Como Criar Pássaro Preto

Bastante popular no Brasil, o Pássaro Preto (Gnorimopsar chopi), é uma das principais escolhas dos criadores que desejam uma ave com um belo canto e uma aparência imponente. Totalmente preto é interessante destacar que esse pássaro não é aquele conhecido como chopim ou chupim que se diferencia pelo fato de o macho ter uma tonalidade preta azulada e a fêmea um tom amarronzado.

Pode ser chamado popularmente também de Graúna ou Melro estando distribuído em todo o Brasil com exceção da região amazônica. Continue lendo para saber como criar um pássaro preto com assertividade e com os cuidados necessários.

Características do Pássaro Preto

Esse pássaro mede em média entre 21 e 26 centímetros e seu corpo é completamente preto, bico, pernas, olhos e penas, aliás, é por isso que tem esse nome. As penas do macho dessa espécie podem apresentar um reflexo de azul metálico enquanto que as fêmeas podem ter uma cor amarronzada. Os filhotes do pássaro preto geralmente não têm penas próximo aos olhos. As fêmeas também tem o hábito de cantar.

Distribuição Geográfica do Pássaro Preto

Podem ser encontrados em áreas rurais, áreas de pântano, áreas de mata remanescente ou plantações com árvores isoladas. A presença dessa ave é bastante associada a palmeiras podendo viver em grupos bem barulhentos. Pode ser encontrado no Brasil todo com exceção da região amazônica. Pode ser encontrado ainda em países como Peru, Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai.

Canto Melodioso

Uma das primeiras aves a cantar pela manhã, o pássaro preto, tem um canto bastante melódico e cadenciado.

Pássaro Preto: Regras Para Compra

Esses pássaros podem ser encontrados em campos, regiões de mata e cerrados, motivo que os torna pertencentes à fauna do Brasil e torna sua venda proibida. Somente é permitido comprar pássaro preto de criadores que sejam legalmente autorizados pelo IBAMA. Não é permitido capturar esses pássaros. Verifique a procedência da autorização de venda antes de comprar o pássaro.

Criando Pássaro Preto

Os pássaros pretos aparecem na lista de preferências de muitos criadores pelo fato de serem adestrados com certa facilidade podendo até mesmo reconhecer os membros da família que os está criando. No entanto, é essencial que o treinamento aconteça aos poucos para não assustá-lo e deixa-lo traumatizado comprometendo dessa forma a sua saúde.

Criando Pássaro Preto

Criando Pássaro Preto

Quando a abordagem de treinamento não é feita corretamente pode tornar essa ave medrosa e arredia. Conforme o tempo de convivência for aumentando é possível que esse pássaro aproxime a sua cabeça das barrinhas da gaiola para receber um carinho da pessoa que o está treinando.

Gaiola ou Viveiro

O viveiro ou gaiola em que o pássaro preto será criado deverá contar com elementos que possam distraí-lo especialmente se o criador observar que o animal está arrancando as próprias penas.

Quando o pássaro começa a fazer isso é necessário adicionar fiapos de estopa passados na salmoura (para esterilizar) na gaiola ou viveiro para que ele puxe esses fiapos ao invés das suas penas. Geralmente ele faz isso quando não tem um par para procriar ou quando a alimentação não está adequada.

Pássaro Preto na Gaiola

Pássaro Preto na Gaiola

O local em que o pássaro será mantido deve ser espaçoso para que ele possa se movimentar. No começo da adaptação pode ser interessante deixa-lo próximo de um cômodo um pouco mais agitado algumas horas do dia, mas não se esqueça de que essa ave precisa de tranquilidade para que possa descansar. Na natureza essa ave costuma ir dormir no começo da tarde então tente preservar esse hábito para que ela se desenvolva com saúde.

Dicas Práticas Para Criar Pássaro Preto

Esses pássaros não devem ser mantidos em locais que tenham correntes de ar ou com grande circulação de pessoas. O ideal é dar preferência para locais com viveiros que tenham árvores e galhos. Para que esses pássaros possam fazer seus ninhos é necessário fornecer para eles capim, folhas de palmeira e estopas.

É válido ainda pendurar ninhos do tipo caixa que tenham uma abertura única. Tenha o cuidado de limpar os recipientes de comida e água com frequência para que os pássaros fiquem saudáveis. É importante ter um recipiente de água destinado ao banho desses animais.

Alimentação do Pássaro Preto

Para criar pássaro preto é necessário comprar uma ração balanceada especialmente para a espécie, há várias opções de marcas e formulações. Tenha o cuidado de armazenar a ração num local ventilado e limpo. Diariamente a alimentação do pássaro deverá ser na proporção de 1 xícara de chá de alpiste para cada 1 kg de ração e frutas.

A cada três dias você deve incrementar a alimentação desse pássaro com legumes (como jiló, chuchu e tomate) e verduras (como almeirão e chicória). Na natureza pode se alimentar de insetos e invertebrados. O seu alimento preferido é coco maduro da palmeira buriti. Uma curiosidade é que essas aves podem ser vistas cavando em plantações recentes de milho para comer as sementes.

Alimentação do Pássaro Preto

Alimentação do Pássaro Preto

Reprodução do Pássaro Preto

O pássaro preto torna-se apto para reprodução quando atinge cerca de um ano e meio. Na natureza os pássaros dessa espécie procuram um local adequado para fazer o seu ninho que podem ser troncos de palmeiras, buracos em árvores, a parte interna de penachos de coqueiros, copas densas de pinheiros ou até mesmo ninhos de outras aves como joão-de-barro e pica-pau.

No cativeiro não é exatamente simples conseguir a formação de casais de pássaros pretos, para facilitar é importante que os pássaros sejam criados em viveiros arborizados que tenham pelo menos 1 metro de largura com 2 metros de altura e profundidade de 3 metros. Podem ser utilizados ninhos de madeira com 15 centímetros de comprimento, 15 centímetros de largura e profundidade de 15 centímetros. O espaço é crucial para que essa ave possa se deslocar.

Filhote de Pássaro Preto

Filhote de Pássaro Preto

No período de acasalamento essas aves se tornam bastante territorialistas sendo que cada ninhada dá entre 3 e 4 ovos sendo que eles podem se reproduzir duas ou três vezes por ano. O período de choco dos ovos é de 18 dias, machos e fêmeas cuidam dos filhotes. São pássaros que costumam se ajudar nessa fase de criação dos filhotes.

Gostou de conhecer mais sobre o pássaro preto? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *