muito espertas, pacientes e leais, características indispensáveis em um cão guia.
– Cão Farejador de Minérios
Alguns cachorros já foram utilizados para descobrir minério!
Por incrível que pareça, que os cães treinados conseguiram encontrar minérios (cobre e níquel) em um raio de até 12 metros de profundidade.
Os cães escolhidos para desempenhar a tarefa foram os inteligentes e populares pastores alemães, pela sua conhecida habilidade como cães farejadores.
A iniciativa veio de um instituto de pesquisas geológicas da Finlândia, e o experimento foi realizado em 1960.
– Cães Farejadores de Drogas
O treinamento deles possui mais de uma etapa, onde eles aprender a se sociabilizar, a conhecer o odor característico dos entorpecentes mesmo quando misturados a outros materiais, e também aprendem a ficar calmos em locais de grande fluxo de pessoas (como aeroportos), pois é justamente nesses lugares que o cão vai trabalhar.
O cão também é ensinado sobre a maneira correta de “avisar” sobre as drogas: ele pode ser “ativo” e arranhar, bater e até latir para a pessoa ou perto ao local onde encontrou a droga, ou pode ser “passivo” e somente ficar ao lado do local.
Andressa Silva.
como fazer pra que ela mude o local de fazer o xixie o coco beijos obrigado
sou agente peneteciario gostaria de obter mais informacao sobre como treinar um cao farefador sou adestrador mais esse metedonusca treinei obrigador aguado resposta