O Odocoileus virginianus, conhecido como veado-galheiro ou cervo do pantanal (também chamado suaçuetê) pertence a família Cervidae da ordem Artiodactyla.
É encontrado na porção Norte da Cordilheira do Andes e no Norte do rio Amazona. É o maior veado da América do Sul. Vivem em praias com mangue, áreas abertas com árvores esparsas, matas espinhosas, terras baixas ou com bastante vegetação.Evitam áreas de floresta densa.
Possuem coloração acinzentada. Na porção inferior da cauda tem uma parte branca é característica da espécie, também chamado de veado-de-cauda-branca, devido á isso. Os chifres possuem um eixo principal frontal, com poucos ramos voltados para cima.
Um adulto chega a medir aproximadamente 70 centímetros de altura e 1,40 metros de comprimento e a pesar 40 quilos. Alimentam-se de folhas, brotos, galhos, gramíneas e frutos. A gestação dura nove meses, e nasce somente um filhote. É um animal solitário, visto na companhia da fêmea somente durante a reprodução.
Existe aqui um equívoco. O Odocoileus virginianus (veado da Virgínia)não é o mesmo que o (Blastocerus dichotomus (este sim, o cervo do Pantanal), pertencem a gêneros e espécies diferentes.Seria bo corrigir que o animal da reportagem(artigo)não se trata do Cervo do Pantanal.