Nome estranho, não é? Você deve estar se perguntando se esse nome tem haver com aquela música sertaneja, de uma conhecida dupla sertaneja do Brasil. E talvez esteja cantando: “inhambu-xitão e o chororô….”. Pois é, inhambu é um pássaro, que tem muitas características, além de servir como inspiração para dois cantores. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa ave?
Inhambu é um pássaro que vive em matas, florestas e capoeirões secos, caatingas e canaviais. Suas características marcantes são o seu comprimento, aproximadamente 25 cm, seu bico muito vermelho, nos machos a ponta fica mais escura, quase preta. A pelagem também é vermelha, porém mais pálida e fraca que o bico. Nas costas a cor das penas fica marrom, praticamente castanho-escuro.
O que marca a cabeça e o pescoço são cores mais cinzentas bem escura, a garganta e a barriga esbranquiçados, muitas vezes as pernas e caldas podem ficar roxas. Tudo depende da espécie do animal, já que existem muitas diferenças entre esses animais que são encontrados em diversos estados do país.
Além dos estados como Nordeste, Sul, Leste, Centro-oeste e até mesmo no Rio Grande de Sul do Brasil, esse animal aparece freqüentemente nos países latinos como: Peru, Bolívia, Paraguai e lugares da Argentina. Sua alimentação está ligada, normalmente, a comer bagas e frutas caídas no chão como tangerinas, palmito, entre outras. Além de folhas diversas e sementes bem duras.
Outro alimento que os inhambus apreciam são os artrópodes e moluscos, que ficam camuflados nas folhas apodrecidas nas matas e nas outras vegetações onde a ave pode ser encontrada. Na maioria das vezes o esforço para comer esses animaizinhos é bem maior, pois o inhambu fica fuçando entre as folhagens e pedaços pequenos de madeira apodrecida para encontrar algum deles, tudo com o bico.
Em alguns casos pulam para capturar algum inseto que seja interessante de ser degustado. A grande curiosidade está nos filhotes, que muitas vezes comem pedrinhas sem querer, pois dependem do alimento dos pais para sobreviver.
Entre suas muitas e distintas espécies está o inhambu-de-pé-cinza, com o nome cientifico de crypturellus duidae. Esta espécie pode ser encontrada entre florestas do noroeste da Amazônia situada na Colômbia e ao sul da Venezuela. Já no Brasil é possível encontrar a ave perto das regiões norte, próximo do rio Papuri.
Essa espécie prefere florestas mais chuvosas, isto é, bem úmidas e as matas com solo semelhante a areia. O i inhambu-de-pé-cinza gosta muito de sementes e pequenos animais invertebrados.
Essa espécie costuma medir de 28 a 31 cm de comprimento. Seu pio, isto é, o barulho que costuma fazer é bem curto e alto e a ave tem como hábito ficar repetindo o mesmo assobio por horas. Não costuma voar muito, pois a maioria de seus alimentos é facilmente encontrado em terra firme. A espécie não corre risco de extinção.