Relação Entre Pessoas e Animais

A convivência com os animais de estimação promove apenas benefícios à saúde do corpo e da alma das pessoas. Porém, essa relação animal e ser humano tem que precisa seguir pela estrada interatividade a fim de se tornar benéfica; não sendo suficiente ser dono de um animal, é preciso conviver, fazer brincadeiras, passear.

Relação Entre Pessoas e Animais

Relação Entre Pessoas e Animais

E isso acontece por quê? Os animais de estimação nos promovem o contato com o nosso lado animal, uma elementar dimensão que nossa forma de viver e a sociedade tendem a todo o custo suprimir. Através de íntimos relacionamentos com nossos animais, passamos a reviver em nós características poderosas como lealdade, instinto, amor, e jovialidade.

Os animais nos oferecem companhia e amor , sem impor as exigências colocadas pelos seres humanos, além de nos aceitarem sem nenhuma forma de crivo. Esses benéficos e estreitos relacionamentos geram vínculos duradouros e fortes. As benesses, no tocante à saúde do corpo e da alma entre animais e pessoas têm sido reconhecidas numa enormidade de quantidade de transtornos:

-Todos que têm convivência com animais podem sobreviver até oito vezes mais, após passarem por um infarto. Um estudo feito em 1995 demonstrou que, pessoas que tinham cães tinham uma maior expectativa de vida depois de um ataque do coração, do que aqueles que não tinham animais.

-Os animais conseguem diminuir nosso nível de estresse, diminuindo ainda a frequência cardíaca, o colesterol e também pressão das artérias. O cientista Warwik Anderson conseguiu descobrir que os donos de animais de estimação contavam com mais baixas taxas de triglicerídeos e de colesterol do que aqueles que não eram proprietários.

-Quem tem animais costuma visitar menos ao médico e ainda fica um tempo menor no hospital.

-Os animais de estimação combatem a vontade de isolar-se e a depressão, beneficiando o processo de aproximação entre os indivíduos.

-Recentes estudos demonstraram que crianças na faixa etária compreendida entre os 05 e os 12 anos que possuem um animal de estimação, contam com maior sensibilidade e melhor compreensão dos sentimentos das demais pessoas, contando ainda com maior empatia.

-De acordo com especialistas, ficar observando os peixes de um aquário , é tão eficaz quanto qualquer outra forma de meditação, já que promove o benefício da diminuição da pressão do sangue.

-E ainda mais: o terapêutico contato que se forma quando se acaricia a um bicho de estimação e o mesmo retribui com um carinho, acaba por gerar uma sensação de tranquilidade e de intimidade.

-Além disso, os animais ainda promovem o estimulo ao exercício físico.

-E, o mais interessante: a ideia de ser o cuidador de outro ser vivo, resta por demonstrar o quanto a pessoa é indispensável na vida de alguém.

Entretanto, até que fase o companheirismo e a interação entre animais e pessoas é benéfico para as criaturinhas ? Para os animais, existe o risco de passarem a ser tratados como um tipo de objeto ou ao oposto extremo, o que se compararia à humanização.

Um bicho de estimação não pode ser considerado como um objeto, o qual  é manipulado conforme a vontade da pessoa, um fantoche . Ele conta com sentimentos, emoções, e preciso de diários cuidados ligados à higiene, alimentação, e saúde.

Várias pessoas compram ou pegam um filhote e, de conforme vai se desenvolvendo, sentem que não tem mais graça e, vai acabar sendo considerado um empecilho. Com isso, fica delegado ao isolamento , sem ter carinho e nem a devida atenção e passa a sofrer uma existência de solidão: passa horas sozinho e vive confinado. Há animais que terminam mortos em razão da depressão.

Outros animais passam por situação de abandono quando envelhecem ou adoecem.

Na outra ponta da linha há o animal que passa pela humanização, o animal passa por uma rotina de ser humano, indo ao salão de beleza, usando perfumes, roupas, e adereços, isto é, acaba sendo tratado como um bebê, inclusive não reconhecendo animais de sua espécie.

Muitas vezes, a vaidade humana, é posta acima do bem-estar do bicho: o principal sentido do cachorro é o olfato; passar perfume num cão é a mesma coisa que deixá-lo sem um norte sobre si próprio, de outros animais, das pessoas, e ainda de seu próprio ambiente. Outro fator que causa transtornos é a alimentação, exagero de comida de humanos, guloseimas, doces, causando diabetes, obesidade, câncer, dentre outros, minimizando seu tempo de vida.

Todo animal possui suas próprias necessidades e, por isso, precisa viver como tal, ou seja, nem como ser humano e nem como objeto.

A escolha de conviver com um animal de estimação é, antes de tudo, ter consigo a responsabilidade de uma vida. E, a estrada para os dois, ser humano e animal, desfrutarem dessa intensa relação, é o amor.

Em primeiro lugar, o proprietário aceita o amor sem condições que lhe é oferecido pelo animal. E, da mesma maneira que ele se dedica ao dono seu amor ilimitado, o dono precisa estar pronto a oferecer também o amor sem condições também ao animal. A relação de amor, sincera e leal admite que os benefícios aconteçam entre ambos. Escute, olhe, fale e toque, essas são as chaves à ignição e ao mesmo tempo o combustível responsável por essa relação de amor.

A implicação em amar em profundidade seu animal de estimação, é que o mesmo seja tratado com respeito, cuidado com responsabilidade, como deve ser tratado todo animal de estimação: vermifugar, castrar, vacinar, levá-lo passear, visitar ao veterinário, brincar, amar, prover os banhos, a limpeza dental, escovar os pelos, se preocupar com a alimentação e, especialmente, nunca deixá-lo para trás sob espécie nenhuma, ampará-lo na velhice e na doença.

A combinação dessa relação de respeito e amor deixa-nos num fraterno contato com as demais espécies e ainda com nossa origem: Nossos gatos e cachorros nos permitem uma íntima e permanente visão do espírito e da mente de outros mamíferos, atuando como uma teia que nos relaciona com a imensidão da natureza.

Ter uma relação de com animais de estimação nos coloca em sintonia com a natureza e com nossos sentimentos mais intensos e verdadeiros, fazendo-nos perceber que pode sim existir amor incondicional, e que podemos experimentar tal sentimento.

Um assunto muito importante é a relação que nós seres humanos temos com os animais, principalmente os domésticos com os quais de fato convivemos a todo o tempo. Tanto com os gatos, cachorros, peixes, passarinhos, cavalos, podemos estabelecer sempre uma relação de carinho, afetividade, que nos torna participante de uma verdadeira família.

Já foi comprovado por pesquisas que a relação entre pessoas e animais é especialmente saudável e melhora em quase 100% no auxílio psicológico, físico e mental, principalmente com crianças e deficientes físicos.

Logicamente vale a pena sempre lembrar que os animais de estimação são a base de tudo, pois possuem sentimentos, emoções, medo e necessidade físicas e biológicas, assim como nós seres humanos. Por isso, o cuidado, proteção, carinho e dedicação com seu bichinho de estimação é sempre obrigatório.

Na verdade nossos animais de estimação proporcionam amizade, carinho e nos conectam diretamente a natureza. Os animais são o caminho para a felicidade e alegria de um lar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *