Quanto Tempo Dura Uma Pomba? Qual Seu Tempo De Vida?

Animais: Pombos

Os pombos são alguns dos animais mais controversos que existem, pois poucos outros animais tem uma relação tão intensa com o ser humano, seja no sentido positivo ou no sentido negativo. Em algumas regiões do mundo os pombos são adorados, eles fazem parte do encanto dos lugares, como por exemplo, em algumas regiões da Europa, mas em muitas outras situações, principalmente no Brasil, temos que os pombos são muitas vezes considerados verdadeiras pragas urbanas, por causa da grande quantidade desses animais que vivem nos centros urbanos hoje em dia, muitas pessoas se incomodam também com o seu barulho e com a sua sujeira, ele inclusive é um dos pássaros que tem maior capacidade de transmitir doenças, muitas pessoas inclusive se referem a eles como ratos dos céus.

Muita gente nem imagina, mas o seu nome científico é Columba livia, que por sua vez deriva do nome da família a qual pertence que é a Columbidae. Esse pássaro ao longo do tempo foi se adaptando as cidades e hoje é quase impossível andar pela rua sem ver ao menos um pombo. Os seus nomes populares são pombo comum, pombo doméstico, pombo das rochas, mas muita gente o chama apenas de pombo. Uma curiosidade não muito agradável sobre ele, é que antigamente muitas pessoas tinham o costume de comer os pombos, ainda hoje existem muitos lugares que é normal consumir para fins alimentícios esse tipo de ave das ruas, no entanto, em condições normais os pombos costumam viver por cerca de 6 anos, soltos em seus habitats, que hoje são as cidades e centros urbanos.

Os mais comuns e mais vistos são os pombos de colorações que variam em tonalidades de cinza, mas eles também podem ser encontrados na cor branca, na cor preta e na cor marrom, inclusive o pombo branco tem a honra de ser conhecido internacionalmente como o símbolo da paz universal. Os pombos acinzentados podem ser de somente uma tonalidade, no entanto, é mais comum que eles sejam manchados com riscos pretos e o pescoço que as vezes tem uma tonalidade um pouco esverdeada, além disso a sua cor pode ser um pouco alterada dependendo do seu nível de sujeira.

Pombos

Pombos

Uma característica dessa ave é que entre os machos e as fêmeas praticamente não existem diferenças, portanto, a olho nu, principalmente se se tratar de uma pessoa leiga no assunto, dificilmente será possível distinguir entre um exemplar do sexo masculino ou um exemplar do sexo feminino. Outra característica do pombo é a sua monogamia, eles ficam com apenas uma fêmea a cada período de reprodução e ambos os pais cuidam dos seus filhotes se a ninhada de fato acontecer, normalmente nascem apenas 2 filhotes em média, a sua ninhada não é muito grande e os pais ficam com o filhote até que ele tenha condições de se virar por si mesmo.

Tipos De Subespécies De Pombos Já Classificados

Segundo cientistas e pesquisadores de aves, mais especificamente consultando a classificação de Gibbs, há no total 12 subespécies diferentes de pombos, incluindo pombos mais selvagens, o que as define de maneira mais decisiva é a localidade onde essas diferentes populações vivem. Os nomes das subespécies são:

Columbos livia livia: que vive principalmente em regiões da Europa, no Norte da África e na Ásia, principalmente na região próxima ao Cazaquistão, passando por países tais como a Turquia, a Geórgia e o Iraque já no Sul asiático e Oriente Médio.

Columbus livia atlantis: Esse pombo vive principalmente em algumas regiões de Portugal, como a Ilha da Madeira e a região independente de Açores, é encontrado também no país de Cabo Verde, uma Ilha que está localizada na região Oeste do continente africano.

Columbus livia canariensis: Esse pombo, como o seu nome já nos sugere, vive nas Ilhas Canárias, especificamente nessa localidade, sendo que essa subespécie não é vista em mais nenhum lugar, o que é fácil de comprovar devido as suas características físicas únicas e distintas, que são o tamanho em comprimento bem menor do que a média das outras subespécies e a sua cor, que é a mais escura do que a maioria dos pombos de cor acinzentada.

Columbus livia gimnocyclus: Esse pombo é avistado apenas em alguns países da África, são eles o Senegal, Gana, Gambia e na Nigéria, assim como o pombo da subespécie Columbus livia canariensis, ele também é menor e mais escuro do que a maioria das outras subespécies, e é praticamente o único da sua região delimitante, que é o continente africano, que possui essas características mais afloradas.

Columbus livia targia: Esse pombo vive em algumas regiões do grande deserto do Saara, se estendendo até o Sudão, ele também é um pouco menor do que a média da espécie e possui um padrão de penas mais escuro.

Columbus Livia Targia

Columbus Livia Targia

Columbus livia dakhlae: Esse pombo vive em apenas uma localidade no mundo, que é dentro do deserto do Egito, mais especificamente em dois oásis que estão no meio do deserto deste país, ele é bem pequeno, mas mais claro e mais pálido do que as outras subespécies descritas acima.

Columbus livia schimperi: Essa subespécie divide alguns habitats com a subespécie Columbus livia targia, pois ele também pode ser encontrado no Sudão, mas ao contrário do targia, ele é visto ao longo do delta do Rio Nilo. Também tem um tamanho menor em comprimento, do que a média da espécie, mas as suas cores não são mais escuras, pelo contrário, tem uma tonalidade considerada pálida para os pombos.

Columbus liviaa gaddi: Esse pombo tem uma aérea em que ele é uma das aves totalmente predominantes, essa região de predomínio engloba desde o Irã e Azerbaijão, até a região mais ao leste do Uzbequistão, ele possui também uma tonalidade de penas que é mais pálida e algumas vezes ele pode se misturar com outros tipos de subespécies de pombos.

Columbus livia neglecta: Esse pombo vive exclusive em regiões de montanha nas áreas continente asiático em sua porção central.

Columbus livia intermedia: Esse pombo vive em algumas regiões da Ásia, como nas cadeias de montanha do Himalaia, na Índia e principalmente no Siri Lanka.

Columbus livia nigricans: Esse pombo também é encontrado em uma região da Ásia, em dois países, que são a Mongólia e a China, em sua porção de território mais ao Norte, principalmente na parte de divisa entre essas duas nações. Acredita-se que esse pombo tenha vindo de pombos verdadeiramente selvagens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *