Animais Ameaçados de Extinção

Todos nós sabemos da diversidade da fauna e da flora do nosso país, o Brasil. Existem milhares de espécies de animais que se estendem pelas nossas florestas, campos e tantos outros cenários possíveis nesse país que tem como a principal característica a diversidade. Lógico que essa diversidade vai além do reino animal e vegetal, passando também pelas mais variadas culturas existentes na nossa nação, consequência da colonização de muitos povos.

Porém, quando falamos em desmatamento, tráfico de animais, caça inconsequente e ações que prejudicam a diversidade da nossa natureza, infelizmente o Brasil também é lembrado. Isso é muito revoltante, pois um país como o nosso, que vive a diferença todos os dias, acaba destruindo a nossa principal referência mundial, a variedade vegetal, animal e humana.

Animais

A extinção de animais é, de longe, um problema que se agrava no nosso território. Logicamente que não é culpa somente do brasileiro, mas também do estrangeiro, que vê no Brasil um país onde a lei não é levada a sério, onde tudo tem um “jeitinho”. Sendo assim, vê a oportunidade de se aproveitar de pessoas, especialmente as mais simples, de baixa renda e escolaridade, para fins lucrativos, e claro, ilegais.

Uma espécie é considerada ameaçada quando a população vai decrescendo e não há um aumento significativo de reprodução, isto é, não nascem mais filhotes, apenas morrem os poucos exemplares adultos que ainda existiam. Esse fator é determinante para colocar uma espécie animal ou vegetal em risco de extinção, ou seja, o animal vai deixar de existir, vai sumir do mapa.

Acabar

A maioria dos países possuem leis e condenam práticas que podem levar um animal ao processo de extinção. Punem aqueles que caçam fora de época, como caçadores que capturam animais que ainda não atingiram a fase adulta e, portanto, não tiveram a oportunidade de se reproduzir.

O que preocupa, pelo menos a nível de Brasil, é a falta de fiscalização, especialmente quando a principal ocorrência é de tráfico de animais. Araras azuis, tartarugas marinhas e outras espécies maravilhosas sofrem com viagens, normalmente fatais, para chegar a países estrangeiros. Um tráfico que acontece bem embaixo do nariz de nossas autoridades, num ciclo interminável.

Existem alguns órgãos conservação das espécies, com destaque para a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mais conhecida como UICN, que usa as seguintes categorias para compreensão do nível de preocupação com as espécies:

Especies

1. A Extinta EX é quando o último representante de uma espécie morreu;
2. A extinta na natureza EW é quando sabe-se da existência desses animais, porém em cativeiro;
3. A situação Crítica CR é quando a espécie tem risco alto de entrar extinção;
4. Quando a espécie está em Perigo EN, ela sofre risco futuro;
5. Vulnerável VU é quando a espécie tem um risco médio de deixar de existir;
6. Existe também a categoria Quase ameaçada e a Segura, que indica uma espécie que dificilmente entrará em extinção, como as pombas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei muito desta comunidade, cada mensagem que meche com agente, parabéns!

    Nome Marlene costa 7 de março de 2013 14:37
  • legal

    dede 2 de junho de 2013 13:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *