Pica-Pau-Bufador

O Pica-Pau-Bufador é também conhecido como pica-pauzinho-amarelo. Essas aves medem cerca de 17 centímetros. A diferenciação de sexo se dá pela cor da cabeça, os machos tem a cabeça vermelha e as fêmeas amarela. O Pica-Pau-Bufador busca insetos removendo cascas das árvores. Eles podem ser encontrados na Amazônia, Pará, Mato Grosso e em grande parte do sudeste brasileiro. Saiba mais sobre a espécie a seguir!

Pica-Pau-Bufador: Conhecendo a Espécie

O nome científico do pica-pau bufador é Piculus flavigula sendo que piculus é a versão diminutiva de picus que significa pequeno pica-pau. Já flavi vem de flavus e significa amarelo, por sua vez gula vem de gularis com o significado de garganta. Dessa forma chegamos à conclusão de que o nome científico desse pássaro significa pequeno pica-pau amarelo.

Um indivíduo dessa espécie pode medir entre 19 e 20 centímetros de comprimento e pesar entre 44 e 63 gramas. Nos machos o alto da cabeça e a nuca são vermelhos, já as laterais da cabeça são amarelas. Nas fêmeas o topo da cabeça é amarelo enquanto as laterais e um pouco da nuca são vermelhos. A garganta dessa ave pode ser vermelha ou amarela.

A coloração das costas dessa ave é o verde-oliva e o seu ventre é densamente barrado tendo a presença de barras escuras sobre um fundo claro. Nos machos a testa é vermelha enquanto que nas fêmeas a testa é amarela. Uma ave com um visual colorido e bonito despertando a curiosidade de quem observa.

Primeira Descrição da Espécie

A espécie pica-pau-bufador foi descrita pela primeira vez pelo francês Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon em 1780, no “Histoire Naturelle des Oiseaux”. O primeiro indivíduo dessa espécie foi descoberto na Guiana Francesa. O texto escrito por Buffon foi acompanhado de uma ilustração feita numa placa colorida a mão por François-Nicolas Martinet nas Planches Enluminées D’Histoire Naturelle com a supervisão de Edme-Louis Daubenton.

Quais São as Subespécies do Pica-Pau Bufador?

A seguir você poderá conhecer um pouco mais sobre as subespécies do Pica-Pau Bufador.

– Piculus Flavigula Flavigula

Piculus Flavigula Flavigula

Piculus Flavigula Flavigula

Esse pássaro pode ser encontrado no norte da Amazônia Brasileira, nas Guianas e também na extensão entre o extremo leste da Colômbia até a Venezuela.

– Piculus Flavigula Magnus

Piculus Flavigula Magnus

Piculus Flavigula Magnus

Essa subespécie é encontrada no noroeste da Amazônia Brasileira além do sudeste da Colômbia até alcançar o norte da Bolívia.

– Piculus Flavigula Erythropis

Piculus Flavigula Erythropis

Piculus Flavigula Erythropis

Subespécie que é encontrada na região leste do Brasil.

Alimentação do Pica-Pau-Bufador

A base alimentar desses pássaros são os insetos, para encontrar alimento esse pica-pau escala troncos e galhos. O pica-pau dá bicadas nos troncos para que possa acessar as larvas de insetos que estão dentro dos mesmos, ele faz um buraco com seu bico e usa língua umedecida por suas glândulas salivares para pegar as larvas. Também pode se alimentar de frutos eventualmente.

A anatomia dos pica-paus ajuda e muito nesse processo de escalar nas árvores, esses animais têm vários dedos voltados para frente e dois dedos direcionados para trás tornando mais fácil que eles se segurem enquanto galgam posições mais altas. Para se ter uma ideia um pica-pau é capaz de dar até 100 bicadas de uma única vez numa árvore por minuto.

Alimentação do Pica-Pau-Bufador

Alimentação do Pica-Pau-Bufador

Reprodução do Pica-Pau-Bufador

Para garantir sua reprodução essa ave faz ninhos em buracos que foram escavados em troncos de árvores mortas. Os ninhos são posicionados o mais alto quanto possível para se proteger contra predadores. Colocam de 4 a 5 ovos que devem ser chocados pela fêmea e pelo macho durante um período de 20 dias. Um trabalho árduo para perpetuar a espécie.

Hábitos Sociais do Pica-Pau-Bufador

Os indivíduos dessa espécie podem ser encontrados vivendo sozinhos ou em bando (que podem ser mistos com outras espécies de aves) em florestas altas com terra firme ou áreas de várzea.

Reprodução do Pica-Pau-Bufador

Reprodução do Pica-Pau-Bufador

Distribuição Geográfica do Pica-Pau Bufador

O pica-pau-bufador pode ser encontrado em boa parte da Amazônia brasileira seguindo na direção do Mato Grosso pelo rio Xingu e região sul do Pará pela Serra do Cachimbo. É possível avistar indivíduos dessa espécie no noroeste e leste do Brasil até alcançar o nordeste de Santa Catarina. Pode ser encontrado ainda em alguns pontos da Venezuela e das Guianas até o Peru.

Curiosidade: Por Que Bufador?

O nome popular de pica-pau-bufador se deve ao fato de que um dos cantos desse pássaro é bastante parecido com um bufar forte. O som produzido por essa ave é bem alto podendo ser ouvido a longas distâncias.

Observando o Pica-Pau-Bufador

Para quem ficou curioso para saber como esse animal interage na natureza selecionamos um vídeo em que é possível observar esses animais durante algum tempo. É um espetáculo poder conferir como é o comportamento desse simpático pássaro quando integrado em seu ambiente natural. Assista e conheça um pouco mais sobre esse pica-pau.

Pica-Pau: Estrela de Desenho

Quando se fala a respeito de pica-pau não tem como não pensar no desenho animado de grande sucesso criado por Walter Lantz. Porém, você sabia que a ideia surgiu na lua de mel de Lantz quando um pica-pau causou peripécias que o divertiram e o incomodaram?

A ave que causou alguns transtornos para o desenhista e sua esposa se tornou a inspiração para a criação de um dos personagens mais icônicos do século passado. Em plena noite de núpcias o pica pau ficou bicando o telhado do chalé que o casal havia alugado, os dois não conseguiram dormir.

Inicialmente, a Universal Studios, onde Lantz trabalhava não gostou muito do personagem por acha-lo feio e desajeitado. Como o animador insistiu muito os executivos decidiram dar uma chance para aquele pica-pau como um coadjuvante no desenho “Andy Panda” que tinha como estrelas um panda antropomórfico (mistura de características animais e humanas) e seu filho.

O pica-pau mal comportado fez tanto sucesso que logo ganhou um desenho somente seu e passou a se chamar “Woody Woodpecker” (No Brasil: Pica-Pau). Certamente você já assistiu algum episódio do desenho do personagem Pica-Pau, não é mesmo? Na próxima vez que estiver curtindo a animação lembre-se da ave que a inspirou e que nem sempre é tão irritante!

Gostou de saber mais sobre o pica-pau-bufador? Compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *