Tudo Sobre O Pássaro Preto

Animais: Pássaro Preto

Existem muitos pássaros no mundo animal que tem como uma de suas características físicas ter a cor de suas penas na tonalidade preta, um dos mais conhecidos como exemplo é o famoso urubu, que está sempre voando em lugares onde tem carniças, no entanto, o pássaro que realmente é chamado pelo apelido popular de pássaro preto é outro, cujo nome cientifico é Gnorimopsar chopi, mas não pense que pássaro preto é o seu único nome popular, pelo contrário, ele pode ser conhecido por muitas nomenclaturas diferentes, de acordo com o lugar onde vive ( a sua região). Entre os seus outros nomes populares estão os termos assum preto, chico preto, arranca milho, graúna, pássaro melro, chopim, chupim, chupão, cupido e por fim o termo craúna.

Pássaro Preto

Pássaro Preto

O interessante desse pássaro é que dentro do seu gênero, a sua espécie é única, ou seja, ele não divide o seu grupo animal de gênero como nenhuma outra espécie, no entanto, isso não é válido para a sua família, que por sua vez é Icteridae, agrupada dentro da ordem Passeriformes, que tem como característica de apenas viver nas terras do “Novo Mundo” que é como era conhecido o continente americano, enquanto que o continente europeu era conhecido por “Velho Mundo”, portanto, a espécie, o gênero e todos os pássaros da família Icteridae são nativos das Américas.

O Gnorimopsar chopi ou pássaro preto especificamente é nativo da América do Sul, com ocorrência nos seguintes países: Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Paraguai, no Peru e no Uruguai. Uma coisa interessante ainda sobre o local de onde esse pássaro é nativo, é que ele vive alguns diferentes habitats, que em um primeiro momento podem parecer bem diferentes entre si, mas que esse tipo de pássaro se adaptou muito bem, são eles áreas parecidas com as savanas, que como estamos falando de América, seriam mais próximas as áreas de cerrado e locais com vegetações menos abundantes. Apesar disso, ele é encontrado também em áreas de florestas secundárias, ou seja, não são florestas tão abundantes assim. Um outro lugar onde pode ser visto, normalmente são os campos abertos cobertos por gramíneas.

O pássaro preto como ele é conhecido principalmente no Nordeste, já esteve muito presente na literatura e na música brasileira ao longo dos anos, no entanto, nem sempre de uma forma positiva. Muitas músicas foram feitas em homenagem a ele, mas infelizmente mencionando um ato de crueldade que se fazia muito antigamente com esse pássaro, assim como também com outras espécies, que é o fato de furaram os seus olhinhos pensando ignorantemente que isso faria com que ele cantasse mais, é a ignorância mata e machuca, isso ainda é feito nos dias de hoje, mas se enquadra como maltrato aos animais e é punível de prisão.

Características

O pássaro preto é considerado uma ave de tamanho intermediário que em média chega a ter quase 26 centímetros de tamanho, no entanto, podem ser encontrados indivíduos maiores e menores do que esse comprimento, mas o mais comum é que esse pássaro tenha mais do que 20 centímetros por via de regra. Assim como o seu próprio nome já diz, ele tem o seu corpo todo coberto por penas pretas, mas não apenas as suas penas são nessa tonalidade, mas também o seu bico, os seus olhos e as suas pernas. Uma característica interessante para saber se o pássaro que se observa é ainda filhote, jovem ou então se trata de um pássaro adulto, é que os primeiros (jovens e filhotes) não têm penas ao redor dos olhos, enquanto que os pássaros que estão na fase adulta têm penas em todos os lugares, inclusive na área dos olhos.

Pássaro Preto na Árvore

Pássaro Preto na Árvore

Uma das coisas que mais chama atenção no pássaro preto, além de sua peculiar coloração, é o seu canto que é considerado um dos mais característicos e harmoniosos dentre os pássaros brasileiros, o seu canto realmente parece uma melodia, até mesmo por esse motivo é que ele muitas vezes é tão caçado ilegalmente e mantido em cativeiro (também ilegalmente), infelizmente esse animal paga por ter nascido com a qualidade de beleza em seu canto. Ambos os pássaros do sexo masculino e do sexo feminino cantam.

Subespécies Do Pássaro Preto

O pássaro preto possui 3 subespécies conhecidas atualmente, a seguir vamos falar um pouco melhor de cada uma delas:

  • Gnorimopsar chopi chopi – Essa subespécie foi catalogada no ano de 1819 por Vieillot, ela é a principal variação do pássaro preto, é a mais comum e mais encontrada em abundancia nas regiões onde ele habita, o seu habitat especifico é a região central do Brasil seguindo sentido leste do país até encontrar o oceano, principalmente nos estados do Mato Grosso, de Goiás, em algumas partes de Minas Gerais e no Espirito Santo, fora do Brasil ele pode ser visto na Argentina e no Uruguai em praticamente todo o seu território.
  • Gnorimopsar chopi sulcirostris – Essa subespécie foi catalogada no ano de 1824 por Spix, ela tem a característica de tem um tamanho em comprimento bem maior do que a média normal, que foi citada acima, de mais ou menos uns 25 ou 26 centímetros, esse pássaro normalmente passa dos 30 centímetros de comprimento, sendo muito maior do que o comum para a espécie. Ele é encontrado no nosso país em alguns estados, são eles o estado do Maranhão seguindo por toda a região Nordeste do Brasil, até chegar na Bahia, onde adentra o território de Minas Gerais em sua porção mais ao Norte.
  • Gnorimopsar chopi megistus – Essa subespécie foi catalogada no ano de 1889, tendo sido a última a ser encontrada, ela foi registrada por Leverkuhn. Essa variação do pássaro preto não é vista em território brasileiro, apenas em nossos vizinhos Bolívia em sua parte leste e no Peru na porção do Sudoeste do país.

Hábitos do Pássaro Preto

O pássaro preto é muito visto em arvores do tipo palmeiras, mas é bem comum que seja visto pelo chão também, ou onde quer que tenha sombra em um dia quente. Uma coisa muito interessante sobre ele é que quando ele está cantando a sua melodia, as penas da sua cabeça se arrepiam todas, sendo um momento muito charmoso para o pássaro. Ele tem por característica viver em grupos com mais pássaros semelhantes e são em geral bem barulhentos, sendo possível escutá-los de longe.

Reprodução

Quando o pássaro preto completa os seus 18 meses de vida ou um ano e meio, ele pode então começar a se reproduzir, pois oficialmente ele entra na fase reprodutiva de sua vida. Em cada período de reprodução ele tem em média 4 ovos, raramente passa dessa quantidade, mas lembre-se que a cada período ele pode ter até 3 ninhadas diferentes, contabilizando assim até 12 ovos por temporada reprodutiva. O tempo de incubação dos seus ovos é de mais ou menos uns 14 dias, não passando de 15 dias, após concluído o nascimento do filhote, este permanece com os seus pais por mais 18 dias no total, exclusivamente sob os cuidados deles. Nesta espécie de pássaro, a participação do macho e da fêmea nos cuidados dos filhotes é praticamente a mesma, ambos dividem as tarefas necessárias, como buscar alimentos e cuidar do ninho.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *