A palavra babuíno tem sua origem na França e significa babouin, ou seja, designação genérica dos antropóides cercopitecídeos pertencentes ao gênero que chamamos de Papio e seus afins. São animais da ordem dos primatas, mas se diferem dos macacos sob vários aspectos. Os babuínos são dotados de um focinho pontiagudo, seu caninos são bem avantajados, tem volumosas bochechas e possuem calosidades em suas nádegas que podem ser vistas com facilidade. Fazem parte da extensa classe dos animais mamíferos, juntamente com cangurus e coelhos.
Eles são classificados como sendo semi-quadrupedes, pois tem a capacidade de se erguer sobre as patas traseiras e caminhar eretos, porém também se locomovem sobre as quatro patas. Esses primata podem chegar a medir até 0,70m, sendo que as fêmeas são menores e mais leves que os machos, por não se tratar de animais muito grandes ou pesados podemos dizer que fazem parte da classe dos mamíferos de médio porte como o Macaco.
Macacos tem extrema habilidade em escalar e se movimentar no alto das árvores, habilidade esta que os babuínos não possuem, ao contrário disso eles passam a maior parte de seu tempo no solo, também não possuem a capacidade de se pendurar pela cauda. Mas nem por isso são menos valentes do que os macacos, os babuínos tem excelentes performances como lutadores e não demonstram medo de outros animais e nem mesmo dos humanos. Talvez por isso exista um treinador de capoeira famoso que se chama “Babuíno Branco”, provavelmente pelas habilidades representadas em seu poder de luta, ainda que a capoeira não seja uma luta que tenha intenção de agredir seu oponente, mas apenas demonstrar sua capacidade de defesa, muitas pessoas confundem este tipo de arte como uma forma de agredir outras pessoas, e este não é o objetivo desta luta. A denominação de Babuíno pela semelhança com a habilidade do animal e com a sua calma, independente de sua força ou capacidade, e Branco por se tratar de um homem branco.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vagQyP9WtR8[/youtube]
Os babuínos fazem o gênero Meu Território, Minhas Regras, portanto apesar de seu grande instinto e eficiência para a luta os babuínos não disputam território como muitas outras espécies, há entre eles um senso de hierarquia que diminui muito a necessidade de confrontos. Eles vivem em bandos que podem variar entre 10 e 100 componentes, e nesta hierarquia sempre vão existir os machos que detém o poder do bando, são os machos dominantes, determinados pela sua força, cuja única vantagem se refere a preferencia no momento da alimentação, ou seja, quando o alimento é encontrado eles são os primeiros a terem o direito à refeição. No que se refere ao acasalamento não existem vantagens especiais. Sua alimentação é muito diversa, comem frutas, carnes, diversos tipos de Insetos e Aranhas, também se alimentam das cascas das árvores e de outros animais como, por exemplo, o Lagarto.
GENTE UM E FEIO OUTRO E UMA COISA LINDA BEIJÃO
é feio eu to me formando em biologia nuca vi uma coisa tão feia
e mais feio que meu irmão