A ave conhecida como Bicudo-verdadeiro é típica do Brasil oriental e central e também da América do Sul tropical. Essas aves são passeriformes e pertencem à família dos emberizídeos, que tem ampla distribuição pelo país. O nome científico do Bicudo-verdadeiro é Oryzoborus maximiliani.
Essa espécie tem o macho com o corpo negro e o lado inferior das asas branco, e a fêmea num tom pardo escuro. Infelizmente o Bicudo-verdadeiro enfrenta a destruição da sua casa todos os dias, uma vez que está mais comum a transformação do seu habitat em plantações. A espécie se encontra ameaçada de extinção. Para se ter uma ideia da situação periclitante do Bicudo-verdadeiro a espécie já desapareceu em várias regiões do Brasil.
Esse pássaro é bastante bem quisto por criadores de aves, devido ao fato de serem dóceis e por isso os criadores devidamente autorizados pelo IBAMA mantém algumas espécies em cativeiro, o que assegura que pelo menos alguns exemplares estejam a salvo, mas o ideal mesmo é se eles estivessem livres na natureza e em segurança.