Saiba um pouco mais sobre o Gato chausie, uma das raças com a aparência mais diferenciadas entre os gatos
Gato não é tudo igual, ainda que se assemelhem. Talvez, o fato de todos terem pelos por todo o corpo e volta e meia estarem se lambendo em um banho profundo, pareçam iguais. Entretanto, assim como os cachorros, eles possuem raças que os diferenciam bastante e algumas podem ser tão valiosas quanto um caminhão de barras de ouro. Acredite: hoje em dia, existem raças de gatos tão caras que, quando filhotes, são vendidas até mesmo pelo valor cobrado em um automóvel.
Um dos gatos que vamos falar hoje não é dos mais caros, mas visualmente é um dos mais belos e, como são diferentes, são bastante estimados por criadores. O nome da raça é Gato Chausie e é bastante procurada e querida por criadores pela sua diferenciação em relação a outros gatos domésticos, que ganham quilos e ficam extremamente fofinhos. O biótipo do Gato Chausie visa que seu físico permaneça esbelto, pois seu local de origem é na mata. Alguns estudiosos deram esse nome graças à sua origem.
De onde vem o gato chausie
Dizem por aí que os animais domésticos são tão antigos quanto o homem e que, desde sempre, houve esse convívio. Entretanto, não é bem assim. Você pode não ter ouvido falar da historia do Gato Chausie, mas se fez alguma pesquisa sobre animais domésticos no Egito é ele sobre ele que encontrará. Dizem os historiadores que o primeiro gato chausie foi encontrado pelos egípcios e eles que tiveram a idéia de domesticar o animal. A origem real desta raça de gato é em matas fechadas, na selva, mas não se sabe ao certo em qual mata ele foi encontrado pela primeira vez.
Características do gato chausie
Essa raça de gato é diferente dos seus primos gatinhos, afinal, seu corpo é bem mais alongado e musculoso. Ele não fica tão felpudo quanto os gatos típicos para domesticação. Muito pelo contrário: ele tem os músculos bem salientes, lembrando um leopardo ou uma onça. Possui um rosto levemente arredondado e uma carne fina, com pernas longas e finas também. Seu peso máximo é, aproximadamente, seis quilos. Entretanto, isso não quer dizer que seja impossível encontrar um Chausie que pese acima disso.
Essa raça é bastante ativa e muito brincalhona. Gosta de pequenas brincadeiras com objetos que se movimentam, como a bola. Igual aos outros gatos, seu hábito é essencialmente noturno, mas também é possível encontrar um gato Chausie que, devido à domesticação, tenha adquirido hábitos diurnos.
Como todo gato, sua alimentação básica é carne e peixe, mas pode ser domesticado para ser alimentado com ração, jamais perdendo o instinto de comer aves e peixes, caso os encontre.